20/09/2023 às 00h03min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h03min

SETEMBRO AMARELO – “Se precisar, peça ajuda” –

Dias 10 de setembro, no mundo, é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e, no Brasil, nos meses de setembro, ocorrem o Setembro Amarelo, movimento visando esclarecimento, apoio, atenção, divulgação, comunicação e outras atividades inerentes à prevenção do suicídio.

Desconheço existir no mundo quaisquer vertentes – religiosas ou não – que não tratem o suicídio como uma “ação” reprovável, sabendo que os preceitos religiosos judaicos “segregam” os suicidas, quando dos seus sepultamentos, “apartando-os” dos demais sepulcros destinados aos não-suicidas.

Os mais diversos motivos e ocorrências podem “minar” as resistências dos seres humanos, levando-os a tal desesperado ato, frontalmente contra quaisquer princípios que regem a Vida.

Lendo reportagem sobre o afastamento temporário das atividades para cuidar da saúde,  divulgado pelo cantor Wesley Safadão decorrente de sérias crises de ansiedade, deparo com alarmantes dados divulgados através do Anuário de Segurança Pública relativamente ao ano de 2022:

 – Ocorreram no Brasil 16.262 casos de suicídios  (Número dos maiores do mundo!!!)

-- Média de 4 suicídios/dia

-  2021/2022: elevação de 11,8% de casos registrados 

-  Homens: 75%

-  Motivos: ansiedade, depressão, estresse (dentre outros)

Estudos indicam que os homens, por sua natureza, são mais reticentes em “aceitar” e buscar ajuda para seus sintomas de ansiedade, depressão, estresse, equiparando-os à fragilidade, condição inadmissível pelo “macho”, daí iniciando a deterioração psíquica-fisiológica que poderá, num ponto futuro e extremo, redundar num trágico suicídio.
O suicida não é covarde nem herói. É, tão somente, um ser humano temporariamente  desestruturado necessitando encontrar o caminho correto para sua Vida.

No Setembro Amarelo as ações preventivas são divulgadas com mais intensidade no sentido de que aqueles e aquelas que se sentirem “acuados e sem saída” busquem AJUDA - familiares, amigos, casa, escola, trabalho, igrejas, centros espíritas, sinagogas, mesquitas, SUS, etc.

“SE PRECISAR, PEÇA AJUDA”... Ligue 188 - CVV – Centro de Valorização da Vida, pois de lá virão palavras de apoio moral e aconselhamento através de pessoas dedicadas a ouvir, amparar, aconselhar e abraçar os Irmãos em essência que estejam fragilizados e carentes de PALAVRAS AMIGAS COM FRATERNO AMOR, visando superar seus reveses e encontrar o caminho para sua REABILITAÇÃO e retorno à VIDA!!!
                                                                                             
 
  
  
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »