15/02/2024 às 09h39min - Atualizada em 15/02/2024 às 09h39min

Enfim 2024...Agora vai!!!

Helenice Fonseca
O final de cada ano é marcado pelas festas de Natal e Ano Novo, regado a presentes, ceias, churrascos, brindes e felicitações! Encerramos o ano fazendo um “balanço” e iniciamos outro desejando prosperidade para nós e para todos a nossa volta, em todos os sentidos. Nos últimos 15 dias do ano, tudo gira em torno deste clima de festejos. Comércios lotam, estradas lotam, clubes lotam, praias lotam, enfim... há toda uma movimentação característica desta época. Chega a ser estafante (pelo menos para mim). Vou ficando cheia deste clima que parece não ter fim. Fora que as vezes bate um banzo, uma melancolia, uma tristeza pelos mais variados motivos. Uma das coisas que me causa muito incômodo nesta época é o excesso, seja de comida, de bebida, de extravagancias, de presentes, tudo isto confrontando muitas vezes com a escassez de tantas famílias em situações mais precárias. Enfim, é um período que fico bem feliz quando passa!

Em seguida entramos no janeiro – o mês suspenso! Sim, tudo é suspenso, adiado e postergado para depois do carnaval. O ano começa em janeiro só no calendário. A primeira semana é de ressaca a base de sonrisal e bicarbonato de sódio para ajudar a digerir tanta comilança e bebedeira da semana anterior. A segunda e terceira semanas é para trocar presentes nas lojas, realocar as crianças que estão em férias escolares, despedir dos parentes que vieram para as reuniões familiares, tomar pé da realidade dos dias sem festas e sem ressaca, reorganizar a rotina da casa e da vida. E, por fim, a última semana que já é véspera de carnaval – mais festa, churrascada, cervejada etc.

Em janeiro nada é decidido. Ninguém coloca a saúde em dia em janeiro. Médico e dentista, só se for de urgência. Reforma da casa em janeiro? Nem pensar! Atividade física ou mudança de hábitos em janeiro? Não rola! Fazer as pazes com o parente brigão do Natal sob o sol de janeiro? Não convém, ainda é cedo demais, é melhor deixar passar o carnaval para evitar mais uma briga. Empreender em novo negócio? É loucura (pra não dizer suicídio)!  Nem vou falar sobre iniciar a tal dieta! O mês de janeiro só existe para esperar o Carnaval chegar.

Aí chega o Carnaval, 4 dias (ou mais) de pura folia. E, entre fantasias, máscaras, confetes e serpentinas, vamos encerrando um ciclo e nos preparando para começar o Ano Novo para valer. O carnaval é o último suspiro da suspenção geral, depois dele não vai ter desculpa! Na Quarta-Feira de Cinzas acaba a brincadeira, é imperativo!

Penso que o habitual “feliz ano novo” do réveillon cairia bem melhor no carnaval! Portanto, Feliz 2024 com prosperidade, saúde e disposição para encarar o novo ciclo. Agora vai!!!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »