04/09/2022 às 11h37min - Atualizada em 04/09/2022 às 11h37min

Estátua da Princesa Leopoldina será inaugurada nesta terça-feira, 6 de setembro

Local escolhido para sua instalação foi a praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda, na confluência de 4 das principais vias públicas no centro da cidade.

Luiz Otávio Meneghite
A Estátua em bronze sendo instalada e o molde original. Obra custou R$206.700,00 aos cofres municipais. (Fotos: PML e Facebook de Rosângela Travisan)
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz e o vice-prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel, assinam convite para a solenidade de inauguração do monumento em homenagem à Princesa Leopoldina. A inauguração está marcada para as 19:00 horas, desta terça-feira, 6 de setembro, na praça Francisco Pinheiro Corrêa de Lacerda na confluência de 4 das principais vias públicas no centro da cidade: avenida Getúlio Vargas, ruas José Peres, Doutor Custódio Junqueira e Gabriel Andrade Junqueira. A escultura é de autoria do escultor mineiro Leo Santana.

A cerimônia deverá contar com a presença do historiador Jean Menezes do Carmo como representante da Família Imperial, segundo Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, bisneto da Princesa Dona Leopoldina, em entrevista exclusiva ao Jornal Leopoldinense, via internet.
 
Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança


Dom Carlos atualmente reside na Áustria e também em Portugal, dedicando-se à pesquisas históricas e económicas relativas ao Brasil, tendo numerosos livros publicados.   Ele é Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, das Academias das Ciências e da História de Portugal, da Real Academia de História da Espanha, membro dos Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul e de outras instituições culturais no Brasil e no exterior.

Falando ao Jornal Leopoldinense, ele assim se manifestou: “Foi com a maior emoção e gratidão que tomei conhecimento que a linda e progressista cidade de Leopoldina vai erguer uma estátua no centro da cidade, em honra de minha bisavó.  Achei este gesto de uma grande  sensibilidade patriótica e uma veneração comovedora  por parte do povo e da ilustre, tão sábia e  dinâmica administração local. Tenho a certeza que a Princesa Dona Leopoldina vai retribuir, dando muita sorte ao desenvolvimento e ao prestígio da cidade, tornando-a sempre mais conhecida e admirada”, disse Dom Carlos.

E complementou: “Estarei presente pelo menos em espírito na cerimônia e apresento os meus agradecimentos ao Exmo. Senhor Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz por esta homenagem e naturalmente o meu abraço ao simpático povo de Leopoldina.  Sinto sinceramente e realmente estou muito triste em não poder  presenciar a cerimônia, na qual o historiador  Jean Menezes do Carmo vai- me dar  o grande prazer de me representar”, concluiu o bisneto da Princesa Leopoldina.

Princesa Leopoldina

Nascida no Rio de Janeiro em 13 de julho de 1847 e falecida em Viena, Áustria, em 7 de fevereiro de 1871, aos 24 anos incompletos, Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon ou simplesmente Princesa Leopoldina, era filha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina.

Princesa do Brasil desde o seu nascimento, Dona Leopoldina renunciou aos seus títulos ao casar-se com Luiz Augusto de Saxe-Coburgo-Gora, assumindo então os títulos de Princesa de Saxe-Coburgo-Gora e Duquesa de Saxe.

A princesa também foi a segunda na linha de sucessão ao trono do Império do Brasil, mesmo após o casamento de sua irmã mais velha, a Princesa Dona Isabel  devido às dificuldades desta em gerar herdeiros. Após sua morte prematura, seus dois filhos mais velhos foram reconhecidos como príncipes brasileiros e herdeiros presuntivos  da coroa até que dona Isabel tivesse seu primeiro filho. A partir daí, originou-se o chamado ramo de Saxe-Coburgo e Bragança, da Casa Imperial do Brasil, ao qual pertence seu bisneto Dom Carlos Tasso de Saxe Coburgo Bragança


Clique e relembre:

Cidade recebe quadro com fotografia oficial da Princesa Leopoldina

Prefeitura pagará adiantadas duas parcelas por estátua da Princesa Leopoldina

Monumento do Lions pode dar lugar à estátua da Princesa Leopoldina

Leopoldina, os monumentos abandonados e a megalomania

Eurocentrismo leopoldinense!

Rodrigo Pimentel pede o cancelamento de compra de flores e de estátua da Princesa Leopoldina

A nossa Princesa Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »