08/05/2024 às 07h31min - Atualizada em 08/05/2024 às 07h31min

Cataguases: Energisa participa da inauguração da Escola SESI em parceria com o projeto Recriar

Gerar oportunidades, por meio do conhecimento, está entre os compromissos da Energisa, que tem como um dos pilares essenciais do Grupo a Educação. Entre as iniciativas está a parceria com a nova Escola SESI em Cataguases com o Projeto Recriar, no qual a Energisa está apadrinhando 48 alunos.

Nesta terça-feira, 07 de maio, na inauguração da Escola SESI pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o presidente do Grupo Energisa Ricardo Botelho e o diretor-presidente da Energisa Minas Rio participaram da cerimônia, que contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Aurélio Marangon Sobrinho; e do prefeito de Cataguases, José Henriques.

Logo após a cerimônia, eles fizeram uma visita à Central de Serviços Energisa (CSE). Flávio Roscoe agradeceu ao presidente Ricardo Botelho pela parceria, participação ativa no conselho da FIEMG e disponibilidade em apoiar o desenvolvimento social e econômico da região.

E por falar em educação, outra iniciativa da Energisa é o programa Rio Pomba Valley, que visa transformar a Zona da Mata mineira em um hub tecnológico e criar um ecossistema de empreendedorismo e inovação. O projeto também é realizado em parceria com a FIEMG, Confederação Nacional da Indústria (CNI),  Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi). A primeira turma, lançada em 2022, já qualificou 35 jovens e está na segunda turma na formação de mais 40 alunos na área Tecnologia da Informação – Fullstack. Até 2030, está prevista a formação de mais 500 novos profissionais.

 O programa tem atuação em quatro pilares essenciais para o Grupo Energisa: Educação, a partir da formação de profissionais em carreiras de tecnologia (indústria 4.0) para desenvolvimento da criatividade e inovação; busca ativa de parcerias com órgãos públicos e privados para potencializar a iniciativa; criação de um ambiente de interações e cooperações entre empresas, universidades, startups, investidores e gerar impacto social; e criação de uma comunidade propícia de geração de ideias, desenvolvimento de produtos, soluções e de fomento ao empreendedorismo.

Outra parceria é com a Junior Achievement, organização não governamental que proporciona aos jovens o desenvolvimento de suas habilidades, possibilitando a busca de melhores oportunidades profissionais. Com o apoio da Energisa em Minas, o programa já beneficiou, em 13 anos, cerca de 3.200 alunos da região, com a participação de aproximadamente 280 colaboradores voluntários da empresa. Em 2023, foram formados 99 alunos de quatro escolas de Cataguases com o curso ‘Meu Primeiro Site’, desenvolvido para preparar os alunos para oportunidades do mundo TEC, mostrando que todos podem, com preparação, atuar nas diversas frentes da tecnologia e se conectar às oportunidades que o setor oferece.

E o Animaparque, inédito modelo de estúdio-escola de animação da América Latina, está abrigando o curso de graduação em ‘Tecnologia em Cinema e Animação’, uma parceria entre a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), o Instituto Fábrica do Futuro e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata – responsável pelo local, patrocinado pela Energisa.

 
 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »