Esta edição do “ Cantinho Musical “ reservará um tributo a dois maravilhosos intérpretes de lindas canções , executando-as , com intensa sensibilidade e com as almas entregues ao prazer romântico e ao deleite dos corações apaixonados . Em nosso rico e expressivo cancioneiro , encontramos verdadeiras relíquias musicais que se perpetuaram nas vozes de “ AGNALDO RAYOL e AGNALDO TIMÓTEO “ . Iniciaremos nossa apresentação por um belo intérprete com a voz melodiosa , prazerosa e inconfundível de AGNALDO RAYOL .Agnaldo Coniglio Rayol nasceu no Rio de Janeiro em 3 de Maio de 1938. Vem de uma família de artistas com seis filhos, cursou até o 3º ano do curso de Medicina, mas desistiu para seguir o sonho de sua vida : cantar . Iniciou a carreira de cantor aos cinco anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, no programa Papel Carbono, de Renato Murce, e aos doze anos estreia no cinema, no filme Também Somos Irmãos . A partir do fim dos anos 50, quando a voz potente de adulto se estabiliza, firma-se na carreira levando adiante o estilo impostado e operístico comum aos cantores da geração anterior . Sempre fiel ao repertório romântico, nos anos 90 faz sucesso interpretando canções italianas, língua que domina perfeitamente por ser a mãe nascida na Itália. Duas entraram para o repertório de telenovelas da Rede Globo e estouraram nas paradas: Mia Gioconda na novela O Rei do Gado e Tormento d'Amore, tema de abertura da novela Terra Nostra gravada em Londres em dueto com a soprano Charlotte Church ..
Passaremos agora ao desfile das canções interpretadas por Agnaldo Rayol . Esta bela peça narra a história de um pracinha da FEB que se apaixonara por uma bela italiana , nome intencional , talvez inspirada na criação de Leonardo da Vinci , a quem jura grande amor a “ MIA GIOCONDA “ .[ “ / Do dia que nascemos e vivemos para o mundo / Nos falta uma costela que encontramos num segundo / Às vezes muito perto desejamos encontrá-la / No entanto é preciso muito longe ir buscá-la / Vejamos o destino de um pracinha brasileiro / Partindo para a Itália transformou-se num guerreiro / E lá muito distante, despontar o amor sentiu / E disse estas palavras a uma jovem quando a viu: / Italiana, / La mia vita oggi sei tu / io te voglio tanto bene / Partiremo due insieme / Ti lasciar non posso più / Italiana / Voglio a ti piccola bionda / Ha il viso degli amori / La tue labbra son due fiori / Tu sarai mia Gioconda / Vencido o inimigo que antes fora varonil / Recebeu a F.E.B. ordem de embarcar para o Brasil / Dizia a mesma ordem: / Quem casou, não poderá levar consigo a esposa a esposa ficará / Prometeu então o bravo, ao dar baixa e ser civil: / Embarcarás amada, para os céus do meu Brasil / E, enquanto ela esperava lá no cais napolitano / Repetia estas palavras no idioma italiano /: Brasiliano , / La mia vita oggi sei tu / Io te voglio tanto bene/ Chiedo a Dio que tu venga / Ti scordar non posso più / Brasiliano, / Sono ancora tua bionda / Mi sposo hai lasciato / Questo cuore abbandonato /Che chiamasti di Gioconda / Di Gioconda / Di Gioconda / . “ ] .
A procura alucinada de um amor traduz enorme sofrimento para a pessoa apaixonada . Esta canção , que foi abertura da novela “ Terra Nostra “ , grande amor sofrido : “ TORMENTO D’AMORE “ . Martinio, tormento d'amore, / Il delírio / fa parte del cuore, / Un pianto bagna la bocca / E tanta la voglia di trovarti. / Dove sei, la fantasia, / La nostalgia, la mia mania. / I miei occhi turbati / Dal sole, dal vento, / Il tuo viso sereno l'incanta, / Che mancanza mi fai. / Ti voglio aver sempre con me, / Oggi ho sentito davvero che, / Non posso piu viver cosi / Per me tu sei sempre, / Il primo amore. / Dove sei io sempre qui / Innamorata ancora si. / Cantare per non morire, / Illudermi per non soffrire, / Parole, colore della vita / Sempre, sempre per te. / ( BIS ) / Felice é sognare con te, / Speranza é nata per questo che, / Il cielo é coperto di stelle / Ti guardo, ti voglio, ti amo. / ( BIS ) / . “ ] .
A reconstituição de um amor que se apaga com falta de compreensão, resultando em grandes desavenças entre o casal , é melhor não se concretizar . Esta bela canção , em uma amostragem desta afirmação , versa sobre uma enorme paixão entre dois sentimentos controversos em que ambos estão “ ACORRENTADOS “ . [ “ / Talvez fosse melhor se não voltasses / Talvez fosse melhor se me esquecesses / Voltar é começar a atormentar-nos / A querer-nos para odiar-nos / sem princípio nem final / Queremos um ao outro tanto tanto / Que amar entre nós dois é um martírio / Jamais suportarei a tua ausência / E num mundo de delírio / seguiremos sempre igual / Carinho como o nosso é um castigo / Se leva dentro d'alma até a morte / Minha vida necessita tua vida / e tu me necessitas muito mais / Por isso não teremos despedida / nem paz alguma há de consolar-nos / E toda essa dor há de encontrar-nos / de joelhos na outra vida / Frente a frente e nada mais / . “ ] .
Esta música é uma versão de Oswaldo Santiago que Agnaldo Rayol deu um toque brilhante com sua interpretação , fazendo-nos crer na credibilidade do amor , tema abordado em toda canção com muita expressividade lírica : “ CREIO EM TI “ . [ “ / Creio em ti / Ao ver que a Chuva Cai / E faz a flor nascer / Creio em ti / Pois sei que enquanto é noite aqui / É dia ali / Creio em ti / Porque me deste o riso e a dor / Me deste o amor / Creio em Ti / Creio em Ti / Se a paz sobre nós / Seu véu descer / Eu Creio em ti / Se a tempestade / A terra abalar / Eu creio em ti / Cada vez que neste mundo / Eu escutar / Alguém cantar / Alguém chorar / Direi, então / Creio em ti / . “ ] .
Esta canção é uma versão de Édson Borges composta por Carlos Almarán , interpretada com muito sentimento por Agnaldo Rayol . A música aborda uma grande dor pela perda de um amor , lamentando não ter sua paixão mais a seu lado , sendo expressa em um depoimento poético que é uma verdadeira e bela narrativa sobre “ HISTÓRIA DE UM AMOR “ [ “ / Já não estás mais ao meu lado, coração / E minh'álma está cansada de chorar / Sei que já não posso ver-te / Por que Deus me fez querer-te / Me fazendo sofrer mais / Sempre foste a razão do meu viver / Adorar-te foi a minha religião / Em teus beijos encontrei / O calor que era um brinde / Ao amor e a paixão / Esta é a história de um amor / Que aumentou o meu sofrer / Que me fez compreender / Todo o mal de querer / Tu me deste luz e vida / Destruindo-me depois / Oh! Que vida amargurada / Vivo só sem teu calor / Vivo só sem teu amor/ . “ ] .
Encerrando esta pequena amostra selecionada da galeria musical desse magnífico cantor , optamos por esta brilhante e conhecida peça . Agnaldo Rayol , maravilhosamente, interpretou a canção mais conhecidas em toda a extensão deste planeta que apresenta o tema mesclando sangue sol e amor em toda sua dimensão obra cujo compositor é Agustin Lara : “ GRANADA “ [ “ / Granada, tierra sonada por mi / Mi cantar se vuelve gitano / Cuando es para ti... / Mi cantar... hecho de fantasia / Mi cantar, flor de melancolia / Que yo te vengo a dar... / Granada, / Tierra ensangrentada / En tardes de toros... / Mujer que conserva el embrujo / De los ojos moros / De sueno rebelde y gitana / Cubierta de flores... / Y beso tu boca de grana / Jugosa manzana / Que me habla de amores / Granada manola / Cantada em coplas preciosas... / No tengo outra cosa que darte / Que um ramo de rosas... / De rosas de suave fragrância / Que le dieran marco / A la virgen morena / Granada / Tu tierra esta llena de lindas mujeres / De sangre y de sol / . “ ] .
Agora é a vez do outro AGNALDO : o TIMÓTEO . Agnaldo Timóteo nasceu em Caratinga – MG , no dia 16 de outubro de 1936 . Iniciou sua carreira cantando em programas de calouro na rádio local e também em Governador Valadares e Belo Horizonte, onde se tornou conhecido como o "Cauby mineiro". Mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a trabalhar como motorista da cantora Ângela Maria . Enquanto isso, continuava sua carreira e aos poucos tornou-se conhecido nacionalmente pela sua voz. Polêmico e sem papas na língua, iniciou uma atuação como político a partir de 1982 no PDT, quando foi o deputado federal mais votado da história do Rio de Janeiro .
Iniciaremos a seleção musical de AGNALDO TIMÓTEO por uma canção que explicita o sofrimento provocado pela paixão e com a certeza de que superará a ausência da amada e que com o tempo “ TUDO PASSARÁ “ . [ “ / Eu te dei meu amor / Por um dia / E depois sem querer te perdi / Não pensei que o amor / Existia / E também choraria por ti / Mas tudo passa tudo passará / E nada fica / Nada ficará / Só se encontra a felicidade / Quando se entrega o coração / Voltarei a querer / Algum dia / Hoje eu sei que não vou / Mais chorar / Se em mim já não há alegria / A esperança me ensina a gritar / Que tudo passa tudo passará / Que nada fica nada ficará / Só se encontra a felicidade / Quando se entrega o coração / . “ ] .
Com uma voz bem postada e segura , Agnaldo Timóteo faz bela interpretação de uma canção que versa sobre a insatisfação de uma noiva diante do altar , lamentando , em seus pensamentos , que o seu verdadeiro amor é quem deveria ali estar , e não quem vai ser o seu esposo : “ A NOIVA “ . [ “ / AAAAve Mariaaaaaaaaaaaaaaaaaa... / Branca e radiante vai a noiva, / logo a seguir o noivo amado. / Quando se unirem os corações, / vão destruir ilusões. / Aos pés do altar esta chorando, / todos dirão que é de alegria. / Dentro sua alma está gritando, / Ave Maria... / Chorará também, ao dizer o sim, / e ao beijar a Cruz, pedirá perdão. / E eu sei que esquecer não poderia, / se era outro amor a quem queria. / Aos pés do altar esta chorando, / todos dirão que é de alegria. / Dentro sua alma está gritando, / Ave Maria... / Ave Maria... / Ave Maria... / AAAAve Mariaaaaaaaaaaaaaaaaa./ . “ ] .
Esta canção foi composta por Roberto Carlos e ilustrada musicalmente pela maravilhosa voz de Agnaldo Timóteo , declarando , em seu conteúdo , um lindo sentimento amoroso somente para a pessoa amada , para que ninguém tenha conhecimento de sua louca paixão : “ MEU GRITO “ . [ “ / Se eu demoro / Mais aqui eu vou morrer / Isso é bom / Mas eu não vivo sem você / Eu não penso mais em nada / A não ser só em voltar / Vou depressa e levo o meu amor nas mãos / Para lhe dar / Já não durmo / Morro até só em pensar / E se canto / Só o seu nome quero gritar / Mas se eu grito todo mundo / De repente vai saber / Que eu morro de saudade / E de amor por você / Aí, que vontade de gritar / Seu nome bem alto no infinito / Dizer que o meu amor é grande / Bem maior do que meu próprio grito / Mas só falo bem baixinho / E não conto pra ninguém / Pra ninguém saber seu nome / Eu grito só meu bem. / . “ ] .
Devido à mutação comportamental do amor foi que , certamente , motivou a composição desta música , afirmando , em várias situações imutáveis , que o belo sentimento amoroso se perpetua na atitude eternizada do “ ÚLTIMO ROMÂNTICO “ . [ “ / Último / Sei que sou o último romântico / Sei que sou aquele que te pode dar uma flor / E sentir no teu olhar, pela expressão de sorrir e o tremor de suas mãos / Se me amas / Último / Último romântico do mundo / Que se enternece ao ver dois pombos numa praça / Beijando-se com graça / Num encontro inocente / Bem diante dessa gente / Indiferente a passar / Por que, se uma rosa é uma rosa, nasceu com o mundo / Eu devo mudar? / Por que, se o mar, sol e vento não mudam no tempo / Eu devo mudar? / Por que, se o amor é o amor e eterno no mundo / Eu devo mudar? / Por que, é que são tantas coisas, mudando e mudando / Amor, eu não sei / Último / Último romântico do mundo / Que se enternece ao ver / Um casal de namorados / Beijando-se abraçados / E ao perceber a gente / Se envergonhar depois / Como fazemos nós dois / Por que, se uma rosa é uma rosa, nasceu com o mundo / Eu devo mudar? / Por que, se o mar, sol e vento não mudam no tempo / Eu devo mudar? / Por que, se o amor é o amor e eterno no mundo / Eu devo mudar? / Lara... / Lara lara lara.... / . “ ] .
Agnaldo Timóteo expressa, com sua maravilhosa voz , um gênero musical identificado nos sentimentos do povo português que considera o fado uma canção que penetra na alma aliviando a dor e o pranto com a certeza de trata-se de um divino fenômeno : “ FOI DEUS “ . [ “ / Não sei / Não sabe ninguém / Porque canto fado / Neste tom magoado / De dor e de pranto / E neste tormento / Todo sofrimento / Que eu sinto na alma / Cá dentro se acalma / Nos versos que canto / Foi Deus / Que deu luz aos olhos / Perfumou as rosas / Deu ouro ao sol / E prata ao luar / Foi Deus que me pôs no peito / Um rosário de penas / Que vou desfiando / E choro a cantar / Que pôs estrelas no céu / E fez o espaço sem fim / Deu luto às andorinhas / Ai deu-me esta voz a mim / Se canto / Não sei o que canto / Misto de ternura / Saudade, ventura / E talvez de amor / Mas sei que cantando /Sinto o mesmo quando / Se tem um desgosto / E o pranto no rosto / Nos deixa melhor / Foi Deus / Que deu voz ao vento / Luz ao firmamento / E pôs o azul nas ondas do mar / Foi Deus que me pôs no peito / Um rosário de penas / Que vou desfiando / E choro a cantar / Fez poeta o rouxinol / Pôs no campo o alecrim / Deu flores à primavera / Ai deu-me esta voz a mim./ . “ ] .
O Cantinho Musical encerra esta bela demonstração de canções consagradas pela opinião pública na voz deste magnífico intérprete de nosso cancioneiro com esta linda peça musical . Com certeza, o maior amor na vida de Agnaldo Timóteo foi a sua querida mãe a quem, constantemente, tecia elogios e cantava com imensa emoção as músicas cujo tema era sobre amor materno . Esta bela canção, interpretada com bastante emoção , versa a respeito do filho que retorna ao aconchego de sua querida mãe , expressando liricamente um enorme sentimento oriundo de seu coração : “ MAMÃE , ESTOU TÃO FELIZ “ . [ “ / Mamãe, estou tão feliz. / Por que voltei pra você. / Alguma coisa me diz. / Que hoje eu volto a viver. / Penso feliz ao seu lado. / Viver distante por que. / Mamãe, só pra você eu cantarei Agora. / Mamãe, a solidão foi para sempre embora. / Essas palavras de amor que. / Digo nesta canção. / Creia, mãezinha querida,. / Nascem no meu coração. / Mamãe, a chama viva que me aquece é você. / Toda minha vida. / Eu só desejo ao seu lado viver. / Sinto tremer sua mão. / E a voz cansada falhar. / Ao me fazer um carinho ,mamãe. / Numa canção de ninar. / Sua cabeça esta branca. / Mais há luz em seu olhar. / Mamãe só pra você eu cantarei Agora. / Mamãe, a solidão foi para sempre embora. / Essas palavras de amor que. / Digo nesta canção. / Creia, mãezinha querida,. / Nascem no meu coração. / Mamãe, a chama viva que me aquece é você. / Toda minha vida. / Eu só desejo ao seu lado viver. / . “ ] .
“ FOI COM IMENSO CONTENTAMENTO QUE ESTE ESPAÇO MUSICAL SELECIONOU DOIS CANTORES QUE SE IDENTIFICAM COM OS GÊNEROS MUSICAIS E COM OS SENTIMENTOS ORIUNDOS DO CORAÇÃO . RAYOL E TIMÓTEO DESTACAM-SE QUANDO EXPRESSAM TEMAS AMOROSOS VIVIFICADOS EM SUAS ALMAS ! “