O Cantinho Musical fará neste espaço cultural uma trajetória artística de dois intérpretes considerados perfeccionistas do grave e da dissonância que deixaram perpetuadas na memória de seus fãs canções inesquecíveis : “ DICK FARNEY e LÚCIO ALVES “
1 .Dick Farney tem uma trajetória singular ao se destacar como cantor romântico, músico reconhecido nos Estados Unidos, atuante consolidador do samba-canção no Brasil, pianista criativo e improvisador com grande versatilidade jazzística, intérprete moderno e uma das principais influências para os músicos modernos, como os jovens que apreciam a bossa nova . Ao explodir a Bossa Nova, sua forma "moderna" de cantar adaptou-se perfeitamente à nova vertente, e ele se manteve sempre ativo, com grande sucesso e respeito de seus colegas e fãs. Além de excepcional pianista, possuía voz de timbre abaritonado, bastante afinada, revelando um insuperável bom gosto nas interpretações . As luzes começam a iluminar um dos períodos injustamente menos revisitados da música brasileira. Se precisava de uma efeméride para reverenciar o homem chamado por muitos de “pai da Bossa Nova”, ela também existe. Foi em 1946, que sua voz de seda surgia interpretando Copacabana, a faixa inaugural da linguagem que movimentaria o País por décadas batizada de samba-canção.
Iniciaremos a triagem musical de DICK FARNEY , por uma canção composta por João de Barros ( braguinha ) e Antônio Almeida , sucesso absoluto que lhe abriu as portas do mercado brasileiro . Essa gravação contribui para projetar nacionalmente o bairro litorâneo carioca: “ COPACABANA “ . [ “ / Existem praias tão lindas,cheias de luz / Nenhuma tem o encanto que tu possuis / Tuas areias / Teu céu tão lindo / Tuas sereias / Sempre sorrindo. / Copacabana, princesinha do mar / Pelas manhãs tu és a vida a cantar / E a tardinha, o sol poente / Deixa sempre uma saudade / Na gente. / Copacabana, o mar eterno cantor / Ao te beijar ficou perdido de amor / E hoje vivo a murmurar / Só a ti Copacabana / Eu hei de amar./ “ ] .
José Maria De Abreu e Jair Amorim compuseram uma canção que se eternizou na suave voz de Dick Farney cujo tema expressa a perda de um amor e a certeza de outro encontrar , porém jamais será igualada a paixão sentida pela pessoa amada : “ ALGUÉM COM TU “ . [ “ / Alguém como tu / Assim como tu / Eu preciso encontrar / Alguém sempre meu / De olhar como o teu / Que me faça sonhar / Amores eu sei / Na vida eu achei / E perdi / Mas nunca ninguém desejei / Como desejo a ti / Se tudo acabou / Se o amor já passou / Há de um sonho ficar / Sozinho estarei / E alguém eu irei procurar / Eu sei que outro amor posso ter / E um novo romance viver / Mas sei que também / Assim como tu / Mais ninguém . / . “ ] .
Nesta canção , Dick Farney constitui um dueto com Lúcio Alves em que o diálogo musical descreve a beleza de uma musa da praia carioca falando desse novo amor do Leblon , entretanto que a bela moça é grande amor de todos e deixe-a ficar como parte da natureza : “ TEREZA DA PRAIA “ . [ “ / Lúcio Arranjei novo amor no Leblon / Que corpo bonito, que pele morena / Que amor de pequena, amar é tão bom! / O Dick! Ela tem um nariz levantado, / Os olhos verdinhos bastante puxado / Cabelo castanho e uma pinta do lado / É a minha Tereza da praia / Se é tua é / minha também / O verão passou todo comigo / O inverno pergunta com quem / Então vamos a Tereza na praia deixar / Aos beijos do sol e abraços do mar / Tereza é da praia, não é de ninguém / Não pode ser tua ... / Nem minha também / Tereza é da praia / Não é de ninguém / . “ . ] .
Dick Farney compôs e interpretou esta bela canção que manifesta uma imensa e pura declaração de amor amparada por carícias e desejos ardentes próprios de uma paixão : “ PERDIDO DE AMOR “ . [ “ / Perdido de amor, perdido estou por você / Amar seu olhar, seus lábios beijar, é viver ... / A luz do luar, eu fico a cantar pra você, / Num verso que diz: “serei tão feliz com você”, / Perdido de amor, perdido estou por você, / Seu beijo sensual, carícia ideal não posso esquecer / E vivo a sonhar, seu nome a chamar, só penso em você, / Perdido de amor, perdido estou por você ... / Perdido de amor, perdido estou por você / Seu beijo sensual, carícia ideal não posso esquecer / E vivo a sonhar, seu nome a chamar, só penso em você, / Perdido de amor, perdido estou por você .../ “ .
Tom Jobim , com a mais simplicidades poética e amparado por bela interpretação de Dick Farney , encontra no gesto do olhar uma profunda desilusão que é imediata quando não consegue traduzir os dizeres do olhar da amada : “ ESTE SEU OLHAR “ . [ “ / Este seu olhar quando encontra o meu / Fala de umas coisas / Que eu não posso acreditar / Doce é sonhar, é pensar que você / Gosta de mim como eu de você / Mas a ilusão quando se desfaz / Dói no coração de quem sonhou / Sonhou demais, ah! se eu pudesse entender / O que dizem os seus olhos / . “ ] .
Encerrando a série de Dick Farney , optamos por uma bela canção composta por Carlos Guinle e Dorival Caymmi que versa sobre uma declaração amorosa e não vendo solução para amenizar essa paixão que lhe tirou totalmente a paz e uma indecisão quanto ao amor demais : “ NÃO TEM SOLUÇÃO “ . [ “ / Aconteceu um novo amor / Que não podia acontecer / Não era hora de amar / Agora o que vou fazer? / Não tem solução / Este novo amor / Um amor a mais / Me tirou a paz / E eu que esperava / Nunca mais amar / Não sei o que faço / Com esse amor demais / . “ ] .
2 .LÚCIO ALVES foi cantor, arranjador, violonista e compositor. Mineiro da cidade de Cataguases, aos 7 anos muda-se com a família para o Bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e aprende a tocar violão com o pai. Suas primeiras influências musicais vêm de cantores brasileiros, como Orlando Silva, e de norte-americanos, como Bing Crosby . Considerado um dos maiores cantores brasileiros do fim da década de 1940 até meados de 1950, Lucio Alves inicia a carreira musical muito jovem. Aos 14 anos é profissional e convive com artistas mais velhos : compositores e intérpretes mais experientes, como Haroldo Barbosa e Isaura Garcia, também responsáveis pelo sucesso de sua canção De Conversa em Conversa.
Passemos agora ao desfile de algumas peças musicais interpretadas pela suave voz desse magnífico cantor que se identifica sempre com canções maravilhosas .
Iniciaremos com uma música composta em parceria com Haroldo Barbosa que é a configuração da imagem de LÚCIO ALVES cuja mensagem transmite uma angústia pela certeza do fim de um romance : “ DE CONVERSA EM CONVERSA “ . [ “ / Oi, de conversa em conversa / Você vai arranjando um meio de brigar / Oi, de palavra em palavra você está querendo / É nos separar / Parece até que o destino uniu-se com você / Só pra me maltratar / Pois cada dia que passa é mais uma tormenta / Que eu deixei ficar / Nosso viver não adianta / É melhor juntarmos nossos trapos / Arrume tudo que é seu / Que eu vou separando os meus farrapos / Vivendo dessa maneira continuar é besteira / Não adianta não, não, não / O que passou é poeira / Deixa de asneira que eu não sou limão / Não sou limão, eu não! / . “ ] .
Em uma linda apologia ao Rio de Janeiro com suas belezas naturais , Antônio Maria e Ismael Netto compuseram uma bela valsa em justa homenagem à Cidade Maravilhosa com um competente e brilhante reforço vocal da voz suave de Lúcio Alves :“ VALSA DE UMA CIDADE “ . [ “ / Vento do mar no meu rosto / E o sol a queimar, queimar / Calçada cheia de gente / A passar e a me ver passar / Rio de Janeiro gosto / De você / Gosto de quem gosta / Deste céu, deste mar / Desta gente feliz / Bem que eu quis / Escrever um poema de amor / E o amor / Estava em tudo que eu vi / Em tudo quanto eu amei / E no poema que eu fiz / Tinha alguém mais / Feliz que eu / O meu amor que não / Me quis / . “ ] .
Agora a justa homenagem é para o cartão-postal do Rio de Janeiro . Dorival Caymmi e Carlos Guinle compuseram uma maravilhosa canção , exaltando toda beleza de viver e conviver com os ótimos momentos em Copacabana com muitas cenas de prazer e de lazer , expondo a imensa satisfação de passar um :“ SÁBADO EM COPACABANA “ . [ “ / Depois de trabalhar uma semana / Meu sábado não vou desperdiçar / Já fiz o meu programa / Pra esta noite / E já sei por onde começar. / Um bom lugar,pra se encontrar / Copacabana, / Pra passear a beira mar / Copacabana, / Eu esperei por esta noite, / Uma semana. / Um bom jantar,depois dançar, / Copacabana, / Pra se amar,um só lugar, / Copacabana! / A noite passa tão depressa, / Mas, vou voltar cá pra semana! / Se eu encontrar um novo amor, / Copacabana. / . “ ]
Dolores Duran compôs uma bela canção e Lúcio Alves deu , com sua voz aveludada , mais vida a um depoimento poético que tem como tema as lamentações de desgaste no relacionamento amoroso , levando a indiferença nas tônicas do amor a certeza de que o desenlace é inevitável : “ FIM DE CASO “ . [ “ / Eu desconfio / Que o nosso caso está na hora de acabar / Há um adeus em cada gesto em cada olhar / Mas nós não temos é coragem de falar / Nós já tivemos / A nossa fase de carinho apaixonado / De fazer versos / De viver sempre abraçados / Naquela base de só vou se você for / Mas de repente / Fomos ficando cada dia mais sozinhos / Embora juntos cada qual tem seu caminho / E já não temos nem vontade de brigar / Tenho pensado / E Deus permita que eu esteja errado / Mas eu estou / Ah, eu estou desconfiado / Que o nosso caso está na hora de acabar / . “ ] .
Ainda da magnífica Dolores Duran , uma canção que explicita em cada verso a reação de defesa quando se perde um grande amor , demonstrando que o sentimento de perda é efêmero e que logo segue o esquecimento e uma nova paixão : “ IDEIAS ERRADAS “ . [ “ / Não faça ideias erradas de mim / Só porque eu quero você tanto assim / Eu gosto de você mas não esqueço / De tudo quanto valho e mereço / Não pense que se você me deixar / A dor será capaz de me matar / De um verdadeiro amor não se aproveita / E não se faz senão aquilo que merece / Depois ele se vai, a gente aceita / A gente bebe, a gente chora, mas esquece / . “ ] .
Encerrando o desfile de alguns sucesso de Lúcio Alves, apresentaremos uma canção de Roberto Menescal que foi uma grande destaque no Movimento da Bossa Nova , apesar da simplicidade temática em um modelo comparativo entre o barquinho e o amor : “ O BARQUINHO “ . [ “ / Dia de luz, / festa de sol / e o barquinho a deslizar / no macio azul do mar. / Tudo é verão, / O amor se faz / num barquinho pelo mar, / que desliza sem parar, / sem intenção, nossa canção / vai saindo desse mar / e o sol beija o barco e luz, / dias tão azuis. / Volta do mar, / Desmaia o sol / e o barquinho a deslizar. / a vontade de cantar / Céu tão azul, / Ilhas do sul / e o barquinho é um coração / deslizando na canção. / Tudo isso é paz, / Tudo isso traz / uma calma de verão e então / o barquinho vai, / a tardinha cai, / o barquinho vai. / . “ ] .
O Cantinho Musical , neste artigo , procurou selecionar dois cantores com características vocais semelhantes e um equilíbrio na escolha criteriosa das canções entoadas pelas vozes maravilhosas de Dick Farney e Lúcio Alves . Esperamos que a coletânea apresentada seja do agrado de quem curte boas músicas .