17/02/2024 às 14h49min - Atualizada em 17/02/2024 às 14h49min

ÁGUA – PLANETA TERRA – “Produtores de Água”

Edson Gomes Santos
Em 1981 o compositor Guilherme Arantes compôs e fez sucesso com a música Planeta Água, cujas letra e repercussão estão a cada dia mais evidentes ante o preço que a Natureza vem cobrando - e cobrará - da Humanidade por conta das constantes agressões climáticas que vem sofrendo, sendo interessante conhecer a inspiração e história da composição, acessando Google, História da música Planeta Água.

De toda água existente no planeta, somente 3% são de água doce; destes 3%, 2% (...ainda) estão nas geleiras; somente 1% é destinada ao consumo, daí podermos constatar haver pouca água para muitos consumidores, sendo que as 5 maiores reservas de água doce do mundo são: 1) Brasil, 2) Rússia, 3) Canadá, 4) Estados Unidos, 5) China.

Fato é que sem água a Vida não tem como existir, daí a crucial responsabilidade que recai sobre a Humanidade quanto ao uso dos recursos hídricos, sua preservação e purificação no reuso e sua “devolução” à Terra, recompondo os lençóis freáticos para as futuras gerações.

Há poucos anos atrás a cidade de São Paulo sofreu com falta d´agua quando o principal sistema de abastecimento – Cantareira – entrou em colapso, ficando quase a zero de água, demandando “extrair” água da lama do fundo da represa.

Significativa parte da água que abastece São Paulo é “gerada” em nascentes localizadas no Sul de Minas, vertedoras de águas aos córregos, riachos e rios abastecedores do sistema Cantareira, como por exemplo, em Extrema-MG onde foram “criados” Produtores de Água, proprietários rurais que passaram a recuperar e proteger as nascentes existentes em suas terras, gerando receita$$$ pela quantidade de água “produzida”, havendo 170 produtores e mais de 700 nascentes recuperadas além dos inúmeros benefícios e ganhos ecológicos.

Segundo notícias, em Ubá há um projeto de revigoramento e proteção de nascentes lançado pela Prefeitura e abraçado por mais de 100 produtores rurais; e há projetos em Itabirito, Piumhi, São Roque de Minas, dentre muitas outras cidades mineiras, daí eu imaginar:

Por que não em Leopoldina também? Pois apesar de eu não residir em Leopoldina e pelas visitas que aí faço, percebo a atual Administração Municipal adotando um viés progressista e de melhoramentos, soando-me perfeitamente cabível o lançamento de um Programa de Produtores de Água em Leopoldina - em conjunto com a COPASA - além do que a Agência Nacional de Águas – ANA, apoia Programas de Produtores de Água.

Considerando o Prefeito Pedro Augusto haver cumprido brilhante carreira no BDMG, analisando, financiando, acompanhando programas e projetos em inúmeras áreas, não tenho dúvidas de que ele detém todas as ferramentas, conhecimentos e trâmites para que um Programa de Produtores de Água seja criado, apoiado pelos ruralistas e implantando em prol das ÁGUAS DE LEOPOLDINA.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »