O Cantinho Musical apresentará neste espaço sucessos da música instrumental de compositores brasileiros . Sendo o “ CHORO “ um gênero musical genuinamente nosso , é um tipo de melodia que caiu na preferência dos que apreciam a boa música . Dentre muitos bons compositores responsáveis pela criação de belos “ CHORINHOS “ , destacamos , para uma demonstração de suas belas obras , dois ícones desse gênero musical : “JACOB DO BANDOLIM e PIXINGUINHA “ . Manifestação maior de nossa música popular instrumental, o CHORO sustenta essa fama graças à presença de músicos extraordinários em suas sucessivas gerações de chorões. Assim é que enquanto ainda brilhava a estrela de Pixinguinha, surgia Jacob do Bandolim para se tornar o grande nome do choro na Segunda metade do século. Jacob Pick Bittencourt foi um músico e compositor brasileiro, um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira. Foi chamado de “Mestre do Bandolim”. Conhecido como Jacob do Bandolim, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de fevereiro de 1918. Filho do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da polonesa Raquel Pick, com 12 anos ganhou um violino, mas não se adaptou ao arco do instrumento. Depois, ganhou um bandolim e sozinho aprendeu a tocar. Ao se decidir pelo bandolim como instrumento , Jacob iniciou sua carreira no rádio em 17 de maio de 1934, no Programa dos Novos, na Rádio Guanabara. O programa contava com um juri composto por, dentre outros, Orestes Barbosa, Francisco Alves e Benedito Lacerda. Jacob, que havia entrado no concurso sem pretensões profissionais, saiu vencedor, disputando com outros 28 concorrentes e recebendo nota máxima do júri. Além de instrumentista e compositor, tornou-se um pesquisador da música brasileira e especialmente do choro. Deixou milhares de peças, entre discos, partituras, fotos e matérias jornalísticas, que foram incorporadas ao acervo do Museu da Imagem e do Som.
1 - Para começar o repertório de JACOB DO BANDOLIM , selecionamos “ Vibrações “ que pode ser considerado um dos mais belos choros por reportar ao sentido da sua vida, que foi criar música entre o passado e o futuro . O fato é que, preocupado em preservar o que nós poderíamos chamar, como ele chamaria, de “tradição”, Jacob na verdade promoveu uma ação em vistas de um futuro, da possibilidade de que a linguagem da música instrumental brasileira, particularmente ligada ao choro, viesse a render outros frutos para além da mera reverência histórica.
2 – “ NOITE CARIOCA “ é também um grande sucesso de JACOB que expressa, através da bela melodia, um carinho especial ao Rio de Janeiro , ambiente que fora dedicado por ele , manifestando , com muita sensibilidades , todos os momentos em uma maravilhosa linha melódica , o que de fato se passa em uma “ NOITE CARIOCA “
3 - “ DOCE DE COCO “ é outra bandeira musical que configura a imagem de JACOB . Embora sendo o choro uma expressão genuinamente instrumental , uma das principais discussões sobre o Choro é se deve ou não ter letra. Essa polêmica sempre foi discutida entre os chorões, que têm opiniões diversas. Originalmente, o gênero é puramente instrumental, mas, principalmente a partir dos anos 1930 com a influência do rádio, começou-se a colocar letras em choros. Um exemplo famoso é o do choro "Carinhoso", de Pixinguinha, que recebeu letra de João de Barro e foi gravado com sucesso por Orlando Silva . Reforçando o sucesso junto ao público adepto do chorinho e DOCE DE COCO inclui-se nesta relação . 4 - “ CABULOSO “ é mais uma joia preciosa lapidada pelos dedos criadores de grandes choros . JACOB demonstra em suas notas musicais um acorde que agrada a todos adeptos desse maravilhoso gênero musical : chorinho “ CABULOSO “ . 5 - “ ASSANHADO “ , conhecido também como choro caseiro , é mais uma bela composição de JACOB , que executa toda a melodia acelerando o ritmo para estar de acordo com a expressão do chorinho : “ ASSANHADO “ . 6 - “ TREME-TREME é um chorinho em que sua linha melódica executada se relaciona com o próprio sentido trêmulo que dá nome ao choro . Esse recurso estilístico musical é muito comum nos temas em que JACOB cria em suas composições : “ TREME-TREME “ .
Agora , virando a página de um artista maravilhoso para outro maravilhoso artista , apresentaremos algumas joias musicais de “ PIXINGUINHA “ . Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha , foi um maestro , flautista , saxofonista , compositor e arranjador brasileiro . Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Músicos, musicólogos e amantes de nossa música podem discordar de uma coisa ou outra. Afinal, como diria a vizinha gorda e patusca de Nélson Rodrigues, gosto não se discute. Mas, se há um nome acima das preferências individuais, este é “ Pixinguinha “ . O crítico e historiador Ari Vasconcelos sintetizou de forma admirável a importância desse fantástico instrumentista, compositor, orquestrador e maestro: “ Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas , se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: Pixinguinha “ Passemos agora a desfilar algumas pérolas musicais que estão perpetuadas na memória dos que curtem este gênero musical e fixadas no tabernáculo das belas canções brasileiras .
1 -“ CARINHOSO “ é com toda certeza o mais belo e popular dos CHORINHOS , porque a sutileza harmônica que entoa a canção é algo que mexe com o espírito de quem aprecia uma boa música ! Braguinha , sentindo essas emoções , colocou letra que simboliza uma verdadeira tradução amorosa . 2 - “ LAMENTO é um belo choro da galeria musical de PIXINGUINHA que tem uma escala em que o andamento rítmico expressa verdadeiramente uma lástima . O motivo desse choro foi que Pixinguinha teria sido barrado na entrada do hotel. O porteiro informou que lamentava, mas a ordem era que negros deveriam entrar pelos fundos. Pixinguinha, resignado, desculpou o funcionários: ” Lamento , mas sei que o senhor está cumprindo ordens” e atendeu as orientações do também constrangido porteiro. 3 - “ INGÊNUO “ é considerado por vários músicos e críticos musicais que compõem o mundo do CHORINHO como o mais difícil de execução . É essa dificuldade que o torna um choro de PIXINGUINHA diferente de outras obras compostas por esse gênio da canção instrumental .
4 - “ UM A ZERO “ é um belo choro , composto por PIXINGUINHA e BENEDITO LACERDA , inspirado por uma partida da seleção brasileira, inserem-se nesse vibrante e fantástico ambiente urbano que empolga os torcedores . As composições do ícone do choro exigiam tal destreza do instrumentista que muitas delas só ele mesmo e Benedito Lacerda conseguiam tocar. “Um a zero “ foi uma delas. 5 - “ NAQUELE TEMPO “ é um choro serenata, composto por PIXINGUINHA e BENEDITO LACERDA , apresenta uma melodia bem caracterizada com o andamento rítmico das grandes serenatas .
6 -“ SOFRES PORQUE QUERES “ é uma das várias composições da parceria de PIXINGUINHA e BENEDITO LACERDA e no meio dos chorões é considerado um choro sofrido e esperançoso .
O Cantinho Musical , ao homenagear esses dois ases da música instrumental , mais uma vez sente-se constrangido pela simplificação apresentada das obras que compõem o grande acervo musical desses ícones do CHORO . Infelizmente a dimensão entre o mundo de composição artística e o espaço utilizado neste artigo são de grandes defasagens que nos tornam impossíveis uma maior e completa publicação ! “ SE MÚSICA É COISA DE DEUS , ABENÇOADO SEJA ESTE RITMO GENUINAMENTE BRASILEIRO , UMA VERDADEIRA DIVINDADE MUSICAL , QUE PURIFICA , ATRAVÉS DE SUAS MELODIAS , AS ALMAS DAQUELES DEVOTOS DO CHORINHO . JACOB DO BANDOLIM EPIXINGUINHA SÃO ALGUNS PORTA-VOZES DESTA DIVINA MENSAGEM MUSICAL ! “