26/07/2023 às 22h11min - Atualizada em 26/07/2023 às 22h11min

Dom Pedro: O Estadista!

Paulo Lúcio Carteirinho
*Foto montagem: autor desconhecido. Essa imagem circulou pelas redes sociais, WhatsApp, chegando até a mim, a qual guardei em meu acervo, sem saber até hoje a autoria.
O prefeito Pedro Augusto vem fazendo um governo muito bom. O sucesso do seu governo se dá devido ele ter deixado de lado as ideias liberais, as quais ajudaram na sua eleição. Ele chegou a defender o Estado Mínimo, como por exemplo, redução de secretarias, as quais chegou a fazer, mas voltou atrás, recriando-as, além de criar  vários novos cargos.

Pedro viu que essa de Estado Mínimo não funciona, não passa de uma teoria ideológica eleitoreira,  que quando aplicada gera crise social e econômica, como vimos nos trágicos governos   Temer e Bolsonaro. Por falar em  Bolsonaro, Pedro afastou-se não só das  ideias liberais, assim como da sua imagem, inclusive retirou das suas redes sociais uma foto que havia tirado com ele em 2018, para desespero da extrema-direita leopoldinense.

Desde que abandonou as ideias liberais e passou a ser um estadista,  implantando a política de Mais Estado, seu governo passou a ganhar destaque, sendo bem avaliado. Graças a essa política de Mais Estado é que Pedro vem fazendo muita coisa. Vou citar alguns exemplos, de coisas já prontas e outras em andamento:

Construção:  creche (antigo orfanato),  escola (Centro Social Urbano),  Novo Centro Municipal de Educação Infantil (Bandeirantes), Centro Administrativo, Delegacia da Mulher,  Restaurante Popular (emenda do deputado federal Patruz Ananias); Novo Pórtico, pontes nos distrito, Estátua da Princesa Leopoldina.

Reforma:  entrada dos “guardas” (Avenida Jehu Faria);  Poliesportivo (Avenida), quadras esportivas (Limoeiro),  praças (Limoeiro, Cohab Velha, Jardim Bela Vista, Imperador, Meia Laranja), campo (Quinta e Bela Vista); PSF (Nova Leopoldina), Rodoviária, escadaria e entorno da Catedral, rua do antigo camelô.

Nova sede:  Batalhão da PM, Bombeiro e SAMU, UAI.

Asfaltamento: estrada de Abaíba, bairro Imperador e diversas outras ruas de vários bairros e distritos;

Melhoria: estradas dos distritos, ruas da cidade, limpeza (essa é o ponto forte do seu governo), troca das lâmpadas, podas das árvores.

Realização: Festas,  eventos culturais e esportivos com muito mais recursos e qualidade (Carnaval, Motorock,  Aniversário da Cidade, Exposição, Festival de Piacatuba, Feira da Paz),  com destaque para a Feira de Artesanato  que virou o point da cidade aos sábados de manhã e tarde.

A última dele foi sem dúvida um grande ato de um estadista, que foi a do Passe Livre, transporte público de graça, uma reivindicação  a nível nacional, que deu início as manifestações de 2013.

Como podem ver, não tem mágica, Pedro apenas está colocando o Estado para funcionar. É bom destacar que muito do que ele está fazendo começou em governos anteriores, como por exemplo,  a  reforma da Rodoviária, que inclusive foi uma conquista da ex-vereador Kélvia através de emenda parlamentar; O Centro Social Urbano   começou com o ex-vereador Elvécio, conseguindo passar o terreno para a prefeitura. O mesmo vale para a creche no antigo orfanato, onde o terreno foi adquirido no governo do Zé Roberto, assim como compra do terreno onde será a nova sede administrativa. Destaco também a obra saneamento básico,  sendo uma obra do PAC, do governo Federal,  onde Leopoldina recebeu R$ 48 milhões. Outras coisas já existiam e ele apenas muduo de lugar, ampliou ou reformou. 

É bom destacar feitos de governos anteriores para mostrar a importância da boa política, que estruturou muito bem a cidade. Leopoldina é rica em serviços públicos, infelizmente, pouca gente valoriza isso, devido a síndrome de vira-lata, algo  comum em nós brasileiros, onde não valorizamos o que é nosso.

Graças a ex: prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmara, vereadores, além de lideranças e partidos locais, presidentes e governadores; Leopoldina se tornou uma cidade muito bem administrada, tendo muita coisa.  Como por
exemplo:  


Educação: Cefet, UEMG, Regional de Saúde,Regional de Educação, creches, escolas estaduais e municipais. Fora rede privada: Doctur, Unipac

Saúde:  Hemoninas, PSFs, SAMU, Regional de Saúde, sede do Cisum,  Corpo de  Bombeiro. Fora rede privada: Hospital, Unimed, clínicas particulares. 

Meio ambiente: Epamig, IEF, Horto, IMA, Cooperativas, estação de tratamento de esgoto (Vista Alegre)

Segurança: Polícia Federal, Cívil e Militar

Cultura: Museu Espaço dos Anjos, Conservatório Lia Salgado, Centro Cultural Mauro de Almeida, Casa de Leitura Lya Botelho

Conjuntos habitacionais: Nova Leopoldina, Cidade Alta, Thomé Nogueira, Condomínio Verônio, Caiçara, Serra Verde, Cohab Velha, Cohab Nova, Popular, agrovilas.

Centros administrativos: Fórum e Câmara Municipal.

Como podem ver, Pedro pegou uma cidade muito bem organizada e vai entregá-la, para o próximo prefeito, podendo ser inclusive ele reeleito e acredito que está praticamente certo disso, uma cidade melhor do que já era.

Apesar de reconhecer seu ótimo governo, não vejo Pedro como melhor prefeito dos últimos 30 anos, menos ainda melhor de todos os tempos ou melhor do Brasil como alguns puxa-sacos andam falando. Pedro é sim um ótimo prefeito, para mim um Estadista. Acho que por enquanto ele mereça apenas esse título: Dom Pedro: O Estadista.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »