10/01/2018 às 13h32min - Atualizada em 10/01/2018 às 13h32min

80% dos leitores acreditam que vai haver grande renovação no Senado e na Câmara dos Deputados

Para 19% dos leitores o povo tem memória curta e apenas 1% acham que a maioria dos votos é comprada.

Estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) tornado público no dia 31 de dezembro de 2017, projeta um índice menor de renovação do Congresso nas eleições de 2018, abaixo da média de 49% dos últimos cinco pleitos.
 
As razões apontadas são: maior número de candidatos que vão tentar a reeleição; redução para 45 dias do tempo de campanha; base eleitoral já consolidada de quem tem mandato; maior poder de barganha dos atuais congressistas nas negociações com os partidos por tempo de TV e recursos do fundo eleitoral para financiar suas candidaturas.
 
Os analistas do Diap, entidade que há 34 anos observa o comportamento do Congresso, apostam no aumento do número de deputados federais que vão buscar a reeleição por um motivo: manter a prerrogativa de foro.
 
Para o Diap, a Lava Jato só terá efeito nas eleições de 2018 se os políticos começarem a ser julgados pelo Supremo antes da campanha. Caso contrário, terão o álibi de dizer que são inocentes.
 
Resumo da Operação Lava Jato

A Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que cumpriu mais de mil mandados de busca a apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina.

A operação teve início em 17 de março de 2014 e conta com 47 fases operacionais autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, durante as quais mais de cem pessoas foram presas e condenadas.

Investiga crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida.

De acordo com investigações e delações premiadas recebidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato, estão envolvidos membros administrativos da empresa estatal petrolífera Petrobrás, políticos dos maiores partidos do Brasil, incluindo presidentes da República, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senador Federal e governadores de estados, além de empresário de grandes empresas brasileiras. A Polícia Federal considera-a a maior investigação de corrupção da história do país.

Veja matérias relacionadas nos links abaixo:

http://leopoldinense.com.br/noticia/13100/deputados-bem-votados-em-leopoldina-estao-na-lista-dos-que-mais-faltaram-a-sessoes-em-2017

Dos 53 deputados federais eleitos em Minas, 18 tiveram acima de 100 votos em Leopoldina


https://www.youtube.com/watch?list=PL4fQwwgA67zJXDhrCZQ361d1ebnILJAu5&v=0gwmfQVzMeA

O Jornal Leopoldinense, sempre atento ao que acontece no país, resolveu submeter aos seus leitores a seguinte enquete> Você acredita que vá haver uma grande renovação no Congresso Nacional em 2018?

O resultado você vê no infográfico abaixo:


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »