09/11/2015 às 17h32min - Atualizada em 09/11/2015 às 17h32min

Uma genialidade musical a serviço da arte: Gilberto Gil

GILBERTO  GIL  conseguiu  congregar musicalmente  grandes parceiros  da  MPB , compondo verdadeiros  sucessos em canções  que o  fizeram se consagrar  e destacar nos cenários nacional  e internacional da música  .   Politicamente  , também reuniu seguidores de sua própria ideologia , caracterizando-se em  verdadeiro líder de algumas posições e convicções  políticas .  Natural da Bahia  , teve sua  trajetória de  vida artística constituída de muitos obstáculos diante de uma Ditadura Militar .  Fundador  do  Movimento  Tropicalista  cujo teor temático  era de uma resistência à opressão  , Gil  e  Caetano Veloso , em 1968 ,  foram presos devido ao  “  Ato  Institucional  no. 5 “ , que cerceou a liberdade artística e a do cidadão .  Soltos em regime de confinamento  ,  Gil  foi  obrigado a   abandonar o País devido à  pressão  política , mudando-se para  Londres . Autor de um acervo musical    maravilhoso ,  demonstra , em suas belas canções ,  um genial  jogo  metafórico  com as palavras , registrando  todas  as  ocorrências indesejáveis de sua vida .

            O  CANTINHO  MUSICAL  fará  uma  pequena  exposição  do cenário artístico  de  Gilberto  Gil  , começando com uma canção que fez grande sucesso no Brasil com um tema  -  dito pelo  próprio  Autor -   que representava  um  “ BYE, BYE “  do País , questão tratada com o Exército Brasileiro .  Agora  sabemos o emprego de algumas expressões  presentes nas letras  como  REALENGO  ( que não foi para rimar com Flamengo ) , um  quartel no Rio de Janeiro onde  Gil  esteve encarcerado , sendo  debochado pelos  soldados em alusão à sua saída do país  com   “   AQUELE  ABRAÇO  ! 

    [ “ /  O Rio de Janeiro continua lindo / O Rio de Janeiro continua sendo / O Rio de Janeiro , fevereiro e março / Alô , alô  Realengo , aquele abraço !  / Alô , torcida do Flamengo – aquele abraço / Chacrinha continua balançando a pança / E buzinando a moça e comandando a massa / E continua dando as ordens no terreiro / Alô , alô , seu Chacrinha – velho guerreiro / Alô , alô , Terezinha – Rio de Janeiro / Alô , alô , seu Chacrinha – velho palhaço / Alô , alô , Terezinha – aquele abraço ! /

 Alô , moça da favela – aquele abraço !/ Todo mundo da Portela – aquele abraço ! / Todo mês de fevereiro – aquele passo ! / Alô Banda de Ipanema – aquele abraço ! / Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço / A Bahia já me deu régua e compasso / Quem sabe de mim sou eu – aquele abraço ! / Pra você que me esqueceu – aquele abraço ! / Alô Rio de Janeiro – aquele abraço ! / Todo o povo brasileiro – aquele abraço ! / “ ]   . No ano de 1964 , iniciando praticamente sua carreira , em um período anterior ao tropicalismo , Gilberto Gil traz uma determinada carga ideológica alinhada a uma interpretação política da religião , mostrando uma relação estreita existente entre a literatura e a religiosidade , causadora da cegueira política do homem nordestino , materializada no poema musical 

  “  PROCISSÃO . [  “ / Olha lá vai passando a procissão / Arrastando que nem cobra pelo chão / As pessoas que nela vão passando / Acreditam nas coisas lá do céu / As mulheres cantando tiram o versos /  Os homens escutando tiram o chapéu / Eles vivem penando aqui na terra / Esperando o que Jesus prometeu / E Jesus prometeu vida melhor / Pra quem vive nesse mundo sem amor / Só depois de entregar o corpo ao chão / Só depois de morrer neste sertão / Eu também to do lado de Jesus /

 Só que eu acho que ele se esqueceu / De dizer que na terra a gente tem / De arranjar um jeitinho pra viver / Muita gente se arvora a ser Deus / E promete tanta coisa pro sertão / Que vai dar um vestido pra Maria / E promete um roçado pro João / Entra ano , sai ano , nada vem / Meu sertão continua ao deus-dará / Mas existe Jesus no firmamento / Cá na terra isto tem que se acabar / . “ ]  .   Esta   bela  canção expressa um drama  cujos personagens são dois trabalhadores : um do comércio popular , feirante , e o outro operário de uma construção civil    que se encantam pela mesma mulher . Um crime passional   é o eixo semântico da tragédia  musical  dramatizada  em  dia  e  lugar  de  diversão  :     “   DOMINGO  NO   PARQUE  “. 

  [ “ /  O rei da brincadeira / Ê , José ! / O rei da confusão / Ê , João ! / Um trabalhava na feira / Ê , José ! / O outro na construção / Ê , João ! / A semana passada / No fim da semana / João resolveu não brigar / No domingo de tarde / Saiu apressado / E não foi pra Ribeira jogar / Capoeira ! / Não foi pra lá / Pra Ribeira , foi namorar... / O José como sempre / No fim da semana / Guardou a barraca e sumiu / Foi fazer no domingo / Um passeio no  parque / Lá perto da boca do Rio ... /

 Foi no parque / Que ele avistou / Juliana / Foi que ele viu / Foi que ele viu Juliana na roda com João / Uma rosa e um sorvete na mão / Juliana seu sonho , ilusão / Juliana e o amigo João .../ O espinho da rosa feriu Zé / ( Feriu Zé )  ( Feriu Zé ) / E o sorvete gelou seu coração / O sorvete e a rosa /  Ô , José ! / A rosa e o sorvete / Ô , José ! / Foi dançando no peito / Ô , José ! / Do José brincalhão / Ô , José ! / Juliana girando / Oi girando ! / Oi , na roda gigante / Oi girando ! /  Oi , na roda gigante / Oi girando ! O amigo João ( João )... / O sorvete é morango / É vermelho ! / Oi, girando e a rosa / É vermelha ! / Oi girando , girando / É vermelha! / Oi girando , girando / Oi girando , girando / Olha a faca ! ( Olha a faca ! ) / Olha o sangue na mão / Ê , José ! / Juliana no chão /Ê , José ! / Outro corpo caído / Ê , José ! / Seu amigo João / Ê , José ! / Amanhã não tem feira / Ê , José ! / Não tem mais construção / Ê , José ! / Não tem mais brincadeira / Ê, José ! / Não tem mais confusão / Ê , João ...! /  Êh. Êh , êh , êh ...............êh , êh   / . “  ] .    Em um magistral e corajoso depoimento poético ,  Gil    compôs  uma linda canção  modificando  completamente a concepção diante da vida que privilegia os homens e  exaltando  os valores femininos como prioridade artística , neutralizando o poder masculino do     “    SUPER-HOMEM , A CANÇÃO  “

  [ “ / Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria / Que o mundo masculino tudo me daria / Do que eu quisesse ter / Que nada , minha porção mulher  que até então se / Resguardara  / É a porção que trago em mim agora / E o que me faz viver / Quem dera pudesse todo homem compreender , ó mãe / Quem dera / Ser o verão no apogeu da primavera / E só por ela ser / Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória / Mudando como Deus o curso da história / Por causa da mulher /

(  BIS  ) / . “ ]  .   Em um raciocínio poético sobre uma grande transformação do amor ,  Gil  , com uma sutileza criativa , expressa  nesta  canção  uma história de separação que se efetiva com a sua terceira esposa cujo nome  era Sandra , com quem fora casado  17 anos ,  e que desde menina  sustentava o apelido de Sandrão , simplificando afetivamente  a expressão mais tarde  em   “  DRÃO  “

  [ “ / Drão , / O amor da gente é como um grão , / Uma semente de ilusão , Tem que morrer pra germinar , / Plantar nalgum lugar , / Ressuscitar no chão  / Nossa semeadura ! / Quem poderá fazer / Aquele amor morrer ? / Nossa caminha dura ! / Dura caminhada / Pela estrada escura . / Drão , / Não pense na separação , / Não despedace o coração , / O verdadeiro amor é vão , / Estende-se , infinito , / Imenso monólito ,  /  Nossa arquitetura . / Quem poderá fazer / Aquele amor morrer ? / 

Nossa caminha dura ! / Cama de tatame / Pela vida afora .../  Drão , / Os meninos são todos sãos , / Os pecados são todos meus , / Deus sabe a minha confissão , / Não há o que perdoar / Por isso mesmo é que há / De haver mais compaixão ! / Quem poderá fazer / Aquele amor morrer , / Se o amor é como um grão : / Morre , nasce trigo , / Vive , e morre pão ! / Drão  ! /  Drão ! “ . ]   .    

Em  uma grande expectativa para encontrar Deus numa concepção diferente daquela que comumente costumam  descrever , mas um Deus que está acima de todas as coisas e que já tinha conhecimento ,  Gil , no decorrer da canção ,  demonstra a trajetória angustiante que passa para entender esse Deus . Diante da busca e do entendimento de uma nova percepção de fé , declara   :  “  SE  EU  QUISER  FALAR  COM  DEUS  “

  [ “ /  Se eu quiser falar com Deus / Tenho que ficar a sós / Tenho que apagar a luz / Tenho que calar a voz / Tenho que encontrar a paz / Tenho que folgar os nós / Dos sapatos , da gravata / Dos desejos , dos receios / Tenho que esquecer a data / Tenho que perder a conta / Tenho que ter mãos vazias / Ter a alma e o corpo nus / Se eu quiser falar com Deus / Tenho que aceitar a dor / Tenho que comer o pão / Que o diabo amassou / Tenho que virar um cão / Tenho que lamber o chão /

 Dos palácios , dos castelos / Suntuosos do meu sonho / Tenho que me ver tristonho / Tenho que me achar medonho / E apesar de um mal tamanho / Alegrar meu coração / Se eu quiser falar com Deus / Tenho que me aventurar / Tenho que subir aos céus / Sem cordas pra segurar / Tenho que dizer adeus / Dar as costas , caminhar / Decidido pela estrada / Que ao findar vai dar em nada / Nada, nada, nada , nada / Nada , nada , nada , nada / Nada , nada , nada , nada / Do que eu pensava encontrar / . “ ]  .   

A linha de raciocínio desta música dá-nos a ideia de um quadro deprimente vivido durante a Regime  Militar  no Brasil , representando um lamento familiar por aqueles que sumiram sem deixar pista. Ainda faz alusão  às perseguições , às torturas e ao desaparecimento de pessoas que resistiam à opressão do sistema político vigente  .  Gilberto Gil , em uma maravilhosa versão   para “  NO WOMAN , NO CRY “     do jamaicano                 BOB  MARLEY , edifica uma crítica  à Ditadura Militar  , dentro de um inteligente  jogo metafórico , deixando na mensagem  a  esperança  de um futuro melhor para o País , daí  o  pedido de    “  NÃO  CHORE  MAIS  “ .      

  [ “ / No Woman , Cry   (  4  X  ) / Bem que eu me lembro / Da gente sentado ali / Na grama do aterro , sob o sol / Ob-observando hipócritas / Disfarçados , rondando ao redor ... / Amigos  presos / Amigos sumindo assim / Pra nunca mais / Tais recordações / Retratos do mal em si / Melhor é deixar pra trás  ... / Não , não chore mais / Não , não chore mais / Oh ! oh ! /  Não , não chore mais / Oh ! oh! oh! oh! oh! /  Não , chore mais / Hê ! Hê ! ... / Bem que eu me lembro / Da gente sentava ali /

 Na grama do aterro , sob o céu / Ob-observando estrelas / Junto  à fogueirinha  de papel ...  / Quentar o frio / Requentar o pão / E comer com você / Os pés , de manhã , pisar o chão / Eu sei a barra de viver ... / Mas , se  Deus quiser !  /  Tudo , tudo , tudo vai dar pé  ( 6 X ) / No , Woman , Cry  (  3  X  ) / Não , não chore mais / Menina, não chore assim !  / Não, não chore mais / Oh! Oh! Oh! / No Woman , Cry  / No Woman , Cry / Não , não chore mais / Não chore assim / Não , não chore mais  / Hê ! Hê ! / “ .  ]  .   Para demonstrar uma desigualdade social  , Gil compõe uma linda canção , simbolizando a disputa das partes  de uma sereia .   De um lado , pelo poeta na descrição  lírica do belo;  e do outro lado , o faminto querendo despedaçar o rabo para saciar sua fome . Maravilhoso jogo comparativo criado pela genialidade poética do Autor  é   “   A  NOVIDADE  “ . 

  [ “ /  Uh! Heiê ! Oh ! / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô ! / Ah! Aaaah ! / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  / Ah! Aaaah ! Heiê ! heiê ! /  Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  / Ah ! Aaaah !  / A novidade veio dar à praia / Na qualidade rara de sereia / Metade o busto / D’uma deusa Maia / Metade um grande / Rabo de sereia ... / A novidade era o máximo / Do paradoxo / Estendido na areia / Alguns a desejar / Seus beijos de deusa / Outros a desejar / Seu rabo pra ceia ... / Oh ! Mundo tão desigual / Tudo é tão desigual / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  / Oh ! De um lado esse carnaval /

 De outro a fome total / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô   /  Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  / Ah ! Aaaah ! / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  / Ah ! Aaaah ! / E a novidade que seria um sonho / O milagre risonho da sereia / Virava um pesadelo tão medonho / Ali naquela praia / Ali na areia / A novidade era a guerra / Entre o feliz poeta / E o esfomeado / Estraçalhando / Uma sereia bonita / Despedaçando o sonho / Pra cada lado ... / Oh ! Mundo tão desigual / Tudo é tão desigual / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  / Oh ! De um lado esse carnaval / De outro a fome total / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô ... ! / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô ! / Ah ! Aaaah ! / Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô  ! / Ah ! Aaaah ! Ah ! Aaaah !   ( 3  X  )  /  . “  ]  . Gilberto Gil  , nesta canção , expõe,  poeticamente , um dilema vivenciado pela rotina dos casais e uma saída para o problema rotineiro , buscando a liberdade prazerosa com a companheira  em lugares atraentes e sonhados . Para descobrir esse Eldorado  , é necessário que se faça um convite à amada  :   “    VAMOS  FUGIR   “ . 

  [ “ / Vamos fugir / Deste lugar , baby / Vamos fugir / Tô cansado de esperar / Que você me carregue / Vamos fugir / Proutro lugar , baby / Vamos fugir /  Pronde quer que você vá / Que você me carregue / Pois diga que irá / Irajá , Irajá  / Pronde eu só veja você / Você veja a mim só / Marajó , Marajó / Qualquer outro lugar comum / Outro lugar qualquer / Guaporé , Guaporé / Qualquer outro lugar ao sol / Outro lugar ao sul / Céu azul , céu azul / Onde haja só meu corpo nu / Junto ao seu corpo nu /

 Vamos fugir / Proutro lugar , baby / Vamos fugir / Pronde haja um tobogã / Onde a gente escorregue / Todo dia de manhã / Flores que a gente regue / Uma banda de maçã / Outra banda de reggae  / . “  ]   .   Há uma proposta enigmática nesta canção que estabelece duas vertentes para leitura : a textual em que realça a natureza das coisas  tendo o abacateiro como referencial de uma expectativa para solução de várias situações complicadas  ; a outra leitura manifesta-se  no metatexto que é interpretação que não está presente no texto , porém , induzido por ele , acarreta situações simbólicas dentro da poesia , permitindo visões de significados diferentes que se encontram reestruturados em   “  REFAZENDA  “  .

  [ “ / Abacateiro , acataremos teu ato / Nós também somos do mato como o pato e o leão / Aguardaremos brincaremos no regato / Até que nos tragam frutos do teu amor , teu coração / Abacateiro , teu recolhimento é justamente / O significado da palavra temporão / Enquanto o tempo não trouxer teu abacate / Amanhecerá tomate anoitecerá mamão / Abacateiro , sabes ao que estou me referindo / Porque todo tamarindo tem seu agosto azedo / Cedo , antes que o janeiro doce manga venha ser também /

 Abacateiro , serás meu parceiro solitário / Nesse itinerário da leveza pelo ar / Abacateiro , saiba que na refazenda /   Tu me ensinas fazer renda que eu te ensino a namorar / Refazendo tudo / Refazenda / Refazenda toda / Guariroba . / “ ]  .     Para encerramento  desta pequena triagem feita na bela  trajetória musical composta por Gilberto Gil , apresentaremos uma canção deliciosamente lúdica que expressa um tema infantil , sucesso de uma trilha sonora , abertura de um programa de televisão , que perpetuou , musicalmente , na memória de todas as crianças  de  oito  a  oitenta  anos  :    “   SÍTIO  DO  PICA-PAU  AMARELO  “

  [ “ / Marmelada de banana / Bananada de goiaba / Goiabada de marmelo /  Sítio do Pica-pau Amarelo  (bis) / Boneca de pano é gente / Sabugo de milho é gente / O sol nascente é tão belo /  Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) / Rio de preta piratas / Voo sideral na mata / Universo paralelo / Sítio do Pica-pau Amarelo (bis) /  No país da fantasia / Num estado de euforia / Cidade polichinelo / Sítio do Pica-pau Amarelo  (bis) / . “  ]  .

      Diante de um vasto repertório de belas  canções , O  CANTINHO  MUSICAL  teve um imenso cuidado na seleção de algumas joias musicais que se identificam com a competência desse genial compositor para minuciosa  apreciação de pessoas que curtem uma boa música . O veio poético  , expresso nas obras de Gilberto  Gil , comprova a genialidade literária e a facilidade como ele joga com as palavras , obrigando , não só a leitura expostas no texto , mas também a busca dos sentidos míticos nas entrelinhas de suas poesias .

     “  A  ESSÊNCIA DE UMA BOA MÚSICA ENCONTRA-SE EM SUA POESIA ENCANTADORA , INCORPORADA  A  UMA  LINHA MELÓDICA  QUE SUSTENTA O SUCESSO DE UMA CANÇÃO.  GILBERTO GIL CONSEGUE COADUNAR , MAGISTRALMENTE , A BELEZA DE SUAS LETRAS COM A CADÊNCIA MARAVILHOSA EM SUAS CRIAÇÕES  MUSICAIS “

 

Waldemar  Pedro  Antonio 

e-mail :   [email protected]

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