11/07/2021 às 20h45min - Atualizada em 11/07/2021 às 20h45min

Um velho e errado hábito que prejudica árvores e enfeia Leopoldina

Luciano Baía Meneghite
Colocar o lixo no local certo e próximo da hora de coleta do caminhão evitaria estas cenas.(Fotos; Luciano Baía Meneghite - Julho 2021)
Leopoldina é um município que tinha tudo para ser mais agradável de se viver, não fosse, entre outras coisas, a má ação de parcela da população. Segundo o ditado popular “O Diabo mora nos detalhes. ” E realmente, há uma lista de maus hábitos que ajudam a manchar a imagem da cidade.

Um destes hábitos é a forma que o lixo de residências e pontos comerciais é descartado. Nem estamos falando aqui das toneladas de lixo despejadas em terrenos baldios diariamente, mas daqueles que são deixados à beira da rua para coleta do caminhão da Prefeitura. Infelizmente, por comodismo e desleixo, muitos leopoldinenses não observam os horários da coleta e deixam até de um dia para o outro lixo nas calçadas. Muitas vezes estes sendo revirados por cães famintos ou mesmo pessoas. Outros com a justificativa de evitar ou dificultar essa ação, acabam por cometer outro erro. Penduram sacolas de lixo nas árvores urbanas, quase sempre em pregos batidos em seu tronco. Além do aspecto horrível para quem passa pelas calçadas, pregos ferem e facilitam a entrada de fungos e bactérias nas árvores.

A conscientização é o melhor caminho. Enquanto isso, uma sugestão dada há alguns anos pelo jornal Leopoldinense poderia enfim ser posta em prática.  A Prefeitura designar um funcionário para arrancar todos os pregos, parafusos, ganchos e coisas semelhantes das árvores de Leopoldina e impedir que novos sejam colocados.

Clique e relembre algumas matérias relacionadas:


A maior sujeira é a falta de educação

Placa proibindo jogar lixo é desrespeitada e lixeira junto à ponte da avenida é reativada

Lixo hospitalar é encontrado no centro da cidade

Leitora denuncia descarte irregular de lixo hospitalar em Leopoldina

Leitor denuncia formação de lixeira ao lado da Prefeitura

Com Renatinha não tem sujeira

Descarte de lixo eletrônico na zona rural de Leopoldina, preocupa produtor

Lixo e entulho continuam sendo descartados próximo à Unipac

O que você sugere como solução do descarte de restos de construções e móveis em Leopoldina?

Bota-fora no bairro Bandeirantes incomoda moradores

Lixo é despejado na estrada de São Lourenço

Urubus brigam em ‘banquete' nos latões de lixo da avenida Getulio Vargas
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »