30/03/2024 às 20h38min - Atualizada em 30/03/2024 às 20h38min

Prédio da Escola Parque

Luciano Baía Meneghite, - Com informações do Campus CEFET e arquivo do jornal Leopoldinens
Fotografia de João Gabriel Baía Meneghite - 2018
Prédio principal do antigo Parque Primário Complementar, a “Escola Parque” projetado em estilo modernista pelo arquiteto Luiz Erasmo de Moreira, assim como os outros três prédios originais. O parque foi inaugurado em 09 de abril de 1960 com área de 18.000m2. 

A escola fez parte do Plano Piloto da Campanha de Erradicação do Analfabetismo do governo JK, inspirada nos projeto de educação integral do educador Anísio Teixeira. Era Ministro da Educação o leopoldinense Clóvis Salgado Gama. 

Além das salas de aula, oficinas e área para prática de esportes, a instituição abrigou a Rádio Sirena, uma emissora com programas educativos de grande importância.

A partir de 1968 o projeto pioneiro foi sendo esvaziado pela ditadura militar e encerrado logo depois. De 1982 a 1987 serviu como sede da Prefeitura e Câmara Municipal.

Dr. Alberto Freire de Carvalho, juntamente com o então prefeito Osmar Lacerda França, articularam junto ao Ministério da Educação no governo Sarney, então comandado por Jorge Bomhausen para instalação no local do campus avançado do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica. Em 13 de março de 1987 foi autorizado sua instalação e a aula inaugural ocorreu em 23 de março de 1987.

Nos anos 90 um dos prédios foi demolido para ampliação das salas de aula, constituindo o prédio frontal com fachada de tijolos. Os demais prédios estão preservados.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »