06/06/2023 às 08h43min - Atualizada em 06/06/2023 às 08h43min

Pachá no MDB: o que muda no cenário político?

Paulo Lúcio Carteirinho
Marcos Pimentel "Pachá" (Foto: Álbum de família)
Recentemente, tivemos uma mudança importante no cenário político, que foi a ida  do ex-vereador Marcos Pimentel (Pachá), filho do ex-prefeito Wilson Pimentel e pai do atual  vereador e presidente da Câmara, Rodrigo Pimentel, para o MDB.  
 
A ida de Pachá para o MDB traz importantes reflexões. A começar pela tentativa do partido em recuperar espaço que foi perdido. O golpe contra a presidenta Dilma, o péssimo governo Temer, somado aos diversos casos de corrupção e o crescimento da extrema-direita fez com que o partido ficasse isolado. Tanto que na última eleição o partido não participou da política em Leopoldina.
 
Na verdade, o partido chegou até manifestar apoio ao Ricardo Paf Pax, porém não lançou sequer um único candidato  a vereador. Algo inédito na história de Leopoldina. Vale destacar que o MDB até então era o partido que mais fez vereador na história de Leopoldina desde a redemocratização, 15 no total. Continua sendo, porém, agora divide com o PSC essa marca.
 
A entrada de parte de uma importante  família - digo parte, pois família Pimentel é bem dividida, em  2016 por exemplo, Marcinho Pimentel foi vice do Zé Roberto e concorreu contra Rodrigo Pimentel que foi vice do Brenio Coli;  em 2020 Totonho Pimentel foi vice do Pedro Augusto, Rodrigo Pimentel apoiou Ricardo da Paf Pax e Gilmar Pimentel o Brenio Coli – no MDB é bom para o partido e ao mesmo tempo para este grupo.  
 
Essa ida para o MDB é estratégica, visa dar mais autonomia para o grupo. Atualmente, o Rodrigo Pimentel está no PV e não pode sair devido a lei da fidelidade partidária. Acontece que o PV está federado com o PT e o PCdoB, logo, todas as decisões terão que ser tomadas em conjunto e não está muito bem definido para onde esse grupo vai, se o PT vai querer lançar novamente Cláudia Conte candidata ou um outro nome do partido/grupo, se vão apoiar a oposição ou até mesmo o governo Pedro.
 
Por falar em apoiar o governo Pedro, Rodrigo Pimentel se aproximou muito do governo, tanto que se tornou presidente da Câmara com apoio do prefeito. Ao  se aproximar do governo, o grupo do Rodrigo Pimentel se afastou um pouco do grupo do Ricardo da Paf Pax, inclusive apoiou o sobrinho do Pedro, José Eduardo e não Júlio Delgado, que inclusive era do PV, talvez esse fato também seja um complicador para ele se manter no partido. 
 
A saída do PV talvez seja a melhor opção. Resta saber se vão conseguir tocar o MDB.  O primeiro passo foi dado.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »