01/04/2022 às 22h35min - Atualizada em 01/04/2022 às 22h35min

Agricultura familiar e artesanato como melhorar?

Paulo Lúcio Carteirinho
Feira de artesanato e Feira do produtor (Foto: Luciano Baía Meneghite e arquivo do jornal Leopoldinense)
No meu último artigo falei sobre como melhorar a economia da cidade. Chamei atenção para a questão da venda pela internet, que vem diminuindo o serviço de revenda na cidade. Apresentei propostas que visam investir na produção local.
 
No texto falo das feiras de agropecuária e de artesanato, porém, superficialmente, dessa forma, esse artigo visa aprofundar um pouco mais nesse debate.
 
A melhor solução para a agricultura familiar, assim como os artistas que produzem artesanato, seria a criação de um mercado próprio para isso. Como existe em Cataguases o Mercado Produtor, em Belo Horizonte o Mercado Central, assim como em diversas outras cidades. Até porque, quem produz quer vender seu produto, precisará de locais para isso.
 
Vale destacar que nem todos conseguem ter seu próprio comércio, dessa forma, dependem do setor público criar formas para comercialização.  Inclusive, o setor público costuma ajudar até quem têm condições financeiras. É muito comum as prefeituras cederem terrenos, deixarem de cobrar alguns impostos, fornecerem alguns tipos de serviços e vantagens que visam atrair empresas, gerando emprego e renda para a cidade.
 
Vimos isso recentemente, quando a prefeitura de Leopoldina fez uma campanha para tentar trazer a Cervejaria Heineken para cá. Mostrando uma série de vantagens que a cidade teria para fornecer. Assim como várias outras prefeituras fizeram.

Se podem ajudar as grandes empresas, fornecendo algumas vantagens e benefícios, de modo atraí-las, por que não ajudar os pequenos e médios produtores? Nesse sentido, o setor público pode muito bem criar um Mercado Produtor, Mercado Central ou outro nome que queiram dar, pensando nos produtores locais e com isso melhorar a economia da cidade.
 
Temos em Leopoldina um local excelente, que é o Parque de Exposição, que fica no centro da cidade, tendo um terreno imenso que é muito pouco utilizado, inclusive temo que um dia o mercado imobiliário se aproprie de parte desse local e construa prédios, pois normalmente é isso que acontece.
 
É bom destacar que o Parque de Exposição pertence a iniciativa privada, mas que tem muita ligação com o prefeito Pedro Augusto, que antes de assumir a prefeitura era o presidente da Cooperativa Leste, dona do parque.
 
Por que não apresentar um projeto no sentido de ceder, alugar, arrendar... uma pequena parte do Parque de Exposição de modo acomodar um mercado, que tenha tudo a ver com local, que é da área da agropecuária, inclusive tem até uma loja nesse sentido.
 
Deixando de lado essa ideia, que eu acho difícil, pois o local pertence a inciativa privada, pode-se pensar em fazer o mercado em outro lugar. Até lá, o jeito é continuar com as feiras, onde também apresento algumas propostas para seu melhoramento.
 
Notamos que recentemente teve mudança na feira de artesanato, que deixou de ser na Praça General Osório e passou para a Praça Felix Martins. Um dos motivos dessa troca foi a questão do espaço. De fato, a praça General Osório estava pequena para a feira. As barracas ficavam emboladas, uma em cima da outra, sendo difícil até transitar.
 
Na praça Felix Martins o que mais tem é espaço, a praça é enorme, porém, tem a questão do sol. Como a praça têm poucas árvores, as barracas ficam debaixo do sol, ficando insuportável ficar por muito tempo na feira. Inclusive, a prefeitura colocou música ao vivo, porém, poucos estão conseguindo assistir aos shows, pois além da questão do sol, a praça tem poucos bancos, alguns sem conforto algum. Convenhamos, ficar no sol, em pé, ouvindo música não é nada prazeroso.
 
Alguns sugerem que sejam colocadas tendas, o que ajudaria muito. Assim como passar a feira para a noite, o que é também uma ideia interessante. Porém, acho que temos outras soluções, como transferi a feira de artesanato para a Praça João XXIII, onde funciona a feira agropecuária.
 
Na minha opinião, ambas as feiras poderiam ser ali. A de agropecuária onde já está, na rua que dá acesso ao sinal, e a feira de artesanato poderia ficar na rua da Sol Neve até a farmácia Indiana, espalhando as barracas onde é o estacionamento, na rua e até na praça.
 
Esse local poderia virar um calçadão nos fins de semana. A partir de sexta-feira 19h fecham esses dois trechos da rua, que voltam a funcionar a partir das 6h da segunda-feira.  Além de atender as feiras, atenderá também o comércio local (bares e lanchonetes) , que poderão espalhar mesas,  tendas, colocar música ao vivo, usar a praça... como ocorre no Motorock, onde um dos palcos do evento é justamente nesse local, sendo pra mim melhor até mesmo que o palco principal, tendo em vista que a praça tem sombra, local pra sentar,  comércios, banheiro dos bares...
 
Alguns vão dizer que transformar esse local em calçadão vai prejudicar o trânsito, o que discordo, afinal, de sexta à noite a segunda de manhã, somente no sábado de manhã, sendo das 10h ao 12h, que tem um pouco de trânsito. No restante do dia não. Logo, por mais que cause algum impacto será muito pequeno.
 
Até mesmo vagas de estacionamento, são poucas vagas ali e que são usadas mais no sábado de manhã. O estacionamento privado que tem no local também não será prejudicado, já que poderá usar a rua que dá acesso ao Manera Mineira, que pode virar mão dupla no período que virar calçadão.
 
Juntando as feiras teremos muito mais movimentos, numa região que por si só já é movimentada, devido aos bares, shopping, lanchonetes e outros comércios. O local é mais arejado, tem sombras, inclusive a música ao vivo da praça é boa até mesmo para os bares, sendo um atrativo a mais para eles e não prejudica os músicos, que raramente tocam nesse horário, além do que, tendo música ao vivo da praça fará com que outros bares coloquem também, de modo atrair o público, com isso o músico poderá ter até mais espaço.
 
Tais ideias que apresentei, assim como ideias de outras pessoas, são no sentido de melhorar o que já é bom.  Deixo destacado que as feiras são boas, pois alguns podem entender que ao apresentar algumas ideias faz com que eu ache que as feiras são ruins, não são. Aproveito para parabenizar a prefeitura e os feirantes, apenas acho que podemos melhorar.  
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »