16/05/2016 às 11h48min - Atualizada em 16/05/2016 às 11h48min

Confira cobertura do Tour da Tocha Olímpica em Leopoldina

João Gabriel B. Meneghite
O leopoldinense Othon Valentim Filho já disputou os Jogos Olímpicos e também foi um dos condutores.
O município de Leopoldina recebeu na manhã de segunda-feira (16/05), o tour da Tocha Olímpica, que percorreu ruas centrais da cidade. Após passar por Juiz de Fora, no domingo, 15 de maio, os municípios de Bicas, Leopoldina e Muriaé foram os últimos a receberem o revezamento em território mineiro. Em seguida, a caravana partiu para o norte do estado do Rio de Janeiro e para o Espírito Santo, percorrendo o litoral brasileiro.
 
Em Leopoldina, o evento teve início na parte da manhã, com saída em frente ao Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, na Avenida Getúlio Vargas, cumprindo um percurso de 3,3 quilômetros. Dezesseis pessoas conduziram a Tocha Olímpica, entre eles o leopoldinense que disputou os Jogos Olímpicos em 1964, no Japão, o ex-jogador do Botafogo, e da Seleção Brasileira, Othon Valentim Filho.
 
Durante o percurso, diversas apresentações culturais foram realizadas, como Folia de Reis, fanfarras de escolas municipais e estaduais, apresentação do Conservatório Estadual de Música Lya Salgado, entre outros.

Homens da Força Nacional de Segurança fizeram um cordão de isolamento durante revezamento da Tocha Olímpica, que foi conduzida por doze pessoas de Leopoldina, entre eles os atletas Carlos Augusto dos Santos Nunes (Kung Fu), Marcelo Portela (Mountain Bike), Vitor Guilherme (Jiu Jitsu) e o atleta da seleção brasileira de ciclismo Kácio Fonseca. Desportistas e professores de educação física também participaram, como Julio Cesar Nogueira Gesualdo (Pulê), Hudson Rodrigues de Jesus e Dimas Diego de Souza. Também conduziram a tocha olímpica o empresário Júlio Antônio Carraro Mendonça, a aluna da APAE Cássia de Souza, a funcionária dos Correios Maria Helena Machado Silva (Lena), a servidora da prefeitura municipal de Leopoldina Karla Oliveira, entre outras pessoas selecionadas na região, como Rodrigo Pereira Soares, de Ubá, Leila Charpentier, funcionária da Embratel do Rio de Janeiro, Bárbara Reis e Katrine Keyte dos Santos, também cariocas. 



As alunas da Escola Municipal Ribeiro Junqueira Camila Feruti, Lara Markezini e o aluno do Cefet Gustavo Nunes acenderam a primeira tocha olímpica - que foi conduzida pelo atleta de Kung Fu Carlos Nunes.
 
O revezamento da tocha olímpica em Leopoldina passou pelas seguintes vias públicas: Avenida Getúlio Vargas até a Praça Francisco Pinheiro de Lacerda (rodo do V8), seguindo em direção ao centro, pela rua José Peres até chegar à Praça João XXIII, local onde houve uma solenidade de 15 minutos.


A simpática funcionária dos Correios de Leopoldina Maria Helena Machado Silva (Lena), junto com autoridades e o atleta da Seleção Brasileira de Ciclismo Kácio Fonseca.

Dando prosseguimento ao revezamento, a tocha passou ainda pelas ruas Presidente Carlos Luz, Praça do Urubú, Rua Sete de Setembro, Rua Lucas Augusto, Rua Barão de Cotegipe, Rua Dr. Custódio Junqueira, contornando o 'rodinho', seguindo para rua José Peres, em sentido à rodoviária e BR116, de onde o fogo olímpico seguiu para Muriaé.


A aluna da APAE Cássia de Souza foi muito aplaudida pela população

Alunos da rede pública e particular de ensino da região, bem como a população em geral, lotaram as ruas. A Polícia Militar ainda não tem um cálculo preciso, mas acredita num público acima de oito mil pessoas, incluindo a população de Leopoldina e de outras cidades e estados, que aproveitaram o momento para visitar a cidade. Francisca Emília de Oliveira Barbosa está radicada no Rio de Janeiro há anos. Ela acompanha as notícias da cidade acessando o jornal Leopoldinense pela internet, e aproveitou o momento de festividade para visitar a sua terra natal. "Sempre que posso, venho a Leopoldina. É muito emocionante e gratificante participar deste momento", comentou.


Fogo olímpico será conduzido para o litoral brasileiro.


 
CONFIRA GALERIA DE FOTOS ABAIXO


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »