05/04/2021 às 16h29min - Atualizada em 05/04/2021 às 16h29min

Leitor sugere retirada dos semáforos de Leopoldina para melhorar fluxo de veículos

Semáforos desligados acidentalmente na avenida Getúlio Vargas, fez o trânsito local fluir sem causar perigo a pedestres, embora falte pintura nas travessias.

Luiz Otávio Meneghite
Retenção de trânsito junto ao semáforo na Praça General Ozório (Foto João Gabriel B. Meneghite)
Um leitor do Jornal Leopoldinense, identificado pelas iniciais R.L. entra em contato com a redação para sugerir a desativação dos semáforos em Leopoldina, segundo ele, uma cidade cujo trânsito é pequeno e os semáforos causam retenções desnecessárias na região central.

O editor observou que há poucos dias, após um temporal, os semáforos instalados no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com ruas 27 de Abril e Farmacêutico Durval Bastos foram desativados acidentalmente, fato confirmado junto a um frentista de um posto de abastecimento. Com o desligamento, o trânsito no local passou a fluir sem causar danos a veículos e pedestres. O frentista fez uma observação: “basta pintar as travessias de pedestres existentes no cruzamento e colocar a sinalização vertical e horizontal anunciando a existência das travessias que não haverá problemas,”, ensinou.

A opinião de profissionais

Há algum tempo, alguns motoristas profissionais que utilizam diariamente o centro de Leopoldina abordaram o repórter para falar sobre a desnecessidade dos semáforos em Leopoldina que, segundo eles, é uma das causas de retenção no trânsito em alguns pontos da cidade. Eles citam os semáforos instalados nas interseções das praças General Ozório, João XXIII e Félix Martins e os instalados no cruzamento da avenida Getúlio Vargas, 27 de Abril e Farmacêutico Durval Bastos além dos instalados no encontro das vias Presidente Carlos Luz, João XXIII e Acácio Serpa como os causadores das retenções no fluxo de veículos tornando o trânsito caótico em Leopoldina. Um dos profissionais dá a idéia de que apenas a sinalização amarela piscando como alerta da existência da interseção, seria o suficiente. Outro motorista acredita que a diminuição na contagem regressiva do vermelho para o verde e o aumento no tempo do sinal verde também solucionaria o problema. Um terceiro motorista opina que a retenção proporciona atraso no cumprimento de horários de ônibus, uma vez que todas as linhas passam pelo centro de Leopoldina.

A sugestão do pedestre

Um pedestre que ouviu a proposta dos motoristas acrescenta que o sinal vermelho não é obedecido em nenhum dos pontos mencionados, principalmente por motociclistas, que quando a contagem regressiva para chegar ao sinal verde ainda está no número 3, por exemplo, o condutor da moto já vai longe. Para ele, a manutenção contínua das travessias de pedestres auxiliaria muito, uma vez que a cortesia no trânsito está crescendo a cada dia e aproveita para criticar a existência de faixas de travessias onde não são necessárias e a sua falta onde o movimento de pedestres é intenso como nas proximidades do Posto V8. Ali perto ele cita como exemplo a existência de um ponto de ônibus na avenida Getúlio Vargas, localizado no lado oposto de uma lotérica onde os acidentes não ocorrem diariamente por Graça de Deus. O local pede uma travessia de pedestres devidamente sinalizada.

A função do semáforo

Segundo a Wikipédia, o semáforo, mais conhecido popularmente como farol ou sinal luminoso é um instrumento utilizado com o objetivo de controlar o tráfego de veículos e pessoas nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e, por isso, de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção. O cálculo dos tempos no controle é gerado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança (todos os grupos focais permanecem indicando a cor vermelha), por exemplo.

(*) Fontes> Arquivo do Jornal Leopoldinense e  Wikipédia

Outras matérias relacionadas publicadas no Leopoldinense


Semáforos instalados em cruzamentos do centro recebem manutenção

69% dos leitores são contra os estacionamentos próximos aos semáforos no centro da cidade

Rotatórias desnecessárias e falta de travessias de pedestres são criticadas pela população

Blitz Educativa no trânsito é realizada no centro de Leopoldina

Trânsito de Leopoldina será discutido na Câmara de Vereadores

Para leitores, taxistas de Leopoldina estão correndo muito e incomodam

Ciclistas têm que obedecer ao Código de Trânsito

79.7% dos leitores aprovam estacionamento rotativo nas ruas do centro

Estacionamento rotativo ‘Zona Azul’ em Leopoldina é aprovado com concessão de 10 anos

Estacionamento rotativo é uma exigência natural nas ruas do centro de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »