10/06/2023 às 16h24min - Atualizada em 10/06/2023 às 16h24min

Zé Ricardo?

Paulo Lúcio Carteirinho
Zé Roberto e Ricardo Paf Pax ( Facebook Ricardo Paf Pax)
Uma foto publicada pelo Ricardo Paf Pax ao lado do ex-prefeito Zé Roberto agitou os bastidores políticos. A princípio foi apenas uma conversa informal entre os dois, como diz a legenda da foto, Zé Roberto visitou Ricardo, tomaram café e bateram uma prosa.
 
Mas essa foto abre brecha para outras interpretações. Afinal, estamos nos aproximando do período eleitoral e muita gente está se articulando. No meu último artigo, por exemplo, citei a ida de Pachá para o MDB, que não foi atoa, pois ninguém resolve presidir um partido sem ter algum projeto político por de trás,  da mesma forma, ninguém tira uma foto sem ter algum interesse nela.
 
Não vejo essa foto como algo casual, apenas uma visita para um café e prosa, até porque, esses dois grupos vêm mantendo aproximação entre si faz tempo.  Vale destacar que Ricardo apoiou a candidatura de Robertinho, filho do Zé Roberto, para deputado estadual. Dessa forma, essa foto mostra um pouco disso, essa aproximação entre esses dois grupos. O que é compreensível, já que ambos hoje fazem parte da “oposição”, sendo duas grandes lideranças que  se preparam para as eleições do ano que vem e as conversas tendem a girar em torno deles. Nesse momento os pré-candidatos e grupos tentam conseguir apoio, logo, veremos mais fotos como essa.
 
Está claro que Zé Roberto tenta conseguir apoio de Ricardo, que por sua vez tenta conseguir apoio do Zé Roberto, já que ambos, ao meu ver, são pré-candidatos. Zé Roberto por questões óbvias, foi cinco vezes prefeito, e Ricardo por ter ido muito bem na última eleição. Um sabe da força do outro e com certeza vão querer apoio um do outro, quem sabe caminhar juntos.
 
Agora não é algo tão simples juntá-los. Terá que ter muito mais conversas e café, afinal, tanto Zé Roberto quanto Ricardo devem querer ser candidato a prefeito e acho muito difícil um deles abrir mão, principalmente Zé Roberto que já foi prefeito 5 vezes e acho muito difícil ele querer ser vice de alguém. Seria ao meu ver um retrocesso para ele, que acostumou mandar. Talvez esse papel de vice se encaixe melhor em Ricardo, mas ele não vem demostrando querer ser vice. Toda vez que conversei com ele, pessoalmente, deixou claro que é pré-candidato a prefeito e que não pretende desistir.
 
Tem um ditado que diz: dois bicudos não se beijam. Mas nesse caso, Zé Roberto tem um trunfo, que é seu filho, Robertinho, que pode vir a representar o grupo do pai, tanto como candidato a prefeito como  vice, caso Zé Roberto perceba que seu nome venha enfrentar rejeição, até porque, ele sabe que além do grupo do Ricardo terá que atrair mais gente da oposição e não será tão simples, já que muitos da oposição ao governo Pedro  foram oposição ao seu governo e acho muito difícil alguns aceitarem o retorno dele. Muitos podem não querer associar sua imagem a ele, lançando candidatura própria, dividindo assim a oposição ou até mesmo apoiar o governo.

Zé Roberto conhece bem o jogo político e vem fazendo sua parte,  aproximando de outros grupos, vendo possibilidades de compor chapa. Ricardo também, apesar de novo na política vem mostrando ser um bom articulador.  Por quanto as conversas entre esses grupos estão indo bem, como mostra a foto. Agora, vão ter que colocar mais gente nessa foto se quiserem ganhar do Pedro. Essa é a primeira foto de muitas. Vamos aguardar novas fotos. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »