05/12/2015 às 08h31min - Atualizada em 05/12/2015 às 08h31min

Ilustrações musicais para iluminar a imagem do poeta ‘Noel Rosa’.

Agora ocupamos este espaço  do CANTINHO MUSICAL  para desfilar as magníficas canções e a problemática       vida de  NOEL  ROSA.  Inicialmente , cabe aqui uma pergunta :  É  NOEL  DA  VILA   OU  É  A VILA  DE  NOEL  ? A      exaltação  ao  bairro de Vila Isabel , através  de  suas canções,  tornou   aquele reduto conhecido  como terra do samba. Quando os cariocas ouvem o nome Vila Isabel ,  pensam em Noel  Rosa.  Essa simbiose AUTOR / BAIRRO  eternizou o rótulo de ambos  . NOEL  é , com plena  certeza,  um dos maiores compositores da música popular brasileira.
                 Noel Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910 na rua Teodoro da Silva. No seu nascimento houve algumas complicações   médicas  e , em conseqüência , uma atrofia no queixo. Quando tinha 13 anos, começou a tocar  bandolim e violão. Dominando os  instrumentos , fazia serenata pelo bairro de Vila Isabel. Com fama  de bom violonista, foi convidado por Almirante e Braguinha para juntar-se ao grupo musical Flor do Tempo.  Noel  teve paixões por mulheres que se tornaram musas inspiradoras de seus sambas.

               Com 18 anos   já havia composto 29 músicas  e entrou para  o Bando de Tangagrás. A música mais importante da banda foi   “ COM QUE ROUPA “  que ele compôs. A inspiração para essa música foi que, certa vez, Noel  iria a uma festa, a mãe não deixou e escondeu suas  roupas,  ele , com pressa, perguntou :  COM QUE ROUPA EU VOU   
 
  [ “  /  Agora vou mudar minha conduta  /  Eu vou  pra luta / Pois eu quero me aprumar  /Vou tratar você com força bruta  /  Pra poder me reabilitar / Pois esta vida não está sopa  / E eu pergunto :  com que roupa  que eu vou / Pro samba que você me convidou ? ( (BIS) / Seu português agora deu o fora , foi embora / E levou seu capital / Esqueceu quem tanto amou outrora / Foi no Adamastor pra Portugal / Pra se casar com uma cachopa / E agora com que roupa , eu vou , / Pro samba que você me convidou , me convidou /  (BIS ) / 

Agora estou pulando feito um sapo /Pra ver se escapo / Dessa praga de urubu / Meu paletó virou estopa / Eu vou acabar ficando nu / Pois esta vida não está sopa / Eu não sei mais com que roupa , eu vou / Ao samba que você me convidou , me convidou /  (BIS )  . “ ]  .



           Outro motivo de belas composições  foi a história conhecida como “  polêmica “ entre Wilson Batista (compositor de vários sucessos ) e Noel Rosa . Tudo começou quando Wilson Batista compôs “ Lenço no Pescoço “ , uma ode à malandragem, expressão que Noel   rejeitava , pois não se julgava , como compositor , um vadio . 
 
  [ “ / Meu Chapéu do lado / Tamanco arrastando / Lenço no pescoço / Navalha no bolso / Eu passo gingando / Provoco e desafio  / Eu tenho orgulho /  Em ser  tão vadio /  . Noel Rosa respondeu logo a Wilson devido ao incômodo da imagem do malandro vinculada aos sambistas , incentivando , musicalmente , o trabalho e o abandono da malandragem  com o samba   “  Rapaz  Folgado “  [ “ / Deixa de arrastar  o teu tamanco /Pois tamanco nunca foi sandália / E tira do pescoço o lenço branco /  Compra sapato e gravata / joga fora essa navalha  que te atrapalha /...... ]

  Em seguida , Wilson se saiu com   “  Mocinho da Vila  “ 
 
  [ “ /Você que é mocinho da Vila / Fala muito em violão, barracão e outros fricotes mais /  Se não quiser perder o nome /  Cuide do seu microfone e deixe /  Quem é malandro em paz ..../ ]    Noel  contrapôs com o antológico  “   Palpite Infeliz  “    [ “ / Quem é você que não sabe  o que diz ?  / Meu Deus do céu , que palpite infeliz /  Salve Estácio, Salgueiro ,Mangueira/ Oswaldo Cruz e Matriz / Que sempre souberam muito bem / Que a vila não quer abafar ninguém  / Só quer mostrar que faz samba também./  Fazer poema lá na Vila é um brinquedo / Ao som do samba dança até o arvoredo  /

 Eu já chamei você pra ver / Você não viu porque não quis / Quem é você que não sabe o que diz / . “ ]  .

Wilson   em seguida  apelou na gozação com o queixo para dentro de  Noel  e fez    “  Frankenstein  da Vila”
 
  [ “ / Boa impressão nunca se tem / Quando se encontra um certo alguém /  Que até parece um  Frankenstein...... / ]  .   Então Noel  e Vadico , em resposta ao insulto ,  criaram  “ Feitiço da Vila  “   [ “ / Quem nasce lá na Vila / Nem sequer vacila / Ao abraçar o samba / Que faz dançar os galhos/ do arvoredo e faz a lua / Nascer mais cedo . / Lá em Vila Isabel / Quem é bacharel / Não tem medo de bamba / São Paulo dá café / Minas dá leite / E a Vila Isabel dá samba / A Vila tem um feitiço sem farofa / Sem vela , sem vintém / Que nos faz bem / 

Tendo o nome de princesa / Transformou o samba  / Em um feitiço descente / Que prende a gente / O sol da Vila é triste / Samba não assiste / Porque a gente implora / Sol , pelo amor de Deus  , / Não vem agora / Que as morenas  / Vão logo embora  / Eu sei tudo o que faço / Sei por onde passo /Paixão não me aniquila /  Mas tenho que dizer / Modéstia a parte  / Meus senhores ... Eu sou da Vila ! / “ ]  . 

E,  finalmente , Wilson respondeu  com um lindo  “ Conversa   Fiada  “ 
 
  [É  conversa fiada dizerem que o samba na  Vila tem feitiço / Eu fui ver para crer e não vi nada disso : cuidado !  /  Antes de irem dormir deem  duas voltas no cadeado. ].





 

         A “ polêmica “ entre Wilson Batista e Noel Rosa  nada mais foi do que uma grande gozação entre os dois sambistas , condizente  com o estilo carioca de ser, com bom humor, leveza e farta dose de genialidade.
          Foi dos cabarés da Lapa, dos botequins de Vila Isabel  e do morro de Mangueira que Noel Rosa tirou inspiração para seus sambas.  Numa noite de São João,  Noel  conheceu a dama do cabaré     , por quem se apaixonou e inspirou uma bela canção cujo nome  é  “ A Dama do Cabaré “. 
 
  [ “ / Foi num cabaré na Lapa / Que eu conheci você /Fumando cigarro , / Entornando champanhe no seu  soirée / Dançamos um samba  / Trocamos um tango por uma palestra / Só saímos de lá meia hora / Depois de descer a orquestra / Enfrente à porta um bom carro nos esperava / Mas você se despediu e foi para casa a pé / No outro dia lá no Arco eu andava / À procura da Dama do Cabaré / Eu não sei bem se chorei no momento em que lia / A carta que recebi  , não me lembro de quem / Você nela me dizia que quem é da boemia / Usa e abusa da diplomacia / Mas não gosta de ninguém  / . “  ]

Noel , por ser um boêmio , era rejeitado pela sociedade que não o aceitava  da maneira  livre sem muito dar satisfação de sua vida  e tratava-o com muita hipocrisia . Em resposta a esse comportamento de rejeição , compôs  “ FILOSOFIA  “ 
 
  [ “ /  O mundo me condena , e ninguém tem pena / Falando sempre mal do meu nome / Deixando de saber se eu vou morrer de sede / Ou se eu vou morrer de fome /  Mas a filosofia hoje me auxilia / A viver indiferente assim / Numa prontidão sem fim / Vou fingindo que sou rico / Pra ninguém zombar de mim / Não me incomodo que você me diga / Que a sociedade é minha inimiga / Pois cantando neste mundo  / Vivo escravo do meu samba muito embora vagabundo / Quanto a você da aristocracia / Que tem dinheiro , mas não compra alegria / Há de viver eternamente sendo escravo dessa gente /Que cultiva hipocrisia / . “ ]  . 

Ainda em um raciocínio crítico à sociedade que sempre desfaz dos outros com muita ostentação ,  Noel  expressa na canção os sentimentos de interrogação do povo :  “  ONDE  ESTÁ A HONESTIDADE  ?  “ 
 
  [ “ / Você tem palacete reluzente / Tem joias e criados  à vontade / Sem ter nenhuma herança ou parente / Só anda de automóvel  na cidade ... /  E o povo já pergunta com maldade : / Onde está a honestidade ?  / (BIS) / O seu dinheiro nasce de repente / E embora não se sabe se é verdade /  Você acha nas ruas diariamente / Anéis , dinheiro e felicidade ... / Vassoura dos salões da sociedade / Que varre o que encontrar em sua  frente /  Promove festivais de caridade / Em nome de qualquer defunto ausente ... / . “ ] 

  .  A criatividade de Noel  era espantosa  quando abordava temas associados à boemia e num lampejo criou um samba de breque que é sucesso  e já fora gravado por excelente cantores .  Em uma singela crônica relato , descreve uma cena em “  CONVERSA DE BOTEQUIM  “
 
  [  / Seu garçom faça um favor de me trazer depressa / Uma boa média que não seja requentada / Um pão bem quente com    manteiga à beça / Um guardanapo e um copo d’água bem gelada / Fecha a porta da direita com muito cuidado / Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol / Vá perguntar ao seu freguês do lado / Qual foi o resultado do futebol  . / Se você ficar limpando a mesa / Não me levanto nem pago a despesa / Vá pedir ao seu patrão / Uma caneta , um tinteiro / Um envelope e um cartão / Não se esqueças de me dar palitos / 


E um cigarro pra espantar mosquitos / Vá dizer ao charuteiro / Que me empreste  umas revista , / Um  isqueiro e um cinzeiro / ( repetição da 1ª. Estrofe ) / Telefone ao menos uma vez / Para 344333 três quatro , quatro três  três  três  / E ordene ao seu Osório / Que me mande um guarda-chuva  / Aqui pro nosso escritório / Seu garçom me empresta algum dinheiro / Que eu deixei o meu com o bicheiro / Vá dizer ao seu gerente / Que pendure esta despesa / Num cabide ali em frente / .  ( repetição da 1ª. Estrofe )  “  ]   .

A versatilidade  musical de Noel  era impressionante , compôs  variadas canções de gêneros diferente e todas com grande sucesso  e aplaudidas pelos amantes da boa música .  Tocou e toca até hoje nos salões de bailes de carnaval a marcha-rancho     “   AS  PASTORINHAS  “ .
 
  [ “ / A estrela Dalva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor / E as pastorinhas / Pra consolo da lua / Vão cantando na rua / Lindos versos de amor / Linda Pastora / Morena da cor / De Madalena / Tu não tens pena / De mim / Que vivo tonto / Com o teu olhar / Linda criança / Tu não me sais / Da lembrança / Meu coração  / Não se cansa / De sempre / Tanto te amar / . “ ] 
 

 O carnaval sempre foi representado por três fantasias que se tornaram símbolo do amor carnavalesco : Pierrot  , Colombina e Arlequim  . Noel  , aproveitando  desses ícones da folia , criou uma marcha-rancho que expressa um triângulo amoroso em  “  PIERROT  APAIXONADO  “ 
 
  [ “ /  Um pierrot  apaixonado / Que vivia só cantando / Por causa de uma colombina / Acabou chorando, acabou chorando / A colombina entrou num botequim /  Bebeu , bebeu , saiu assim , assim / Dizendo : pierrot cacete / Vai tomar sorvete com o arlequim / Um grande amor tem sempre um triste fim / Com o pierrot aconteceu assim / Levando esse grande chute / Foi tomar vermute com amendoim / “ ] 

 

Noel  compôs uma canção que é um verdadeiro relato de suas intenções após a morte , afastando a tristeza fúnebre de seu passamento , dando lugar à alegria da música e da dança . Todo retrato desse pedido está expresso em  “  FITA  AMARELA  “ .
 
  [ “ / Quando eu morrer , não quero choro nem vela / Quero uma fita amarela gravada com o nome dela / Se existe alma , se há outra encarnação / Eu queria que a mulata sapateasse no meu caixa / Não quero flores nem coroa com espinho / Só quero choro de flauta , violão e cavaquinho / Estou contente , consolado por saber / Que as morenas tão formosas a terra um dia vai comer  / Não tenho herdeiros , não possuo um só vintém / Eu vivi devendo a todos  mas não paguei a ninguém / Meus amigos que hoje falam mal de mim / Vão dizer que nunca viram uma pessoa tão boa assim / . “ ] 

 . Em um bela configuração de um boêmio sem morada , Noel  descreve , nesta canção , os caracteres daqueles que residem na rua e os fenômenos que se repetem  diariamente , simbolizado em  “   O  ORVALHO  VEM  CAINDO  “ .
 
  [ “ / O orvalho vem caindo , vai molhar o meu chapéu / E também vão sumindo , as estralas lá do céu / Tenho passado tão mal / A minha cama é uma folha de jornal  / (BIS) / Meu cortinado é um vasto céu de anil / E o meu despertador é o guarda civil / ( Que o dinheiro ainda não viu ) / REPETIÇÃO DA 1ª. ESTROFE  / A minha terra dá banana e aipim / Meu trabalho é achar quem descasque por mim / ( Vivo triste mesmo assim ) /       (  REPETIÇÃO DA 1ª. ESTROFE ) / A minha sopa não tem osso nem tem sal / Se um dia passo bem , dois e três passo mal /( Isso é muito natural ) / . “ ]  .

 Já tomado por uma tuberculose aguda e prevendo seu fim , resolveu procurar sua amada e teve grande decepção ao encontrá-la  com outro nos aposentos dela . Entristecido ,  já prevendo seu fim  ,como todo condenado tem direito  a um último pedido , compôs esta maravilha de canção chamada   “  ÚLTIMO  DESEJO  “ .
 
  [ “ / Nosso amor que eu não esqueço / E que teve seu começo / Numa festa de São João / Morre hoje sem  foguete / Sem retrato e sem bilhete / Sem luar , sem violão / Perto de você me calo / Tudo penso e nada falo / Tenho medo de chorar / Nunca mais quero o seu beijo / Mas meu último desejo / Você não pode negar / Se alguma pessoa amiga / Pedir que você lhe diga / Se você me quer ou não / Diga que você me adora  / Que você lamenta e chora / A nossa separação /  Às pessoas que eu detesto / Diga sempre que eu não presto / Que meu lar é um botequim / Que eu arruinei a sua vida /

Que eu não mereço a comida / Que você pagou pra mim / . “ ]  . 

Uma linda apologia à saudade do samba , Noel  compôs como uma verdadeira prece , expressando  todo amor a esse gênero musical , manifestado em  “  FEITIO  DE  ORAÇÃO  “ .
 
  [ “ / Quem acha vive se perdendo / Por isso agora eu vou me defendendo / Da dor tão cruel desta saudade / Que , por infelicidade , / Meu pobre peito invade / Batuque é um privilégio / Ninguém aprende samba no colégio / Sambar é chorar de alegria / É sorrir de nostalgia / Dentro da melodia / Por isso agora lá na Penha / Vou mandar minha morena / Pra cantar com satisfação / E com harmonia  / Esta triste melodia / Que é o meu samba em feitio de oração / O samba na realidade não vem do morro / Nem lá da cidade / E quem suportar uma paixão / Sentirá que o samba então / Nasce do coração / . “ ]  .

 Com uma enorme genialidade criativa ,  Noel  , baseado em uma afasia  ( deficiência na fala ) , compõe  uma verdadeira caricatura sonora  expressando uma repulsa  pela falsidade da mulher amada em  “   GAGO  APAIXONADO  “
 
  [ “ / Mu....mu...mu... mulher , em mim fi...zeste um estrago / Eu de nervoso esto...tou  fi...fi... ficando gago / Não po...posso mais com a cru...crueldade / Da saudade , que...que  mal...maldade  /Vi...vivo  sem afago / Tem tem...tem  pe...pena  / Desse mo...mo...moribundo , que ...que já virou / Va...va...va...va...ga..gabundo /  Só...só...só...só... / Por ter  so...so...sofri...frido / Tu...tu...tu...tu...tu...tu...tu...tu / Tu tens um co...coração  fi...fi...fingido / REPETIÇÃO DA 1ª. ESTROFE /  Teu...teu...co...coração me entregaste / De...de...pois...pois ... /

 De mim tu to...to...toma...maste  / Tu...tua... fal...si...sidade é pro...profunda / Tu...tu...tu...tu...tu...tu...tu...tu... / Tu vais fi...fi...ficar corcunda ! / “  ]   .

        O  CANTINHO  MUSICAL  ,  cuidadosamente  , dentre sua vasta galeria musical ,  fez  a  seleção de algumas belas  composições  de Noel Rosa que é , verdadeiramente, um  expoente da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, mas todos nós guardamos na memória , além das obras apresentadas , músicas e letras como :   Três Apitos ,  O  X do Problema ,  Quem dá mais , Pra que mentir  , A.E.I.O.U.  , A  razão se dá a quem tem e mais centenas de joias raras que representam  o sustentáculo da nossa MÚSICA  POPULAR  BRASILEIRA.
      “    ESPANTOSO  É  SABER  QUE  NOEL  ROSA  TEVE  UMA  VIDA  BREVE  ,  PORÉM  UMA  CRIAÇÃO  MUSICAL  INFINITA ,  EXPRESSANDO , SEMPRE  COM  NATURALIDADE ,  OS  SENTIMENTOS  DO  POVO  BRASILEIRO  , MAIS  PRECISAMENTE , AMBIENTANDO  SEUS  SAMBAS  SOBRE O  RIO  DE  JANEIRO  E  APROXIMANDO  SUA  VEIA  URBANA  SENTIMENTAL  A  TEMAS  DIVERSIFICADOS !  “ 
           WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO   --   e-mail :  [email protected]
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