09/03/2024 às 16h41min - Atualizada em 09/03/2024 às 16h41min

ESQUERDA E DIREITA

Edson Gomes Santos
Sinistra e destra em latim, sendo “esquerda” vinculada ao negativo, ao maléfico/ruim, pois ainda hoje eventos trágicos são nominados SINISTROS.

Nos países árabes e islâmicos a mão esquerda, sinistra, é considerada impura e jamais deve ser utilizada para cumprimentos, alimentação ou passar objetos.

Quando da concepção humana imagino inexistir meio de se definir se aquele ser será destro ou canhoto portanto entendo que tal condição pode ser considerada genética.

Tal condição genética é-me familiar pois tive avô materno canhoto, tendo ele inúmeros sobrinhos canhotos; tenho filha e sobrinha canhotas; três outros familiares “destralizados” ou seja, tiveram suas tendências manuais naturais canhotas inibidas e alteradas; e, às vezes, percebo ser “potencial” canhoto ante habilidades que tenho com a minha “sinistra”, para determinadas atividades.

Sendo destra a maioria dos humanos, canhotos vivenciam “desvantagens” como discriminação, falta de objetos adaptados como tesouras, cadeiras escolares, cadernos com espiral, teclado de computador, etc., mas têm “vantagens” ao serem mais imaginativos, têm melhor raciocínio quanto ao processamento de informações, com destaque quanto à condução automotiva, atividades desportivas e destreza em jogos de vídeo.

Certa feita numa reunião, o palestrante, meu amigo e ex-pastor evangélico, foi instado a abordar politicamente sobre os conceitos de “esquerda” e “direita”, ao que ele respondeu:

[...] a Vida é resultado da constante busca do equilíbrio - físico ou não - pois sem equilíbrio a Vida é impossível e esta é resultante da “média” dos prós e contras dos dia-a-dia.

Imaginemos o Rio São Francisco, lá na Serra da Canastra na sua nascente, onde ele é nada mais nada menos do que um “olho d’água”... uma “ideia” de rio e nem toda “ideia” se torna realidade se àquela “ideia” não forem agregadas “ideias” complementares.

Durante seu percurso de 3.000 quilômetros a ele se agregam 168 afluentes, outras e novas “ideias” de rios [plenas de outras “ideias”] à “ideia” Rio São Francisco, tornando-o cada vez mais forte, imponente e importante a cada nova “ideia” de rio incorporada, até passar pelos estados de Alagoas e Sergipe, como divisa estadual, desaguando no Oceano Atlântico, “universo” repositório de todas aquelas “ideias”.

Dá para imaginar afluindo à “ideia” Rio São Francisco somente “ideias” de rio da margem esquerda?... ou somente da margem direita?... num cálculo simplista, ele teria somente a metade do seu caudal e, claro, metade da importância que o conjunto de TODAS  as “ideias” de rio poderiam agregar, proporcionar e enriquecer o universo repositório onde ele deságua.

A Natureza é equilíbrio; a Vida é equilíbrio; todas as atividades executadas pelos humanos exigem equilíbrio, assim como as construções, fórmulas e composições físico-químicas, objetos, cultivos agropecuários, relações pessoais, interpessoais, internacionais, pois o macrocosmo, o Universo, as estrelas, as galáxias, são o exemplo-mor do EQUILÍBRIO.

... e na política?

  ... continua
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »