11/07/2023 às 08h00min - Atualizada em 11/07/2023 às 08h00min

Uma ideia para tirar do abandono a maior área esportiva de Leopoldina

Luciano Baía Meneghite
Foto: Luciano Baía Meneghite - 06/07/2023
Como já noticiado pelo Leopoldinense, recentemente a Prefeitura de Leopoldina conseguiu a transferência para o Município de áreas do Estado antes abandonadas como o Curumim e o Centro Social Urbano para dar-lhes novas destinações.

Mas a maior área esportiva de Leopoldina, pertencente à Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho “Polivalente” permanece abandonada. Como mostramos em outras matérias, em 2009, durante o governo Anastasia foi construído um novo muro separando o prédio principal da grande área verde que circunda a escola, incluindo o  campo de futebol e pista de atletismo.  Parte do local seria destinada a construção da nova sede do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, o que acabou não acontecendo.  O resultado é que além da agressão estética e arquitetônica, o local entre o antigo muro e o novo, ficou isolado e completamente abandonado. O que já foi uma bonita área verde, com pomar, horta e uma bela vista da cidade hoje se transformou num matagal e ponto de uso e venda de drogas. Também o muro que substituiu o antigo alambrado na parte frontal não trouxe maior segurança à escola, haja vista que após sua construção, esta sofreu inúmeros arrombamentos e furtos. Antes, qualquer movimento estranho era visto do lado de fora.


A área do Polivalente é a maior entre as escolas de Leopoldina (Imagem Google Earth)

Hoje são mais de 17mil metros quadrados inutilizados, que oficialmente ainda pertencem ao Polivalente, em cujo prédio também funciona a UEMG, e que poderiam estar servindo tanto às escolas, quanto aos moradores do bairro Pirineus e de toda Leopoldina.

A diretora do Polivalente, Benedita do Rosário, a “Zazáia” pretende como início de recuperação da área, transformar a entrada do campo de futebol em uma pracinha.

“Com apenas nove funcionários, acho que fazemos milagre e não temos condições de manter toda a área. A Prefeitura até deu uma limpeza, roçando o mato, mas precisamos de mais ajuda. ” Afirmou ela ao Leopoldinense.


A diretora Zazaia mostra o local em que pode ser uma pequena praça 
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 30/06/2023)

A ideia seria a instalação de alguns bancos, iluminação que pode ser da própria escola e um pequeno jardim. Nada suntuoso.

Seria interessante que mesmo não sendo transferida oficialmente para o Munícipio, esta área do Polivalente recebesse maior atenção tanto do poder público, quanto da comunidade. De imediato, recuperar a pista de atletismo, hoje tomada de montes de terra ali jogados e mato. Já daria outro aspecto. O plantio de algumas árvores, incluído frutíferas pode ser feito pelos alunos e moradores. Nada disso custaria muito. O gasto maior seria na recuperação do campo de futebol, o que pode ser feito aos poucos.
 
As escadarias e a antiga pista de atletismo tomadas de montes de terra e mato. Até um angico cresceu ali. 
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 06/07/2023)

O campo antes da construção do muro que o separou da escola 
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 20/09/2008)

Clique e relembre:


28/05/2021 - Voluntários realizam limpeza no campo do Polivalente

05/06/2021 - Limpeza em campo de futebol abandonado já vem dando resultados positivos

06/07/2018 - Polivalente inaugura quadra poliesportiva coberta



 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »