29/01/2023 às 00h36min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h36min

Pé de Cachorro, Praça do Urubu, Moinho e Carnaval na Avenida

Luciano Baía Meneghite
Pé de Cachorro vem aí

Havia uma certa dúvida quanto à participação do bloco Pé de Cachorro no carnaval deste ano por conta do falecimento de Eny Gama Andrade, membro da família organizadora, ocorrido em dezembro.  Superando a tristeza, o bloco anunciou que vai sim marcar presença em 2023. 

No começo nem era bloco. A coisa surgiu espontaneamente nas batucadas na porta do antigo bar da saudosa Dona Ruth na rua Fernando Novaes de Oliveira no Pirineus. Com o falecimento da matriarca da família, suas netas tiveram a ideia de fazer uma camisa bem-humorada com alguns de seus bordões para usarem no carnaval de 2019 e me pediram um desenho. Entre os bordões sugeridos, “Facilita”, “Aranha”, outros que não lembro agora e claro, o que tinha mais apelo “Pé de Cachorro” que era como a as vezes “mal-humorada”, mas engraçada Dona Ruth se referia a muitos fregueses. A camisa foi feita. A batucada na segunda de carnaval também. Também demos cobertura de bloco e num é que a coisa pegou! No ano seguinte mais gente e esse ano tem tudo para também ser sucesso.

Então tá confirmado. Tarde de segunda de carnaval na Rua Fernando Novaes de Oliveira.

Relembre um pouco do Pé de Cachorro em 2020:




Praça do Urubu

Polêmica no carnaval da Praça do Urubu. Pra variar né...  Segundo um dos organizadores, a Prefeitura teria oferecido estrutura de som, segurança e banheiros químicos, mas segundo este, a contratação de shows estaria muito limitada e burocrática para ser realizada inviabilizando a realização do carnaval. Um dos comerciantes locais teria sugerido a contratação de Djs, o que foge totalmente às características do carnaval tradicional da praça, de sambas e marchinhas.

A verdade é que houve uma acomodação. O carnaval da Praça do Urubu poderia, mantendo as características tradicionais, ter evoluído para algo maior se houvesse interesse de todo o comércio e poder público. Já falamos em outros anos, mas não custa repetir. Poderiam ter sido desenvolvidos concursos de marchinhas, concursos de fantasias ou outro evento ligado ao carnaval no local. Uma decoração mais chamativa, variação de repertório das bandas. Não adianta ficar só no “Mamãe eu quero mamar...”

Clubes da cidade

Por enquanto, apenas o Clube do Moinho divulgou sua programação para o carnaval 2023 que contará com animação do bloco Folião.com que se originou do antigo Unidos da Cana. Confira a programação publicada pelo Leopoldinense.   

O que é palco e o que é show?

No programa Roda Viva de Arnaldo Espíndola na Rádio Jornal AM deste sábado,28/01, foi dito que a possibilidade de a Prefeitura realizar o carnaval no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis foi descartada e que o palco deve ser na parte asfaltada da Avenida Getúlio Vargas. O local parece adequado. Uma pena que e o tal “Sambódromo” vire apenas palco para shows de bandas, já que a maioria das agremiações da cidade não vai desfilar. Unidos dos Pirineus, Imperatriz Leopoldinense, Cutubas, Unidos do Cabuçu, Balança Mas Não Cai, Concentra Mas Não Sai, Unidos dos Teimosos estão fora este ano. Sobra o Fajardo & Cia que é um grande bloco. Os demais caricatos têm suas características e itinerários próprios como Cooper Beer e Bão Igual Bosta, outros são fixos e não desfilam como o Descamisados e o Pé de Cachorro e não faz sentido cobrar que tenham que ir até a avenida para justificar algum tipo de suporte recebido.

Relembre o Concentra Mais Não Sai em 2012:




Clique e confira as colunas anteriores:

Coluna 25/01/2023

Coluna 20/01/2023

Coluna 14/01/2023

Coluna 07/01/2023

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »