16/11/2014 às 14h36min - Atualizada em 16/11/2014 às 14h36min

Eleição da Mesa Diretora do Viveiro Kataua

Eleição no viveiro Kataua! 

Por Pombo-Correio, 

Estamos nos aproximando da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Viveiro Kataua. 

Será definido o novo presidente da casa.  A oposição tem a maioria, mas tem problema com nomes. Como dizem: Quantidade não significa qualidade. 

Os vereadores de  oposição não conseguem montar uma chapa puro sangue, tendo em vista que  alguns vereadores são de imposição, se opondo a tudo. Inclusive a própria oposição.  

Dessa forma, teremos  chapas mistas, presididas pela situação com apoio da oposição. Ou melhor, vereadores que não são da situação nem oposição, são da posição. 

Duas chapas estão sendo articuladas.  A  do  Coruja e do Vira-folha. Além das candidaturas avulsas, sendo a  do Pavão e da Maritaca. 

A Maritaca gosta de fazer barulho e não iria perder a oportunidade de irritar a todos. Seu parceiro Pavão é outro que gosta de aparecer, adora mostrar seu rabo. Vão até fazer uma festa de parar o trânsito. 

Essas duas candidaturas avulsas  não sairão  do papel. Não passa de mais uma manobra da oposição para tumultuar o  processo eleitoral.  Pregam a Teoria do Casos, criando um problema  para desviar o foco, onde articulam  estratégias visando pegar  todos de surpresa. 

Deixando de lado as palhaçadas da oposição, focando nas coisas sérias, teremos duas chapas disputando. A primeira chapa a ser construída foi do  vereador Coruja,  que conta com apoio de seus pares da situação e  com apoio de dois vereadores da posição. Um deles é o vereador João-de-barro que será  seu vice. O outro é o Anu-branco. Ambos são do mesmo partido.  

A vitória do Coruja estava certa, já que tinha os votos necessário. Porém, 
 a oposição saiu  atirando para tudo que é lado, acertando um tiro certeiro, conseguindo criar um racha na situação e trazer para o lado deles o Vira-folha, criando uma nova chapa. 

A estratégia foi muito simples, seduziram o Vira-folha oferecendo a presidência. Tem um ditado que diz: "Quer conhecer uma pessoa, dê-lhe poder". Nesse caso, não foi preciso dá poder, bastou apenas seduzi-lo com o poder. Na  chapa da situação, o Vira-folha não seria  nada, já  na chapa da oposição, o Vira-folha será o presidente. 

O poder subiu a cabeça do Vira-folha que mudou de lado e montou chapa com a oposição. Terá como vice o Tucano, um dos maiores críticos ao governo. O Tucano  ofende publicamente o prefeito e sua equipe.  Com palavras  ofensivas, chama o prefeito e sua equipe de  incompetentes, ingerentes, covardes, mentirosos..... Além de liderar CPIs, denúncias, esquemas para tentar derrubar o prefeito. 

Vale lembrar que por vários vezes,  Vira-folha, que é do partido do prefeito,  bateu boca com o Tucano nas sessões . Discussões acaloradas, mas que pelo visto foram superadas, já que vale tudo para chegar no poder. 

Além do  Tucano, fazem parte da chapa do Vira-folha,  o Azulão,  o Bicudo, Arara-azul,  Gralha-azul, a Maritaca  e o Pavão. Os dois últimos não serão candidatos. Na verdade,  são eles os articuladores da chapa do Vira-folha. 

Visando impedir a traição do Vira-folha, falam em  intervenção por parte do partido, inclusive, com ameaça de cassação de mandato. Afinal, o Vira-folha está indo contra o partido, criando um racha na situação e ao mesmo tempo fortalecendo a oposição.  

A respeito da cassação do mandato, duvido muito. Afinal, caso cassem o Vira-follha quem assume a presidência é o seu vice, sendo o  Tucano. Nesse caso,  a oposição ganharia de mãos beijadas a Câmara.  Sem contar que o Vira-folha pode trocar de partido futuramente. 

A vitória do Vira-folha fortalecerá  a oposição.  Que ampliará sua base na Câmara, tendo em vista o retorno do ex-procurador Araponga, que será o 16° vereador. Araponga  é primo do Maritaca,  que contará também  com o apoio do Tio-tio, que faz oposição ao Prefeitão. 

As chapas estão criadas, porém, não vejo nada  definido. Estamos longe da eleição e até lá tem muita coisa para acontecer. Acredito que alguns vereadores da chapa do Vira-folha podem mudar de opinião. Afinal, tem vereadores que mesmo pertencendo ao grupo do ex-prefeito tem um bom diálogo com o atual, conseguindo muitas conquistas para o seu reduto eleitoral. Esses vereadores sabem que ao votar contra o governo perderão prestígio. Ainda mais agora, que o prefeito tem tudo para fazer um bom governo, tendo em vista o resultado das eleições para presidente, governador e deputados, onde o grupo do prefeito saiu vitorioso.  

Pela primeira vez da história teremos um alinhamento político. Todos os poderes pertencendo ao mesmo grupo político. O que facilita a vinda de recursos. Recursos que serão debatidos com os vereadores onde serão aplicados.  Qual vereador não iria querer uma creche no seu bairro? Um estádio? Obras? 

Enquanto isso, o ex-prefeito  perdeu prestígio politico, tendo vista a derrota do seu grupo politico.   Vale lembrar que em breve teremos eleições municipais, onde os vereadores irão disputar a reeleição.Vão ficar do lado de quem tem prestígio político ou de quem perdeu prestígio político? 

Esquecendo de lado as futuras eleições, focando na eleição da Mesa Diretora, entendo eu que o melhor para o legislativo é a vitória da chapa do  Coruja, tendo em vista sua  ligação com o Governo Estadual e Federal. Além de deputados estaduais e federais. Inclusive, os dois candidatos que o Coruja apoiou foram eleitos, sendo que um deles está cotado para assumir o Ministério da Educação. 

Por falar em educação, o Coruja atua  nessa área, tendo  apoio dos profissionais,  além dos estudantes.  Uma de suas propostas  é colocar para funcionar a Escola do Legislativo, que foi criada  há 4 anos e até hoje não saiu do papel. 

O Coruja conta também com apoio de populares, que inclusive vem se manifestando pelas redes sociais. Um fato inédito na história do viveiro Kataua. O  que mostra a evolução  da democracia, contando com mais participação popular, que acompanham de perto os acontecimentos políticos.  

O povo já escolheu o Coruja para presidente. Tem um ditado que diz: A voz do povo é a voz de Deus.  Por falar em Deus, o Coruja tem apoio dos religiosos, tendo em vista ser um cristão fervoroso. 

Como vimos, o melhor nome para a presidência é o Coruja.  Espero que os vereadores deixem de lado a questão partidária e pensem no melhor para a Casa e para a cidade. 

Vale destacar que se  a  Câmara for mal, todos os vereadores vão mal. Foi assim na legislatura passada, taxada como a pior Câmara dos últimos tempos. Discurso que volta a ser falado. Por isso escolher um bom presidente é fundamental.  Do contrário, teremos outra limpa. 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »