09/04/2021 às 09h30min - Atualizada em 09/04/2021 às 09h30min

Leopoldina renova participação no Programa Pró-Mananciais

Objetivo é promover a recuperação e a manutenção de nascentes e mananciais localizados em propriedades rurais entorno da área de captação do município

Por Marcia Vaz Barbosa, jornalista do COLMEIA
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz recebeu o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia).
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz recebeu na terça-feira, dia 6 de abril, o técnico responsável pelo setor socioambiental da Copasa, Marco Luiz Teixeira, junto com o   Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia). A reunião teve como objetivo a renovação do convênio que destina três mil e duzentos litros de óleo diesel para o município. O combustível será utilizado por máquinas e caminhões da prefeitura na adequação das estradas rurais na área da abrangência do programa Pró-Mananciais.

Marco Luiz fez uma breve apresentação do Pró-Mananciais à equipe do governo Pedro Augusto. Iniciativa da Copasa presente em 224 municípios de Minas, o programa tem o objetivo de proteger e recuperar microbacias hidrográficas. Lançado em outubro de 2018 em Leopoldina, o programa abrange o entorno da bacia do Rio Pirapetinga, que é a área de captação de água do município.

O esforço para realizar ações para preservar os recursos hídricos de Leopoldina e região fica cada vez mais fortalecido por meio das ações do Programa Pró-Mananciais, implementado pela Copasa, nesse município. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus e da situação das estradas rurais, o Pró-Mananciais, por meio do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), formado por representantes do município de Leopoldina, entidade e membros da comunidade local, concluiu 7.247 metros de cercamento de nascentes em propriedades rurais e construiu 116 barraginhas , sem nenhum custo para os proprietários.

Além da parceria com a Prefeitura, o Pró-Mananciais desenvolve diversas ações com a participação da comunidade local, por intermédio de membros do Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente), que reúne representantes da Emater-MG, IEF, EPAMIG e profissionais da área, que atuam de forma voluntária.

O programa envolve construções de barraginhas, recuperação de estradas, proteção de nascentes, cursos d’água e matas ciliares, bem como o reflorestamento dessas áreas. O Pró-Mananciais também atua na educação ambiental, por meio das escolas e associações de moradores, no incentivo à agricultura orgânica, destinação correta de lixo, e a outras práticas preservacionistas visando mudanças de comportamento da comunidade com o meio ambiente em que vivem.

Clique e relembre algumas matérias publicadas no Leopoldinense


Prefeitura de Leopoldina autoriza COPASA a implantar o programa Pro-Mananciais

Programa Pró-Mananciais da Copasa conclui cercamento em 11 propriedades rurais

Programa Pró-Mananciais conclui construção de 120 barraginhas em Leopoldina

Copasa promove várias ações virtuais na Semana da Água

Barraginhas e lagos mantêm água o ano todo

Ações ambientais ajudam a minimizar danos causados pela chuva em Ubá

Ubá:Prefeitura e Sindicato Rural, em parceria, preservam barraginhas
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »