30/01/2023 às 18h11min - Atualizada em 30/01/2023 às 18h11min

Prefeitura atende apelo e faz manutenção em quatro pontes sobre o Feijão Cru

Há anos o Jornal Leopoldinense vem publicando textos e imagens da situação dos pisos esburacados das pontes

Luiz Otávio Meneghite
Ponte sobre o Feijão Crú na rua Marechal Deodoro (Fotos: Luciano Baía Meneghite e Assessoria de Imprensa da PML)
Em várias oportunidades, ao longo dos anos, o Jornal Leopoldinense vem registrando a existência de buracos e trincas existentes nos pisos de acabamento de várias pontes de cimento sobre o córrego Feijão Cru em diversos pontos da cidade.

Clique e relembre: 
Quase todos os pisos de pontes de Leopoldina precisam de recapeamento

Já registramos que grande parte dos usuários, condutores de veículos e pedestres, já se acostumaram e tomam os devidos cuidados. Mas, existem muitos desatentos que são surpreendidos com os buracos e correm o risco de ter um pneu furado e o desvio brusco do veículo que pode se chocar com o que vem de outra direção, além da possibilidade de atropelamento, ou simplesmente ser surpreendido com um banho d’água.

O Jornal Leopoldinense por várias vezes registrou que são serviços simples, mas que devem ser feitos de forma definitiva com a retirada da camada de acabamento do piso antigo e a colocação de um novo que pode ser feito em cimento ou asfalto. Também já registramos que uma operação ‘tapa buracos’ tem pouca durabilidade.


Clique e relembre: Buracos em pontes da cidade representam perigo e podem causar prejuízos

A reportagem percorreu um trecho que passa por quatro pontes sobre o córrego Feijão Cru. A primeira, localizada na rua Joaquim Guedes Machado próximo ao ‘Ginásio’ tem piso de paralelepípedos e os problemas estão, aparentemente, apenas nos corrimões de cimento artesanal feitos ainda no século XX que estão quebrados e desnivelados sugerindo problemas na estrutura da ponto. Recentemente, o leitor Miguel Pires garantiu que os danos na estrutura da ponte podem ser maiores e também os riscos para os usuários.

Clique e relembre: 
Leitores pedem recapeamento de pisos de pontes de Leopoldina

A segunda ponte, também na Joaquim Guedes Machado, quase chegando na rua das Flores, estava com o piso de cimento esburacado; a terceira localizada na rua Marechal Deodoro da Fonseca, quase chegando na Praça da Bandeira, também apresenta buracos no piso de cimento e por último, a da Francisco Andrade Bastos, também conhecida como rua da Floresta foi reconstruída, ganhou o nome de ‘Wilson Pimentel’, mas seu piso aparenta não ter sido concluído, ficando áspero.

Com o recente asfaltamento de um trecho da avenida Getúlio Vargas, cujo movimento é intenso, a ponte próxima do Hotel Minas Tower cuja camada de piso de acabamento apresentava fissuras generalizadas, ganhou recapeamento de asfalto e o resultado foi positivo.

Clique e relembre: 
Recapeamento no piso da ponte da Getúlio Vargas deu mais segurança a usuários

Em todos os casos, o problema no piso das pontes era antigo e cabe à administração municipal dar solução.

Para justificar o slogan: ‘A consciência crítica da cidade’, criado pelo saudoso e laureado jornalista José Barroso Junqueira, o Jornal Leopoldinense volta ao tema acreditando que: ‘Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’.

Aqui abrimos espaço para elogiar a ação da Prefeitura de Leopoldina, que em poucas horas de trabalho resolveu o problema dos pisos. Falta agora observar os passeios e os corrimões de todas as pontes da cidade.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina, a ação vai oferecer mais conforto e segurança para motoristas e pedestres que trafegam diariamente pelas pontes das ruas Francisco Andrade Bastos, Juvenal Carneiro, Marechal Deodoro e Joaquim Guedes Machado. De acordo com a Secretaria de Obras, outros pontos que demandam manutenção serão atendidos dentro de um cronograma estabelecido pela pasta”.
 
Fontes> Arquivo do Jornal Leopoldinense e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »