22/12/2023 às 23h33min - Atualizada em 22/12/2023 às 23h33min

NATAL = SOLIDARIEDADE

Edson Gomes Santos
Mais um Natal se aproxima e como sempre ocorre, ruas e comércio plenos de pessoas às compras de presentes, ornamentos e produtos para as ceias natalinas familiares e também nesta época emerge fortemente o sentimento de solidariedade, que as pessoas buscam de alguma forma o praticar.

É perceptível que a cada ano que passa mais materializada fica a data natalina, parecendo-me que o motivador da data vai ficando cada vez mais relegado a planos secundários.

Uns com “muito”, outros com menos, muitos com pouco, as desigualdades ficam escancaradas quando comparamos as capacidades financeiras nos estratos socioeconômicos.

Ainda assim, infiro, o sentimento solidariedade emerge em todos os estratos sociais, revelando que o ser humano consegue, ainda que restrito período natalino, praticar tal sentimento e celebrá-lo em 25 de dezembro.

Anos atrás assistindo a Escolinha do Professor Raimundo, ouvi o humorista Lúcio Mauro declamar o poema Eu não gosto de você, Papai Noel, autoria de Aldemar Paiva e pus-me a pensar nas diferenças, carências, necessidades e atitudes dos diferentes estratos sociais.

Reli o poema e a realidade ali retratada é de fazer o leitor, sensibilizado, verter lágrimas.

Comecei a divagar e utopicamente imaginar:

No dia de Natal, durante as comemorações – familiares, religiosas, fraternais - pessoal ou conjuntamente estabelecermos que durante os próximos 364 dias praticaremos irrestritamente a solidariedade conforme transmitido pelo “motivador” da data.

Ao término daquele período de 364 dias estaremos em outro dia de Natal, ocasião em que faremos o “balanço” das nossas práticas, eliminaremos falhas e repactuaremos mais outro período de solidariedade plena.

Aí, teríamos 364 solidários dias em que distribuímos, recebemos e retribuímos solidariedade, aquele sentimento que Jesus Cristo pregou, ensinou e praticou, há mais de 2000 anos.

E vocês, Prezados Leitoras e Leitores, que acham da ideia de vivermos 364 dias de Natal-Solidariedade e nos dias 25 de dezembro podermos comemorar aquele precioso ano para nós e nossos Irmãos em Essência... e iniciarmos um novo e solidário período?

Então, nesta oportunidade e abraçando cada um de vocês, festejemos um FELIZ NATAL, cujos eflúvios de AMOR rejam o Ano Novo de 2024... POIS NÓS FIZEMOS E FAZEMOS POR MERECER.       



 
                                                                                                         
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »