24/12/2022 às 19h12min - Atualizada em 24/12/2022 às 18h58min

Rodrigo Pimentel é o novo presidente da Câmara

Paulo Lúcio Carteirinho
Queijinho, Rodrigo, Gilmar e Carlos André (Foto: Câmara Municipal de Leopoldina)
Rodrigo Pimentel foi eleito por unanimidade novo presidente da Câmara. Compõem a mesa diretora além dele: seu primo Gilmar Pimentel vice-presidente, Carlos André primeiro secretário e Queijinho segundo secretário.
 
A vitória da chapa de Rodrigo não me causou surpresa. Conforme havia falado antes, ele era um dos favoritos. Tinha a seu favor a experiência de estar no segundo mandato, mas outras coisas o favoreceram, como a tradição política de sua família, que nesse mandato está muito forte, tanto que o vice-presidente da Câmara é seu primo, Gilmar Pimentel. Ou seja, está tudo em casa. Os Pimentel comandam a Câmara.  
 
Eles contam também com o cargo de vice-prefeito, ocupado por Totonho Pimentel, primo de Rodrigo.  O apoio do primo foi fundamental para que ele tivesse apoio do governo, dessa forma, podemos dizer que Rodrigo foi o candidato do governo.
 
Essa aproximação com o governo Pedro ocorreu bem antes da eleição da mesa diretora, ocorreu no período eleitoral quando Rodrigo apoiou a candidatura de José Eduardo Junqueira Ferraz, sobrinho do prefeito Pedro Augusto.
 
Resta saber o quanto essa aproximação com o governo o afetará, tanto na direção da Câmara quanto seu futuro político.  Rodrigo atualmente está filiado no PV que está federado com PT e PCdoB. Esses partidos são obrigados a caminharem juntos em 2024. Rodrigo continuará no PV? Ele já esteve junto com Breno Colli, inclusive foi seu vice em 2016. Em 2020 caminhou com Ricardo Paf Pax. E em 2024, apoiará quem?
 
Esse debate será feito em abril de 2024 quando a janela partidária for aberta e os políticos com mandato vão poder trocar de partido. Até lá, Rodrigo estará focado nos trabalhos da Câmara. Espero que ele consiga fazer uma boa gestão, inclusive, fazendo o povo participar da Câmara. É inaceitável na Casa do Povo o povo não participar.
 
Para fazer o povo participar a primeira coisa a ser feita é voltar com o horário das sessões à noite. Ao colocar as sessões para a tarde, horário de trabalho, os vereadores afastaram ainda mais o povo. Essa mudança de horário tem que ser revogada. Além disso, espero que seja colocada em prática a Tribuna Livre, permitindo que qualquer cidadão de Leopoldina possa falar na Câmara.
 
Os vereadores deveriam ter vergonha de ver o plenário vazio e tentar criar maneiras de fazer o povo ir nas sessões. A Câmara de Leopoldina é uma das poucas onde o povo não pode falar.  Até pode, mas é cheio de regras que limitam a participação popular. Isso tem que ser mudado. Rodrigo como advogado sabe o quanto a participação popular contribui para a democracia. 
 
Aproveito para desejar boa sorte para Rodrigo e todos da Mesa Diretora.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »