09/02/2020 às 18h40min - Atualizada em 09/02/2020 às 18h40min

E agora Godelo?

Godelo é uma figura muito conhecida  no meio político de Leopoldina. Já foi candidato a vereador e deputado estadual. Agora, é um dos pré-candidatos a prefeito.
 
A pré-candidatura de Godelo, assim como várias outras, é fruto do cenário político. A ausência do prefeito Zé Roberto na disputa deixou a eleição aberta. Animando muita gente. Por isso temos  tantas pré-candidaturas.
 
Muitos acreditam que quanto mais candidato tiver, mais fácil fica a disputa. Tendo em vista que os votos serão divididos. Dessa forma, para ser eleito não precisará de uma votação alta.
 
Vamos analisar na prática.  Na eleição passada  tivemos apenas dois candidatos. Zé Roberto foi  eleito com 15.004 votos,  contra 14.720 votos do Breno Coli.   A polarização dificultou disputa.  Fazendo com que o eleito tivesse uma votação muito alta. A diferença entre eles foi muito pequena.
 
Os “matemáticos” e analistas políticos acreditam que num cenário com muitas candidaturas a votação tende a cair.  Dessa forma, não precisará obter mais de 10 mil votos para ser eleito. Podendo ser eleito com 8 a 10 mil votos. Essa é a aposta que muita gente está fazendo. E de aposta Godelo entende.
 
Além de apostar em muitas candidaturas, Godelo aposta também na questão partidária. Essa eleição será a primeira com as novas regras eleitorais. Exigirá muito dos partidos. Candidato que tiver um partido mais organizado levará um pouco de vantagem. É o caso do Godelo, presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Um dos poucos partidos organizados em Leopoldina.
 
Abro um parêntese para contar um pouco da história do PCdoB no Brasil. Afinal de contas, é o partido mais antigo do país.  O partido é fruto da Revolução Russa (1917), a qual levou pela primeira vez na história os trabalhadores ao poder. Organizados através de conselhos operários (sovietes),  os trabalhadores conseguiram assumir o poder do país, fazendo importantes mudanças sociais,  que mudaram não só a Rússia, mas boa parte do mundo.
 
Após o sucesso da Revolução Russa, vários partidos comunistas foram criados mundo a fora. Em 25 de Março de 1922, é criado no Brasil o Partido Comunista do Brasil (PCB).
Em 1962, houve uma dissidência entre os comunistas. Ficando divididos em dois partidos:  um ficou com o nome  Partido Comunista do Brasil, porém, mudando a sigla para PCdoB – partido do Godelo;  o outro ficou com a sigla PCB mas mudou o nome para Partido Comunista Brasileiro. Ambos os partidos tiveram grande importância na política brasileira. Tanto que existem até hoje.
 
Voltando a pré-candidatura do Godelo, citei a história do PCdoB, pois uma das vantagens  dele em relação aos outros pré-candidatos é justamente o partido. Como  disse anteriormente, essa eleição será a primeira com as novas regras da reforma política. 
 
Já falei isso em outros artigos mas vou repetir, os partidos dessa vez não poderão coligar para a disputa no legislativo. Será chapa pura. Cada partido poderá lançar até 23 candidatos a vereador. Pode sair com menos, porém,  quanto mais candidatos melhor, tendo em vista que para conseguir eleger vereador   o partido terá que alcançar o quociente eleitoral. Onde um voto acaba decidindo uma eleição.
 
Vale destacar que os partidos terão que cumprir 30% das cotas de gênero, no nosso caso,  30% das  candidaturas serão de mulheres Se o partido  lançar  23 candidatos, serão 16 homens e 7 mulheres. Se lançar 20 candidatos, serão 14 homens e 6 mulheres....
 
Dentro desse cenário, quem tem partido organizado sai na frente. É o caso de Godelo. Afinal, alguns outros   pré-candidatos nem partidos ainda têm. Alguns  têm, mas não sabem se terão legenda. Outros terão legenda, mas não sabem se conseguirão montar uma boa  chapa para vereador. Vale destacar que chapa para vereador é a base da campanha para prefeito. Candidato sem uma boa chapa de vereador, sem lideranças do seu lado, terá mais dificuldades na campanha. Caso seja eleito, terá dificuldades pra governar.
 
Podemos dizer que a organização do PCdoB coloca Godelo na disputa. Alguns pré-candidatos sabem disso e até tentaram se filiar ao partido. Mas Godelo não é de deixar ninguém colocar ovos no seu ninho para ele cuidar. Pelo contrário.
 
Ao mesmo tempo que o partido favorece Godelo, acaba também atrapalhando. Tendo em vista que existe outro partido no campo da esquerda. Também com pré-candidatura. No caso, o Partido dos Trabalhadores (PT). O qual tem como pré-candidata a Cláudia Conte.
 
PT e PCdoB disputam os mesmos votos.  Logo, não é vantagem para nenhum deles que ambos tenham candidaturas. Afinal, um acaba tirando   voto do outro. Pela lógica, esses partidos deveriam caminhar juntos. Porém, ninguém entende porque eles insistem em andar separados.
 
Talvez seja por causa da boa votação que a esquerda tem  na cidade. Vale destacar que Bolsonaro perdeu para  Haddad em Leopoldina.  Mesmo tendo com “cabo eleitoral” Roberto Brito, filho do prefeito, que concorreu ao cargo de deputado estadual  pelo partido de Bolsonaro (PSL).
 
Vale ressaltar que a nível nacional a esquerda quase sempre ganha em Leopoldina. É raro um candidato da direita ter mais votos que o da esquerda. A nível estadual, a esquerda também consegue ter uma boa votação na cidade. Destaco a eleição para deputado federal, onde Margarida Salomão foi a segunda mais bem votada em Leopoldina.
 
A boa votação da esquerda  em Leopoldina faz com que a cidade tenha dois partidos de esquerda. Dividindo votos entre eles. Para o cenário nacional e estadual isso é bom. Aumenta a representatividade da cidade.  Mas quando se trata de uma disputa municipal não. Dividir votos do mesmo campo não é bom. Ambos os lados sabem disso.  Mas quem deve desistir? 
 
Por falar em dividir votos, Godelo vivenciou isso em 2018. Quando concorreu ao cargo de deputado estadual. Obteve poucos votos, tendo em vista que concorreu contra Roberto Brito (PSL), filho do prefeito Zé Roberto e o vereador Jacques Vilela (DEM). Além de vários outros candidatos da esquerda na região.
 
E dessa vez, o que Godelo irá fazer? A pergunta que não quer calar: E agora Godelo?




Link
Relacionadas »
Comentários »