08/04/2016 às 10h18min - Atualizada em 08/04/2016 às 10h18min

Maioria dos leitores é favorável ao piso de concreto polido para a praça Félix Martins.

A segunda opção mais votada foi o piso de bloquetes intertravados e em terceiro lugar ficou piso de ladrilhos.

Luiz Otávio Meneghite
A opção concreto polido obteve 50,17% dos votos dos leitores
Devido ao alto custo de manutenção das pedras portuguesas, atual piso da praça Félix Martins, o prefeito José Roberto de Oliveira, resolveu pedir a opinião da população através de uma enquete promovida pelo jornal Leopoldinense sobre o melhor  e mais adequado tipo de pavimentação para as calçadas e alamedas do local.

Nós pesquisamos e encontramos fotografias que mostram o resultado de três opções em estudo pela Prefeitura e o leitor teve a oportunidade de opinar e ajudar a escolher o piso ideal para um dos principais cartões postais de Leopoldina, levando em consideração a beleza e a facilidade de manutenção.

 

► O bloquete intertravado foi a opção de 41,46% dos leitores. Os ladrilhos foram a escolha de 8,36% dos leitores

No infográfico abaixo, você vê o resultado da enquete que ficou disponível para votação de 4 a 8 de abril e obteve uma das maiores participações de leitores já registradas pelo Jornal Leopoldinense Online, tal o interesse que o tema despertou na população. Também foi grande o número de opiniões emitidas pelos leitores via  facebook e através de e-mails enviados à redação.




Opinião do leitor
 
Eduardinho Vale
Teria de se levar em conta a durabilidade do material. Talvez o concreto polido tenha uma vida útil maior. Acho que não adianta colocar os mais bonitinhos e daqui a um ano termos uma praça cheia de buracos...

Maria Andrade
Na minha opinião,  a prefeitura tem que além de cuidar muito bem das praças, cuidar de todo o resto também da mesma forma. Em todos os lugares que eu passo pela cidade as ruas estão cheias de buracos, inclusive a minha. Ou a gente passa ou os veículos, no caso da rua não ter calçada.
 
Maria das Dores da Silva
Gostei muito da idéia de ouvir a população. Só quero ver se o prefeito vai acompanhar o resultado que der. Eu sou favorável aos bloquetes intertravados que são ideais para pisos de pedestres. Se fosse para passar carro em cima não durariam nada.
 
Andrea Gomes
Eu acho que deveriam colocar coisas não tão caras. Antigamente a cidade era perfeita e tudo que arruma daqui um tempo tem arrumar de novo, porque aqui na cidade tem muitos lugares para serem arrumados também, investe muito em um e esquece de outro.Vamos ver isso ai, obrigada .
 
Deja Andrade
Acho que tem muitas outras coisas na cidade precisando de prioridade. O piso da praça, na minha opinião, é menos importante que a saúde da população.
 
Fatima Daniel Avila
Parabéns Zé Roberto! Praça Félix Martins cartão postal da cidade. Povo não tá satisfeito com nada!
 
Antonio José da Silva
Se o escolhido for o bloquete intertravado que seja de melhor qualidade que os que foram colocados nas travessias da avenida Getulio Vargas, que estão esfarinhando desde que foram assentados lá. Os do Vila Fonte parece que são melhores.
 
Maria Barbosa
Fiquei encantada com o piso de concreto polido mostrado na foto da matéria. Vi uma praça igual aqui em BH. Deve ficar mais em conta para a prefeitura e não dará muito  trabalho de manutenção.
 
Angela Vieira
Ladrilhos, já que o outro, apesar de mais bonito pode agarrar saltos muito finos.
 
Arthur Luiz Fernandes Fernandes
Uma vez que o local será frequentado por pessoas de várias faixas etárias, inclusive idosos, acho eu que deveria ser liso. Para se evitar possíveis quedas dos frequentadores com idade avançada.
 
Joaquim Barbosa Vasconcelos
Pedras portuguesas brancas decoradas com pedras pretas. Aconselho consultar um paisagista.
 
Marly Nogueira
Concordo com o meu amigo Joaquim Barbosa Vasconcelos.
 
Severino Paes
Pedras portuguesas dão muito trabalho na manutenção e tem que ser assentadas por artífices especializados. Não pode ser qualquer um senão fica mal feito e formam verdadeiras crateras como tem na praça João XXIII. Parece que foi feito a machado.
 
Mauro Fajardo
Adoraria que continuasse a pedra portuguesa. Por quê não manter o piso tradicional?

Reginaldo Noblega
As pedras tradicionais que estavam na praça soltam do lugar com o tempo. Segue o exemplo da praça da Bandeira.

Paulo Roberto Silva
Menos pedra portuguesa. É uma mer....... Aqui em Juiz de Fora todos reclamam.

Amanda do Vale Barbosa
O importante é que o material escolhido seja de boa qualidade, para durar muitos anos sem precisar manutenção. Pedras portuguesas nem pensar.

Renan Zangirolami Nogueira
Concreto polido por ser mais funcional e moderno, de pedra já basta a calçada existente ao lado e as nossas ruas. Afinal possibilita a prática de diversos esportes. Fica uma pergunta: Preferem o bonito para burguês ver ou o funcional, onde jovens poderão ter mais um local de entretenimento, consequentemente melhoria indireta na saúde, bem estar e diminuição do ócio que as vezes é uma porta para outros caminhos?."
 
Angela A. Junqueira
Porto Alegre e diversas cidades gaúchas... Curitiba e diversas cidades paranaenses também têm este piso de pedras portuguesas... Lindíssimo !! Vi reportagem no FANTÁSTICO e Globo Repórter sobre este calçamento.Um funcionário de Lisboa, que passou para seu filho a arte deste belo calçamento. E um funcionário da prefeitura de Porto Alegre também passou para seu filho esta grande habilidade.
 
Rafael Valentim
Como arquiteto deixo aqui minha preocupação com a palavra "polido" após o concreto, pois se é polido ele fica liso e assim escorregadio. Outra preocupação caso esse tipo de piso seja utilizado, tem que ser muito bem feito, pois senão fica todo trincado, cheio de fissuras. Além disso é um piso totalmente impermeável, sujeito a empossar e assim criar lodo. Sugiro aos leitores que procurem uma calçada, em qualquer lugar, feita de concreto que não esteja com fissuras, lodo ou toda remendada. Sei que tem o potencial para a prática de alguns esportes mas acho que o lado negativo fala mais alto.

Raquel Ferreira
Ladrilho hidráulico seria uma opção interessante pela durabilidade e facilidade de execução já que não requer mão de obra especializada! Concordo com Rafael Valentim sobre concreto POLIDO, que por ter esse acabamento pode torná-lo escorregadio em dias chuvosos e deverá ser executado com mão-de-obra especializada. Outro ponto negativo do concreto que não aceita manutenção, se tiver que quebrá-lo vai ficar remendado!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »