02/01/2024 às 09h31min - Atualizada em 02/01/2024 às 09h31min

INTERNET JÁ SUPERA TV (também) COMO FONTE DE INFORMAÇÕES – 2023 –

Edson Gomes Santos
Diversão, lazer, comunicação, vendas, os mais diversos setores da economia... tudo isso via internet.

A meu ver, tal situação seria inimaginável cerca de 20 anos atrás quando montei um provedor de internet banda larga em Divinópolis e percebia internet tão-somente como um meio de acesso interpessoal e intercomercial /financeiro (bancos).

A internet “explodiu”, cresceu, trouxe modernidades mil, gerou novos nomes, personagens, variedades, blogs, chats, influencers, games, lives, e-commerce, e-bank, tv, Netflix, noticiários... em tempo real, além de inúmeras outras inovações e recursos.

Os “pioneiros” celulares dos anos 1990 evoluíram deixando de ser meros aparelhos telefônicos, transformando-se em sofisticadas centrais pessoais de multimídia e capacitando seus portadores navegarem por todos os ambientes cujos dados sejam virtualizáveis, em rapidíssimas velocidades e tempos de acessos: 320.000km/segundo... velocidade da luz!!!

É sabido que o progresso traz benefícios, novidades, facilidades, porém anula, apaga e “enterra” processos, profissões, exigindo constante evolução adaptativa para “sobrevivência” de cada um daqueles setores/pessoas que direta ou indiretamente pelo progresso são afetadas.

Quem se lembra das videolocadoras de fitas VHS, anos 90, cujas fitas posteriormente foram substituídas pelos DVD? 



Hoje “conta-se nos dedos” a existência de tais locadoras, que evoluíram para Netflix, Globoplay, Amazon, dentre outras, cujos acessos estão na palma da mão... via celular.

E as notícias globais? Transitam via internet ao redor do mundo em menos de 1 segundo!!! e atualmente acompanhamos o genocídio do Povo Palestino ao vivo e em tempo real, sabendo que a primeira guerra transmitida via tv em tempo real foi Guerra do Iraque, em 1990, e que a internet àquela época dava seus primeiros passos para se tornar o que hoje ela é.

Os jornais impressos, que durante 150 anos foram o top das informações e poder, com o tempo perderam a relevância, reduzindo/encerrando suas tiragens, perdendo a “briga” contra os noticiários da tv aberta e estes noticiários, depois, perderam para os canais fechados - Globo News, Record News, etc. – restando para a tv aberta os noticiários sensacionalistas.

O título deste texto enfoca o segmento “informação”, porém para as tv’s abertas “o bicho está pegando” mesmo é na programação de lazer diária, com expressiva baixa de telespectadores (só a Globo sofre com perda de 24% em sua audiência durante os últimos 6 anos) que, com um celular na mão, acessam todo tipo de programação/informação, 24 horas/dia.

... E cada um de nós vivendo e vivenciando as intensas mudanças já implementadas, absorvendo e integrando-as aos nossos dia-a-dia, podemos (ou devemos?) auto indagar: Como será o futuro????
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »