05/04/2024 às 16h11min - Atualizada em 05/04/2024 às 16h11min

Juracy Barbosa

Foto: Álbum de família
Juracy Barbosa Furtado Nasceu no distrito de Piacatuba em 2 de janeiro de 1930.

Graduada no Curso Normal, foi nomeada para exercer o cargo de professora em 1950 no Grupo Escolar Botelho Reis, o popular “Grupo Novo”.  Passou por todos os cargos nesta escola, sendo diretora por muitos anos, se aposentando no cargo.     Dr. Juracy também criou e dirigiu o Grupo Escolar da Fábrica.

Foi casada com Antônio Furtado, apelidado de “Barão” por sua semelhança física com o Barão de Rio Branco. Mãe de duas filhas, Maria Clara (IM) e Maria Regina.

Na área social, Juracy Barbosa Furtado teve uma grande atuação, sendo uma das fundadoras do IDESC que durante o primeiro governo Zé Roberto foi uma tentativa de substituir a APIL - Associação das Pioneiras de Leopoldina.   Idealizou o evento “Leopoldinense Ausente” festa realizada no clube do Moinho em homenageava naturais do município que se destacaram de alguma forma na vida. Dona Juracy foi também diretora do Lions Club e assim como o falecido marido, foi Secretária Municipal de Turismo.  

Faleceu no dia 16 de março de 2021, aos 91 anos de idade.

Em conformidade com a Resolução nº 360, de 11 de outubro de 2023, de autoria do vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale, a Escola do Legislativo da Câmara de Leopoldina recebeu o nome da Professora Juracy Barbosa Furtado.

Fontes: Arquivo do Jornal Leopoldinense, coluna de Nelson Vieira Filho e Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »