03/07/2022 às 16h36min - Atualizada em 03/07/2022 às 16h36min

Grupo Pérola Negra, uma joia de Leopoldina!

Paulo Lúcio Carteirinho
O grupo Pérola Negra é sem dúvida uma das maiores joias de Leopoldina (Foto: Instagram/Alexandre Carlos)
O grupo Pérola Negra é sem dúvida uma das maiores joias de Leopoldina e na cerimônia de inauguração da 84° exposição agropecuária deu mais um belo espetáculo, tanto na dança, quanto na questão social.
 
Estive presente no evento e como de costume só vi gente branca. Presidente da cooperativa e da associação, prefeito, membro do governo do estado, secretários municipais, vereadores, representante de banco, empresários, além de suas esposas e filhos. Quase todos brancos. Muitos até mesmo de uma mesma família, o que até parecia um encontro familiar.
 
Boa parte desses homens brancos, donos de fazendas, agropecuaristas, fizeram questão de citar seus feitos e de suas famílias. Alguns foram mais além, fizeram campanha política, dizendo que deveríamos votar em quem produz, em quem pensa na agropecuária. A velha política coronelista.
 
A cerimônia de inauguração da agropecuária se reduz a isso, gente branca discursando para gente branca, rico discursando pra rico. Até que veio o grupo Pérola Negra para mostrar que a sociedade é formada por pobre, trabalhador e negro.
 
Uma das músicas que apresentaram fala por si. Eles dançaram a música Herdeiros, do grupo Roda de Bamba, que conta sobre os escravos que trabalharam nas lavoras. Vale lembrar que num período da história, Leopoldina foi uma das cidades mineiras que mais teve escravos.
 
Diz a música: “Ô, na lavoura meu avô sofreu. Vovó chorou quando zumbi morreu. Oh meu velho pai, essa memória que de mim não sai. Foi na senzala que aprendeu a amar”.
 
A apresentação do grupo Pérola Negra foi sem dúvida um tapa na cara da sociedade que insiste em esconder a escravidão no Brasil, além de esquecer daqueles que trabalham nas lavouras. Enquanto muitos estavam preocupados em enaltecer seus feitos e de suas famílias, o grupo Pérola Negra lembrou daqueles que trabalham nos campos. Ao falar de Zumbi, senzala e os trabalhadores das lavouras, o grupo Pérola Negra fala por todos aqueles que trabalham. Infelizmente, esses não discursam nas cerimônias, não recebem homenagens, placas, condecorações...   São invisíveis, mas que ganharam destaque na apresentação do grupo Pérola Negra. A apresentação foi de arrepiar. Parabéns a todos os envolvidos.


 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »