10/12/2014 às 08h36min - Atualizada em 10/12/2014 às 08h36min

Altruísmo e bem-estar

Jose de Paiva Netto

Altruísmo e bem-estar

Paiva Netto

 

Quem já não sentiu uma sensação de bem-estar ao ajudar o semelhante, seja por meio de uma palavra de incentivo ou da ação incisiva de amparo e socorro? Pois bem, esse sentimento prazeroso foi objeto de estudo liderado pelo neurocientista brasileiro Jorge Moll Neto, MD e Ph.D., pesquisador do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Ele também é coordenador do Centro de Neurociência da Unidade de Neurociência Cognitiva da Rede Labs D’Or (Rio de Janeiro/RJ). O trabalho foi publicado na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America).

 

site da Academia Brasileira de Ciências traz esta conclusão do dr. Moll Neto: “Hoje sabemos que as boas ações estão relacionadas a um bem-estar mais prolongado do que as conquistas particulares, que têm um efeito momentâneo. Nós acreditamos que essa descoberta pode ter uma aplicação muito grande em termos de qualidade de vida e altruísmo”.

 

O mundo precisa de compaixão

Pesquisas dessa importância trazem significativa lição, não somente por sabermos do sentimento benéfico que nos alcança, mas pelo que isso pode representar de efetivo e concreto na melhoria da sociedade. No meu ensaio literário O Capital de Deus (Editora Elevação), assevero: O que alguns até agora não compreendem é que Caridade é sinônimo de Amor, e, por isso, a menosprezam, como se pudessem viver sem ela. E quem pode viver sem Amor? A pessoa que disser que não quer ser amada é mentirosa ou se encontra enferma, o que para mim é o mesmo. Quem mente não tem saúde boa. Porém, no Novo Mandamento de Jesus, “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho, segundo João, 13: 34 e 35), o ser humano ama ao ser humano com o Amor que o Pai Celestial moldou como realidade divina, para que cada um de nós o siga. 

 

Esse sentimento elevado constitui expressão sublimada de solidariedade, fraternidade, compaixão. (...) E tudo isso significa instinto de sobrevivência, pois se trata do respeito que todo cidadão deve ter para com os demais. 

 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

[email protected]www.boavontade.com

 

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »