22/08/2015 às 18h26min - Atualizada em 22/08/2015 às 18h26min

Conjuntura política de Cataguses mês de Agosto!

Conjuntura política de Cataguses mês  de Agosto!

Paulo Lucio – Carteirinho

Estamos nos aproximando das eleições de 2016. O mês de Agosto é um dos mês mais movimentado na política. Tendo em vista que para concorrer a cargo eletivo o eleitor deve estar filiado ao partido há pelo menos um ano antes da data fixada para as próximas eleições, que são no começo de Outubro.

A dança da cadeira já começou. Muitos candidatos trocaram de partidos. Muitos partidos trocaram de donos.

É o caso do PRP (Partido Republicano Progressista), que até então pertencia ao grupo do vereador Serafim Spíndola, mas que acabou perdendo o partido para o Maguinho, que é um dos pré-candidatos a prefeito.

Para não correr o risco de ficar sem legenda, Serafim acabou migrando para o PDT (Partido Democrático Trabalhista). Partido que por anos está nas mãos do seu tio Marco Spínola. Apesar de não se pronunciar publicamente, nos bastidores políticos há rumores de que Serafim seja um dos possíveis pré-candidatos a prefeito. Ou até mesmo vice.

Os partidos PT, PMDB, PCdoB, PSDB mantiveram suas principais lideranças. O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) continua nas mãos do prefeito Cesinha, que insiste em dizer que concorrerá à reeleição. Caso Cesinha venha candidato quem será reeleito será o ex-prefeito Willian. Afinal, Cesinha não cumpriu nenhuma das promessas feita, principalmente a de rasgar o contrato da Copasa. Além de que seu governo está sendo um fracasso.

O PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) continua nas mãos do secretário de Esporte Ricardo Dias. Ninguém do partido ainda manifestou interesse em candidatura própria, tendo em vista que o partido continua fazendo parte do governo Cesinha. Mas nos bastidores o partido se movimenta. Muito se comenta de reuniões realizadas com grupos da oposição. Chegaram a circular boatos da possível vinda do ex-prefeito Willian para o partido.

Por falar no ex-prefeito Willian Lobo, dificilmente ele deixará PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Mesmo com a derrota do seu grupo no Governo do Estado o partido é muito forte. Com certeza irão querer retornar ao poder. A cada dia o ex-prefeito consegue mais apoios. A grande incerteza na chapa do Willian é quem será seu vice. Repetirá Zé Neto? Virá com chapa puro sangue? Afinal, os vereadores Michelangelo e Walmir Linhares são dois puxadores de votos. A aproximação com a ex-prefeita Maria Lucia e o vereador Titoneli acaba aumentando essa disputa.

Finalizo citando o PT (Partido dos Trabalhadores). Assim como o PMDB, o PT faz parte da base do governo Cesinha. Como citei anteriormente, Cesinha diz que será candidato. Isso acaba prejudicando uma possível candidatura do PT. Para isso, é preciso romper com o Governo. Membros do partido apostam na possibilidade de desistência da candidatura do prefeito Cesinha. Caso isso ocorra, o candidato do governo será alguém da base. Nesse caso, tudo indica que será alguém do PT. Primeiro pelo fato do partido ter ganhado o Governo do Estado. Vale lembrar que a coordenadoria política do governador Fernando Pimentel quer que o PT tenha pelo menos 300 candidatos em Minas Gerais. Visando ampliar a base do governo. O direção Estadual do partido vem pressionando os presidentes locais para definirem candidaturas. De posse dos nomes serão realizadas pesquisas de intenção de votos analisando o cenário político.

Dentro do partido três nomes se destacam: Pequeno. Majella e Evanildo. Caso confirme a candidatura própria, esses nomes passaram pelas prévia do partido. Os filiados irão decidir quem será o candidato. Esse é o jeito PT de fazer política.

Vale lembrar que até mesmo o Lula passou por isso. Na campanha de 89 disputou eleição interna com Eduardo Suplicy. Nas eleições seguintes não tiveram disputas internas, o que acabou favorecendo o partido. A indefinição e a constante troca de candidatos acabam prejudicando o partido. É o caso do PSDB, que nas últimas três eleições tiveram três candidatos diferentes (Alckmin, Serra e Aécio).

Voltando para a disputa interna do PT de Cataguases, o secretário de Assistência Social, Vanderlei Pequeno, tem grande vantagem. Tendo em vista que sua longa trajetória política no partido. Está no partido há mais de 30 anos. Já foi vereador e presidente do partido. Além do seu belo trabalho a frente da secretaria. Evanildo é o que tem menos chances e terá que correr atrás de apoio dentro e fora do partido.

O vereador Majella, apesar de pouco tempo de partido, consegue atrair muitos apoios. Eu mesmo, apesar de não fazer parte do partido, apoio a candidatura de Majella, que pra mim é o melhor nome. Vale destacar que Majella ganhou de Pequeno a eleição para vereador. Destaco também a questão da rejeição. Majella tem a menor taxa. Além de ter a maior taxa de projeção de votos. Majella está inserido no movimento religioso. Está em contato diretamente com os empresários, tendo em vista que dá palestras para empresas. Por falar em empresários, faz parte do SICOOB. O fato de ser professor acaba conseguindo apoio dos estudantes e jovens. Seu mandato está sendo um dos melhores nessa legislatura, estando em contato com o povo através do Projeto Fale com o Vereador. Além de atrair apoio de membros de outros partidos. O mês de Agosto está dessa forma.

Vamos aguardar o mês de Setembro.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »