26/06/2023 às 14h33min - Atualizada em 26/06/2023 às 14h33min

Oh Minas Gerais!

Bernardo Guedes
O sotaque cantado do mineiro é realmente encantador. E agora ficou comprovado em pesquisa por ser o mais charmoso do Brasil. Além de fazer a leitura corporal das pessoas, gosto de apreciar como elas falam e o mineiro tem um jeito doce de se expressar.

Deus me deu a oportunidade de conhecer cada canto desse estado que tem tamanho de país, em suas mais diferentes regiões. Há a influência sim dos estados que têm mais proximidade, mas nossa gente não abre mão de conservar seu hábito de falar como razão de pertencimento.

Seja o mineiro com expressões cariocas da zona da mata, o com expressões paulistas do sul, o com expressões baianas do norte ou com expressões raiz da região central, nosso sotaque também é patrimônio nacional e motivo de orgulho para quem carrega no sangue ou coração a relação vivida com esse estado.

Entre nós mesmos é difícil essa percepção. Mas ao conversar com os irmãos de outros estados fica ainda mais evidente esse nosso carisma. Um conceito que levamos para aonde vamos somados à cultura que desenvolvemos em nossas lindas paisagens.

Sou suspeito para falar, pois adoro uma boa prosa acompanhada de um café com ou sem açúcar, seja com um pedaço de queijo ou uma broa de fubá. Melhor ainda nessa época de inverno como forma de contemplar o pôr do sol em céu avermelhado, que já adianto aqui em Leopoldina, princesa da Zona da Mata, é exuberante.

Nossas falas ficam ainda mais bonitas com nosso jeito acolhedor de receber, como alguém que solicita informação e é respondido com nossas palavras abreviadas ou arrastadas, que inovam o português. A história de tudo que vai sendo construído no nosso estado é traduzida ano a ano através desse vocabulário que incorpora um misto de sensações. Oh Minas Gerais, quem te conhece não se esquece jamais!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »