02/08/2015 às 23h14min - Atualizada em 02/08/2015 às 23h14min

Governo Popular, Democrático e Participativo

Mandato popular, democrático e participativo!

Paulo Lucio – Carteirinho

Desde que assumiu o governo de Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel vem colocando em prática o mandato popular, democrático e participativo.

Depois de décadas de choque de gestão, neoliberalismo, Estado Mínimo ... o povo mineiro em fim vem conhecendo e tendo acesso ao Estado. Com direito a participar do seu funcionamento.

Pegando emprestado a frase do ex-presidente Lula, “nunca antes na história” de Minas Gerais a população participou da construção de um governo.

O governador Fernando Pimentel dividiu o Estado em 17 partes, criando fóruns regionais. Sendo eles: Noroeste, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo, Norte e Triângulo Sul.

A nossa região pertence ao Fórum Regional da Mata, composta por 95 cidades. Tendo como cidade polo Juiz de Fora. Descentralizando esse processo, foram criados microterritórios.

A cidade de Leopoldina é a cidade polo do microterritório da nossa região, sendo formado por dez cidades: Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Recreio, Santana de Cataguases.

Os fóruns regionais visam aproximar a população do governo. Das tomadas de decisões. Através de fóruns, encontros, reuniões, debates, assembléias, grupos de trabalhos... a população irá manifestar, sugerir e apresentar demandas e reivindicações.

Essa forma de fazer política coloca fim nos currais eleitorais. Quem irá definir onde serão aplicados os recursos será a população e não os políticos. Como diz a constituição: “o poder emana do povo”.

Os Fóruns Regionais já estão em funcionamento. O primeiro encontro do Fórum Regional da Mata aconteceu no dia 17 de Julho, em Juiz de Fora, contando com a participação do Governador Fernando Pimentel.

No dia 29 de Julho, em Leopoldina, aconteceu o primeiro encontro do microterritório. Além da presença de representantes das dez cidades, estiveram presentes também representantes do microterritório de Além Paraíba, que abrange as cidades: Volta Grande, Pirapetinga, Estrela Dalva, Santo Antônio do Aventureiro.

Foram debatidos os cincos eixos do Plano Mineiro de Desenvolvimento. Sendo eles 1) Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; 2) Infraestrutura e logística; 3) Saúde e proteção social; 4) Segurança pública; 5) Educação.

Os participantes apresentaram propostas em todos os setores. Essas propostas serão apresentadas ao governador Fernando Pimentel e sua equipe no dia 05 de Agosto, quando irá acontecer o  segundo encontro do Fórum Regional da Mata, em Juiz de Fora.

 Esse é o jeito PT de governar. Governo popular, democrático e participativo. Ouvindo a população. Conversando com todos, inclusive com a oposição. Por falar em oposição, aproveito para citar a fala do prefeito de Leopoldina, Zé Roberto, no programa de rádio Haroldo em Notícias. Zé Roberto citou que pela primeira vez, na sua longa vida política, sendo que está no quarto mandato de prefeito, foi recebido pelo governador no Palácio da Liberdade.

Nunca antes na história o prefeito Zé Roberto foi recebido pelo governador no Palácio da Liberdade. Mas é bom lembrar que o governador Fernando Pimentel não favorecerá político A ou B. Como disse anteriormente, quem vai decidir onde serão aplicados os recursos será a população, através dos fóruns regionais.

Sugiro que o prefeito Zé Roberto  compareça nesses fóruns regionais, até mesmo para aprender a fazer um governo popular, democrático e participativo. Quem sabe não colocamos em prática essa nova forma de fazer política em Leopoldina.

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »