15/12/2016 às 08h28min - Atualizada em 15/12/2016 às 08h28min

Extensionistas Mexicanos visitam as Fazendas do BASA na busca por pecuária leiteira evoluída

Kalon Moraes
O agropecuarista Evandro Guimarães recepcionando os técnicos mexicanos
Uma delegação do UNIFAP - Instituto Nacional de Investigação (pesquisa) Florestal, Agrícola e Pecuária do México, está visitando em parceria com a EMBRAPA Gado de Leite e ABCGIL, dois rebanhos expressivos da raça Gir Leiteiro no Brasil. 

       Após passarem uma semana em curso na EMBRAPA Gado de Leite, os mexicanos saíram em visita técnica às Fazendas do BASA e posteriormente a Fazenda Brasília, dois dos mais representativos criatórios no meio do Gir Leiteiro. Na busca por ferramentas de gestão e controle do processo produtivo, com novas tecnologias de reprodução e melhoramento genético, esse grupo de jovens extensionistas mexicanos, liderados pelo coordenador do UNIFAP Eduardo Cabrera, foram recebidos na manhã desta terça feira 13, nas Fazendas do BASA, na Zona da Mata Mineira, pelo agropecuarista Evandro do Carmo Guimarães e sua Equipe das Fazendas do BASA.

      Na ocasião os técnicos mexicanos com formação e especialização em agricultura, ganadeira, silvicultura para el desarrollo de las Zona tropicales de México, conheceram a evolução genética do rebanho do BASA. Para o veterinário Simeão Feres Neto, um dos responsáveis pelo rebanho produtivo do BASA, o que mais chamou a atenção da delegação, foi o controle produtivo oficial dos animais das Fazendas do BASA. “Na pecuária evoluída, o controle leiteiro tornou-se uma ferramenta zootécnica de grande importância, além de aferir a capacidade de leite de uma vaca, também serve para estimativas da produtividade e seleção do rebanho", destacou Simeão.

       Na opinião do agropecuarista Evandro Guimarães, para a seleção do Gir Leiteiro e de outras raças é essencial o controle produtivo. "Os avanços que o melhoramento genético trouxe para o Gir Leiteiro, se deve também a esse controle produtivo oficial. Além da pesagem do leite, permite a tomada de decisões que muito contribuem para o aumento da eficiência na propriedade, de certa forma, e a principal vantagem deste acompanhamento produtivo por animal é verificar sua persistência de lactação, permitindo com esse sistema, a seleção de animais bons e ruins, o que é muito importante para aumentar a eficiência de toda a atividade e principalmente, o melhoramento do rebanho", destacou o agropecuarista.

       Após visitarem as Fazendas do BASA, localizadas nos municípios mineiros de Cataguases e Leopoldina, e entender um pouco do processo de produção do Girolando Plus do BASA, a partir de doadoras Gir Leiteiro de alta lactação, os técnicos mexicanos conheceram também parte dessas doadoras, e puderam comprovar o resultado, através dos belos exemplares de Girolando Plus do BASA, recém-paridas. Outro setor do BASA, que despertou a atenção dos extensionistas estrangeiros, foi a produção de volumosos que garantem uma boa dieta para todos os animais das Fazendas do BASA.

       Faça você também uma visita às Fazendas do BASA e conheça os resultados da evolução da pecuária leiteira.  Ligue (32) 3441-6001, agende uma visita, temos o prazer em recebê-los, para falarmos sobre gado bom de leite.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »