25/03/2023 às 20h26min - Atualizada em 25/03/2023 às 20h09min

Eleições 2024: poucas emendas parlamentares

Paulo Lúcio Carteirinho
 Ano que vem é ano de eleição, ano que a cidade ficará mais bonita. Teremos obras para tudo que é lado, meios-fios pintados, ruas capinadas, limpas e  sem buracos... Não que o prefeito Pedro Augusto não esteja fazendo  isso, está sim, porém, sabemos que ano de eleição fará muito mais de olho nos votos.

Além da base do governo,  a oposição também irá contribuir para o desenvolvimento da cidade. Uma das formas para isso é através das emendas parlamentares de deputados e senadores.  É justamente isso que quero tratar nesse texto.
 
Para que as emendas cheguem ano que vem é necessários que elas,  sejam inseridas no orçamento nesse ano. Como todos sabem, o orçamento de 2024 é feito em 2023.  Por isso esse ano é importante. Sabendo disso, lideranças políticas começam peregrinação a Brasília e Belo Horizonte atrás de emendas. Mas não será nada fácil consegui-las, devido o resultado das eleições de 2022. Vale destacar que tivemos em 2022 várias candidaturas locais, quatro no total: duas para deputado estadual (Robertinho – filho do ex-prefeito Zé Roberto -  e Pastor Heloyr) e duas para deputado federal (José Eduardo –sobrinho do prefeito – e Rogério Suíno.
 
Os candidatos locais foram bem votados na cidade. Robertinho teve 56,9% e José Eduardo 44,5%. Somando com outros candidatos locais, os candidatos daqui tiveram cerca de 60% dos votos da cidade. Esse bom resultado só aconteceu devido diversas lideranças locais terem apoiado os candidatos daqui. Alguns acreditando na possível vitória e outros apenas querendo ficar bem com o prefeito e a população.  
 
Ao apoiar os candidatos locais as lideranças políticas daqui deixaram de apoiar candidatos de fora. Dessa forma, hoje essas lideranças estão com dificuldades de trazer recursos para a cidade. Afinal, na política vale a frase do filme Tropa de elite: quem quer ri, tem que fazer rir”.
 
É assim que funciona a política. Os deputados e senadores eleitos mandam recursos para cidades as quais teve votos e apoio. Inclusive, se os candidatos daqui ganhassem fariam o mesmo. Alguém acha que se eleito Robertinho e José Eduardo mandariam recursos  para cidades do Sul, Norte, Triângulo, Capital... locais onde não tiveram votos e apoio? Claro que não! Eles mandariam recursos para Leopoldina e cidades da Zona da Mata, inclusive,  as campanhas deles foram nesse sentido: a Zona da Mata precisa fazer deputados para conseguir recursos.
Quem votou e apoiou candidatos locais acreditando que estaria ajudando trazer recursos para a cidade hoje percebe que fez justamente o contrário. A cidade não está recebendo recursos devido justamente a essas candidaturas. Quero deixar claro que não sou contra candidaturas locais, apenas faço uma análise política do que essas candidaturas  representam hoje para a cidade e como isso afetará nas eleições de 2024.
 
Algumas lideranças locais até apoiaram candidatos de fora, mas alguns não foram eleitos. É o caso do grupo do Ricardo da Paf Pax que apoiou o deputado federal Júlio Delgado que ficou de fora e com isso vem tendo dificuldades de trazer recursos para a cidade. Até pouco tempo esse grupo era um dos que mais conseguia recursos para Leopoldina. Agora terá que se reinventar, até porque, política se faz com eleitos.  
 
Algumas daqui  até votaram e apoiaram candidatos que foram eleitos, porém de forma ideológica, como o deputado mais bem votado do Brasil, que dificilmente irá mandar recursos para cá, já que seu mandato está mais preocupado em fazer espetáculos midiáticos atrás de curtidas nas redes sociais como discursar no plenário da Câmara com peruca, passando-se como mulher e atacando a comunidade LGBTQIA+.
 
Hoje quem mais consegue trazer recursos para a cidade são as lideranças do PT, até porque pela boa votação que tiveram na cidade e região. Com destaque para o deputado estadual Betão (segundo deputado mais bem votado na cidade)  e deputado federal Patruz Ananias (sexto deputado mais votado na cidade), que inclusive  conta com a assessoria da Carina, esposa do ex-vereador Oldemar Montenari, além do apoio do vereador Edvaldo,  da (ex-)candidata a prefeita Cláudia Conte e de outros companheiros.
 
Esse grupo vem conseguindo muitos recursos para a cidade nos últimos anos: viaturas para a polícia, equipamentos para os Bombeiros, Conservatório, UEMG, Hospital, Asilo, APAE, escolas, quadras... . Para o ano que vem muitos outros recursos virão,  até porque o PT voltou a comandar o governo federal e ajudará muito Leopoldina, isso se o prefeito quiser e souber fazer essa aproximação.
 
Com lideranças locais sem muito prestígio político, tendo que mendigar emendas, - o que me faz lembrar da fala de um secretário do governo Pedro que criticou as emendas, será que ele está feliz com a cidade recebendo menos recursos? -  fará com que as eleições de 2024 fiquem  mais interessantes, com pouca intervenção externa. Estarão mais abertas, já que muitas lideranças não conseguirão fazer política com as emendas e terão que arrumar outras formas de convencer os eleitores que eles estão contribuindo para o desenvolvimento da cidade.  Fazer eleição sem ter muito o que mostrar não será nada fácil para alguns. Mas para alguns isso não é problema, já que compram votos. Espero que a população não caia nesse discurso vazio e vote em quem de fato vai ajudar a cidade e não em quem está interessado em ficar quatro anos recebendo.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »