06/04/2022 às 16h18min - Atualizada em 06/04/2022 às 16h18min

Explosão de preços

Bernardo Guedes
Se tem um produto que literalmente pesou no bolso dos brasileiros foi o combustível. Mas porque um país tão rico em petróleo que poderia glorificar uma autossuficiência não consegue oferecer ao seu cidadão por um preço mais barato?

Não diferente do restante da economia, o principal fator é a inflação. Isso é o básico, se emite muitas cédulas se desvaloriza nossa moeda. Trata-se da lei da oferta e procura. Quanto mais dinheiro de papel menor é a sua cotação. Mas no caso do combustível, tem um fator a mais, e esse “plus” está ligado à política de câmbio. Tudo porque o preço que é praticado aqui está de acordo com o mercado internacional.

Na ideia do PPI (Paridade de Preços Internacionais), o preço que é praticado no exterior chega ao Brasil convertido em real, com uma taxa fora da realidade local, uma vez que são economias diferentes. Não pode o preço internacional ser a única variável para se estabelecer o preço do combustível. Tal isolamento afeta diretamente o dia a dia da população.

No outro lado da balança, a exemplo dos acionistas da Petrobras, a retirada dos lucros dos dividendos é exorbitante, favorecendo poucos com o sofrimento de muitos. O Brasil em sua imprevisibilidade torna o cenário econômico perigoso, tomando-se necessária uma pauta que supere a ideologia e solucione a perda de poder aquisitivo do brasileiro.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »