30/03/2023 às 22h13min - Atualizada em 30/03/2023 às 22h13min

Guardiões da Memória Leopoldinense

Luciano Baía Meneghite
Fotomontagem: Luciano Baía Meneghite
Acho que ninguém pode se auto intitular como “dono da MEMÓRIA LEOPOLDINENSE”. Embora eu seja o responsável pela publicação desta seção do jornal, muito antes de eu existir, outras pessoas, até com mais competência, já se preocupavam em registrar a história local.

Há alguns anos escrevemos a matéria “Senhores das imagens” em que contamos um pouco da vida de fotógrafos pioneiros em Leopoldina.  O jornal Leopoldinense também contou com a colaboração de grandes cronistas, jornalistas e pesquisadores, como os saudosos Joseph Gribel, Zé do Carmo, José Barroso Junqueira, Albino Montes. Hoje Zé Luiz, Nilza Cantoni, Paulo Lúcio, Edson Gomes, Dr. Nelsinho, professor Rodolfo, professor Waldemar, minha mãe Zezé e outros que escrevem esporadicamente, e claro, meu pai Luiz Otávio e meu irmão João Gabriel “Biel”, assessor de imprensa da Cúria Diocesana.


Foi através das pesquisas de Zé Luiz e Nilza Cantoni, publicadas no jornal Leopoldinense que Leopoldina tomou conhecimento de muitos aspectos escondidos de sua história. 
(Foto: João Gabriel Baía Meneghite)

Temos os outros veículos tradicionais de imprensa de Leopoldina, a começar pela veterana revista Hora H do SEHELUVAL, Vigilante, Progresso, Zona da Mata, Cerqueiras, as rádios Jornal AM, Luz FM e Cidade FM. O avanço e acessibilidade de novas tecnologias facilitam muito a realização de registros na atualidade, com isso, alguns de forma independente, seja amadora ou profissional seguem a escrever, pesquisar, gravar, filmar nossa Leopoldina.


Sebastião Heitor Luiz Valverde ou SEHELUVAL, durante exposição em 2017 que contou um pouco de sua tragetória na imprensa de Leopoldina, principalmente com a revista Hora H. 
(Foto: João Gabriel Baía Meneghite)

 
Lembramos da professora Natália Montes, da professora Filó Toledo, da professora Natania Nogueira do blog História do Ensino, A jornalista Márcia Vaz Barbosa, a jornalista Josiane Honorato, o secretário de Cultura Alexandre Carlos Moreira, Kalon Morais com as edições especiais da “Gazeta”, Elias Abraim do Almanck do Arrebol, Plínio Fajardo Alvim, o cinegrafista Jeferson Souza e Braz Henriques dos Canais Leste e Uai Minas, Jorge Roberto Barbosa e Wellington Carvalho "Mochileiros de Minas", os fotógrafos Rodrigo Rodrigues, Rodrigo Gesualdo, Rômulo Nascimento, Dayana Vale, Mário Simões Andrade, Iano Oliveira, Paulo Henrique da Céu Azul, Rodney Brandão, Marcus Vinicius "Papão", Carrara TV e até o “maluco” do Willian Bunitinho e sua WebTV Leopoldina News. Cada um com suas características registram nossa história.

Com pouquíssimos recursos, com a participação de leitores, continuamos a descobrir, restaurar e principalmente disponibilizar  na Memória Leopoldinense do jornal Leopoldinense impresso, online, na página no Facebook, no Instagram e em vídeos no You Tube milhares de imagens antigas, sempre acompanhadas de informações as mais corretas possíveis. Não poderia ser diferente, pois são imagens que fazem parte da memória coletiva de Leopoldina e não faria sentido simplesmente guardá-las ou limitar o acesso a estas.

A Memória Leopoldinense é de todo o povo de Leopoldina.


João Gabriel em gravação na histórica Fazenda Paraíso  (Foto: Luciano Baía Meneghite -09/04/2019)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »