02/12/2014 às 10h00min - Atualizada em 02/12/2014 às 10h00min

Atuação em polos será ampliada no Parlamento Jovem 2015

Em encontro preparatório para próxima edição do programa, foi anunciado que nenhum município trabalhará de modo isolado.

A plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2014 ocorreu no dia 4 de novembro - ( Foto Sarah Torres.)

Com o objetivo de fortalecer a regionalização, não haverá município que atue de forma isolada na edição de 2015 do Parlamento Jovem de Minas. Para isso, todas as cidades irão integrar polos. Essa foi uma das novidades anunciadas no encontro preparatório para a próxima edição do programa, ocorrido nesta segunda-feira 1º/12, na Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, que se estende até esta terça (2), contou com a presença de cerca de 70 representantes de 42 câmaras municipais, que manifestaram interesse em participar do projeto.

A servidora da Escola do Legislativo Leandra Martins de Oliveira, que é uma das coordenadoras do Parlamento Jovem, ressaltou que a gestão desses polos será feita de acordo com as características dos municípios integrantes. “As cidades que ficam mais próximas conseguirão fazer mais reuniões e encontros entre os estudantes. Já aqueles mais distantes poderão fazer mais uso de ferramentas virtuais”, explicou.

Além dessa mudança, outra alteração na edição de 2015 diz respeito à definição dos alunos que irão participar da etapa estadual do Parlamento Jovem. Serão eleitos pelos colegas dois representantes para essa fase, que tenham participado da etapa regional. As vagas remanescentes serão divididas entre os polos, que devem fazer um sorteio para a escolha.

O uso da plataforma virtual de ensino da ELE também será potencializado pelo programa no próximo ano. De acordo com Leandra, essa plataforma também é utilizada para a formação dos alunos participantes, com a disponibilização de conteúdos que visam à formação política e ainda a fornecer subsídios sobre o assunto definido. Em 2015, os estudantes irão discutir o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”, escolhido por eles, também um diferencial do programa em 2015.

Leia a matéria na íntegra no Portal ALMG.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »