19/06/2023 às 08h59min - Atualizada em 19/06/2023 às 08h59min

Zé Roberto em xeque!

Paulo Lúcio Carteirinho
Quem lê meus textos sabe que gosto de falar de política, fazer análise de conjuntura. Isso faz com que eu receba muitas perguntas. A  pergunta que mais recebo ultimamente é a seguinte: “Zé Roberto será candidato a prefeito”?

Venho respondendo que sim. Para mim Zé Roberto virá candidato, pois essa eleição é de extrema importância para ele, pois seu legado, de mais de 20 anos de  prefeito,  está em jogo, tendo em vista que seu último governo foi muito ruim, devido a vários fatores que explicarei mais adiante,  além do que,  o  governo Pedro está sendo muito bom, inclusive alguns chegam a dizer: “Pedro é o melhor prefeito dos últimos 20 anos”; alguns vão mais além: “Pedro é o melhor prefeito de todos os tempos”; “Pedrão das massas”. Acredito que isso deve perturbar Zé Roberto, dessa forma, talvez ele venha candidato para defender seu legado.

Ele até fez uma revista mostrando seus feitos, inclusive recebi das mãos dele um exemplar. Tenho até hoje.  Agora, pouca gente teve acesso a essa revista,  muitos que receberam nem devem lembrar do conteúdo dela,  a revista deve está guardada num canto ou até mesmo ter parado no lixo. Dessa forma, Zé Roberto vai precisar  muito mais que uma revista para defender seu legado e a melhor forma é disputando uma eleição, onde ele poderá mostrar tudo que fez e o que pretende fazer.   Somente ele poderá defender seu legado, nenhum outro candidato será capaz de fazer isso, nem mesmo seu filho Robertinho.

Por isso eu acredito que Zé Roberto venha candidato, de modo a recuperar sua reputação, mostrando tudo que fez e vamos ser sinceros, ele  fez muita coisa. Deixo claro que não estou aqui defendê-lo,  até porque não sou eleitor dele, inclusive,  nunca votei nele, mas tenho que reconhecer que muita coisa foi feita no governo dele. Afinal, ele não ganhou cinco eleições atoa. O grande problema é que o povo tem memória curta. Na verdade, o povo até lembra, mas das coisas ruins, das coisas boas não. Como o último governo do Zé Roberto foi ruim, fica essa lembrança negativa do Zé Roberto, a qual eu acredito que ele tentará consertar.

O último governo do Zé Roberto foi muito ruim devido a vários fatores. Primeiro pelo avanço das ideias liberais, as quais fizeram  o Brasil mudar de rumo, deixando de lado a política do Bem Estar Social e adotar a política do Estado Mínimo, que foi horrível para nós, principalmente, para governantes que passaram a ter menos recursos.

Essas ideias liberais começaram no segundo  governo Dilma, que se viu obrigada a agradar o Congresso eleito em 2014, sendo muito mais a direita, conservador e liberal. Isso fez com que Dilma nomeasse Joaquim Levy  ministro da Fazenda. Levy começou a cortar investimentos e  políticas públicas  reduzindo o tamanho do Estado afetando a economia negativamente. Isso só piorou a situação de Dilma que acabou sofrendo o impeachment. Temer assumiu  e também foi  obrigado a  manter essa política de Menos Estado, criando inclusive o  Teto de Gastos, impedindo gastos (investimentos)  por 20 anos.

O Teto de Gastos fechou o cofre da União, com isso as  prefeituras passaram não contar mais com recurso federal. Isso afetou o governo do Zé Roberto que sempre governou com recursos da União, onde fez mais de 900 casas populares, Farmácia Popular, SAMU, PSFs, UPA, Saneamento Básico com dinheiro o PAC, creche,  quadras de esporte.... .Depois da política do  Teto de Gastos os recursos federais pararam de vir. Muito mal algumas poucas emendas parlamentares.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »