03/02/2024 às 16h44min - Atualizada em 03/02/2024 às 16h44min

Carnaval Solidário, Esquenta Pirineus, Pagando Bem Que Mal Que Tem? Pérolas disputadas

Luc Luciano

Luc Luciano

Desenhista, chargista, cronista, fotógrafo, escultor... na verdade um curioso

Luc Luciano
Uma boa ideia

Parabéns ao Clube do Moinho, Folião.Com e Unidos da Cana pela ação a favor do Asilo Santo Antônio, levando aos seus moradores alegria do carnaval e ajuda material.  Eles pedem a quem puder que ajude doando itens da cesta básica, fraldas geriátricas e materiais de limpeza, que poderão ser entregues no Clube do Moinho, no Hotel Minas Tower ou no Estúdio IPilates (Av. Getúlio Vargas, 180, salas 6 e 7).

OBS: Para evitar uma aglomeração maior, esse ano a festa estará aberta apenas para os familiares e/ou responsáveis dos idosos residentes da instituição

Pagando Bem Que Mal Que Tem?

O músico e produtor audiovisual cataguasense Eduardo Henriques adora nosso distrito de Piacatuba e aqui está ele posando com a camisa do bloco "Pagando Bem Que Mal Que Tem?" de Fachini e Norma. Domingo de carnaval ele se apresenta com o grupo Sambiz na praça Santa Cruz.



Esquenta Pirineus

Carnavalescos da Unidos dos Pirineus, Bloco da Bento e Bão Igual Bosta promovem no domingo, 11/02 na rua da Maçonaria, próximo ao bar e depósito do Magrelo o “Esquenta Pirineus” com batucada e DJ Lon.

Lembrando que o desfile acontece na terça-feira gorda. Concentração na Praça da Cohab Velha, a partir das 15h com saída às 18h com bateria e sopros, bonecos gigantes e muitas figuras engraçadas descendo o morro dos Pirineus. Haverá premiação das melhores fantasias infantis e melhor e pior adultas.

Pérolas disputadas


O grupo na quadra da escola junto com integrantes do Fajardo & Cia,  eu representado Pirineus, Bão Igual Bosta e Bloco da Bento
(Foto: Luciano Baía Meneghite)

Como já havia publicado na coluna anterior, o Grupo de Dança Pérola Negra abrilhanta qualquer evento. Na manhã deste sábado,03/02 fui até a Escola Judith Lintz Guedes Machado, sede do projeto, representando a S.R.C.Unidos dos Pirineus, Bão Igual Bosta e Bloco da Bento para conversa com os integrantes. Presentes também Carlos Roberto Santiago, mestre de bateria do Fajardo & Cia, o presidente Gabriel Fajardo e sua mãe Márcia. É sempre muito interessante a forma como Amaury, coordenador do projeto integra as crianças participantes na conversa com os visitantes. Além de uma pequena demonstração artística, ficou acertada a participação do grupo nos desfiles do Fajardo e no dos três blocos do Pirineus que descerão o morro juntos.

E em primeira mão, Amaury adiantou que em 2025 teremos o bloco do Pérola Negra.

Confira um pouco do esquenta para o carnaval do grupo:




O carnaval de hoje

Tem uma fala de Ariano Suassuna que é exatamente o que penso: “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom, mesmo, é ser um realista esperançoso.” Em relação ao carnaval, qualquer um que não seja alienado vê a degradação e desvirtuamentos que ele vem sofrendo. Por outro lado, os detratores ou saudosistas ingênuos não conseguem enxergar toda a criatividade, beleza, alegria e importância cultural e econômica que o carnaval ainda tem.  

Uma das melhores coisas acontecidas nos últimos anos foi o retorno e crescimento de autênticos blocos de rua em todo o país.  Em Leopoldina apareceram e cresceram rapidamente o Fajardo & Cia, Bão Igual Bosta, Cooper Beer, G.R.E.S. Corujão da Madrugada entre outros menores, mas também importantes. Alguns com certa razão, atribuem o fenômeno em grande parte às redes sociais. Junto, infelizmente veio o oportunismo de alguns ditos “artistas” que nas capitais montam megashow, geralmente com músicas chicletes de péssima qualidade, abadás a preço de ouro e chamam isso de bloco. Não é. É pega trouxa.

O nível dos sambas-enredo que havia caído muito na década de 90 deu uma melhorada. Pena que muito restritos pela falta de espaço na grande mídia que prefere lixo descartável.

Sendo uma festa de múltiplas influências culturais é natural que o carnaval vá se transformando ao longo do tempo. O ruim é quando essas mudanças são impostas por interesses sujos.

Relembrando ensaio na casa do Jorge Cego em 2023 com Liliane, Dilson, Djalma, Jhoninho e Jorge




Clique e confira na coluna anterior:

Atrasos, shows, Pérola Negra, Rei Momo, ensaios e programação de Tebas
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »