07/04/2022 às 15h48min - Atualizada em 07/04/2022 às 15h48min

7 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SAÚDE – VIVAS AO NOSSO SUS

Entrei no site Brasil de Fato; li o texto de Thayná Schuquel sobre a data comemorativa deste dia; no início do texto ela afirma ser necessário refletir sobre a importância do Sistema Único de Saúde-SUS – considerado um dos melhores do mundo. Se você é brasileiro ou mora no Brasil, com certeza já deve ter utilizado os serviços, mesmo sem saber. Isso porque além das consultas, vacinas, e até transplantes de órgãos, o sistema público de saúde é utilizado diariamente na vida dos brasileiros, mesmo quando são usuários dos sistemas privados.

Ano passado escrevi a crônica Do SUDS AO SUS; desconhecia a imensa abrangência do Sistema nos mais diversos segmentos sócio econômicos; esclareci-me com a leitura; mas... como o SUS atua na vida dos brasileiros sem que eles saibam?        Venha!...      Vamos conhecê-los:
  
- POSTOS DE VACINAÇÃO E FARMÁCIAS – Programa Nacional de Imunização-PNI: acesso gratuito às principais vacinas; consulta de valores máximos de medicamentos nas farmácias.

- MERCADOS E RESTAURANTES – À Vigilância Sanitária cabe a fiscalização e qualidade dos alimentos nos estabelecimentos comerciais de alimentos.

- SISTEMA HÍDRICO – O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano-Vigiagua estabelece que ela precisa ser distribuída conforme padrão de potabilidade estabelecido pela legislação vigente.

- PORTOS E AEROPORTOS – À Vigilância Sanitária cabe adotar medidas preventivas e de controle de surtos, epidemias e agravos à saúde pública em portos e aeroportos, garantindo a segurança da população.

- VETERINÁRIO – Através da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle das Zoonoses-SUBVISA, são realizadas castração, controle de pragas, prevenção e controle de doenças de animais urbanos e rurais, dentre outras ações do tipo, inclusive fiscalização dos petshop.

- MEDITAÇÃO – A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, oferece 19 tratamentos baseados em conhecimentos tradicionais: homeopatia, medicina chinesa, antroposófica, musicoterapia, medicina ayurveda, reiki e ioga.

- BANCOS DE LEITE – Atualmente há no Brasil 221 bancos de leite humano e 186 postos de coleta, tornando-se a MAIOR rede de bancos de leite humano do MUNDO.

- TRANSIÇÃO DE GÊNERO – O SUS oferece cirurgias e procedimentos ambulatoriais para pacientes que desejam fazer a readequação de gênero.

- DIU DE COBRE – É disponibilizado o DIU de cobre, método contraceptivo dos mais eficazes.

- CIRURGIAS REPARADORAS PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA – Cirurgias plásticas reparadoras de sequelas e lesões decorrentes de atos de violência contra a mulher.

- TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS – 96% dos transplantes no Brasil são realizados via SUS.

Encerro este texto na certeza de que devemos defender e agradecer ao SUS por tudo que ele representa na saúde de todos nós, BRASILEIROS!!!
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »