24/03/2024 às 08h35min - Atualizada em 24/03/2024 às 08h35min

UNIDOS DOS PIRINEUS - 70 ANOS – Carnaval 2024

Edson Gomes Santos
Através de pessoa amiga, soube que a Unidos dos Pirineus completa 70 anos de atividades neste ano, originada nos ideais dos seus fundadores e perpetuada através das gerações seguintes, sendo que ideais são como frondosas árvores, nascem de “sementes selecionadas” lançadas à terra já preparada para recebê-las, exigem rega para sobrevivência, fortalecimento, além do acompanhamento constante para existências plenas, sadias, úteis e, sobretudo, VIVAS.

Lembro-me de lá passar nos dias em que havia música ao vivo – anos 68/71 – para curtir cervejas e salgados – e o sinal de boas-vindas a todos os presentes era o sempre sincero e amável sorriso do presidente da Casa, Licínho da Prefeitura e a música que lá animava as noites dançantes - parece-me – era de conjunto composto por jovens “crias” da Unidos.

Mudei-me de Leopoldina em 1971 e desde então não acompanhei as atividades da Unidos, situação alterada a partir de 2009, quando passei a retornar mais amiúde a Leopoldina e saber sobre as mais diversas atividades socioculturais desenvolvidas na cidade.

Desta vez resolvi visitar a Sede Social da Unidos e, infelizmente, deparei com suas instalações em estado calamitoso, necessitando de reformas nos instrumentos, melhorias e recuperação da parte de alvenaria, e, principalmente de aporte de R$, quer em contribuições pessoais, quer oriundos de Órgãos Públicos, entidades culturais, de empresas, enfim, a Unidos necessita de APOIOS FINANCEIRO e SOCIAL, para resgate da sua importância e dignidade sociocultural. até porque tive notícias de haver uma Comissão de Voluntários trabalhando para o reerguimento da UNIDOS DOS PIRINEUS... e conseguirão!!!

CARNAVAIS – Através do jornal Leopoldinense acompanhei carnavais, vi que os blocos carnavalescos, quer familiares, caricatos, descamisados e outras vertentes mais estão VIVOS, ativos e operantes, revigorando os festejos, injetando alegria e ânimo, ativando comércio e serviços, enfim, engrandecendo a cidade com eventos atrativos e de qualidade.

Os bonecos dos mais diversos personagens do universo momesco leopoldinense são um espetáculo à parte, aliando-se àqueles já famosos de Olinda no sentido de homenagear personalidades que se destacam nos folclores carnavalescos ou não, perpetuando-as.

CARNAVAL 2024 – Não me recordo da última vez em que estive em Leopoldina curtindo um período carnavalesco e neste ano lá estive... e valeu a pena!!!

Animação total lá na Getúlio Vargas, ruas movimentadas, fantasias, fantasiados e fantasiadas, batuques, enfim, ambiente festivo, porém, na Praça do Urubu fiz “meu pouso” durante os quatro dias e lá curti o movimento alegre, descontraído, familiar, crianças brincando, pais participando, revendo pessoas amigas que há muito não nos encontrávamos, trazendo à memória meus tempos idos em Leopoldina.

No último dia houve o desfile da Unidos dos Pirineus, gente animada, bonecos nos olhando “de cima”, bateria cadenciada, fantasias caricatas, camisas-abadás” da Unidos enfeitavam e identificavam os amantes da Unidos dos Pirineus, enfim, um animado e glorioso encerramento dos festejos deste ano de 2024. 

Pois é... assim foi.  Aqui registro... e até 2025!!! 
                                                                                                     Edson Gomes Santos, fev/2024
                                                                                                                           
    
 
                    
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »