05/06/2016 às 11h57min - Atualizada em 05/06/2016 às 11h57min

Como você avalia a atuação da Copasa em Leopoldina?

Luiz Otávio Meneghite
Nos últimos dias, dois incidentes provocaram interrupção no abastecimento d’água em Leopoldina, ambos noticiados pelo jornal Leopoldinense. Para alguns cidadãos, é insuficiente o que está sendo noticiado na imprensa como informação por parte da concessionária ao explicar os motivos que levaram ao desabastecimento nas duas ocasiões.

Não falta quem incentive os consumidores sobre a possibilidade de receber indenização por danos morais pela interrupção no fornecimento de água, sob o argumento de que a interrupção desse serviço por certo período implica muitos transtornos, uma vez que a água é vital para todas as necessidades básicas do ser humano.

Não falta quem provoque os consumidores a procurarem seus direitos, uma vez que a empresa não pensa duas vezes em cortar o abastecimento quando há atraso no pagamento. A maioria dos consumidores reage com revolta quando é mal atendido em tudo aquilo que julga ser de seu direito.

Um advogado ouvido pelo jornal Leopoldinense disse que: “a responsabilidade da concessionária na solução dos problemas técnicos deve ser eficiente, ágil e eficaz na prestação de um serviço público contínuo e adequado, não sendo viável a manutenção da vida cotidiana da população sem o imprescindível serviço de fornecimento de água, sob pena de violação do princípio da dignidade da pessoa humana previsto no artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal”. Segundo o advogado, “para o sucesso de uma ação contra a Copasa é necessário que se demonstre o dano alegado, a falta de água, e o nexo causal em função do serviço irregular, dispensada a comprovação de culpa ou ilicitude”. Para ele, “é compreensível a reação dos consumidores que se sentem prejudicados pela ineficiência do prestador de serviços concedidos pelo poder público, seja no abastecimento d’água, de luz, de telefone, de internet, de transporte coletivo”, relaciona.

Na opinião do advogado ouvido pelo jornal, “à  Copasa cabe dar respostas mais ágeis e permanentes mantendo os consumidores informados todo o tempo que estiver durando a interrupção do abastecimento d’água caso contrário, ações na Justiça poderão surgir e causar grandes incômodos para a empresa”, opina.

A enquete colocada à disposição dos leitores do jornal Leopoldinense pergunta: Como você avalia a atuação da Copasa em Leopoldina? Clique aqui para votar

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