19/08/2023 às 16h32min - Atualizada em 19/08/2023 às 16h18min

“Companheiro” Pedro!?

Paulo Lúcio Carteirinho
*Montagem feita a partir de fotos publicadas no Instagram do prefeito Pedro Augusto
 Quem acompanha as redes sociais do prefeito Pedro Augusto deve ter notado que ele apagou a foto que tinha ao lado de Bolsonaro e vem postando ultimamente várias fotos ao lado de lideranças políticas da esquerda.

Vira e mexe o Pedro Augusto está ao lado de alguma liderança da esquerda. Seja local, com destaque para o ex-vereador Oldemar Montenari e o atual vereador Edvaldo; quanto regional, com destaque para os deputados federais  Patrus Ananias (que inclusive é primo de sua esposa), Ana Pimentel e  Reginaldo Lopes.  De todas as fotos, a que mais chamou minha atenção foi a foto com o deputado estadual Betão, que ocorreu na casa do prefeito, onde tomaram café juntos.

Teve também foto com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Se continuar desse jeito, não duvido nada o prefeito Pedro aparecer ao lado do presidente Lula.

Essa aproximação do prefeito com a esquerda não tem nada de  marketing político. Pedro não deixou de ser de direita, continua sendo, porém,  ao meu ver, cada vez menos liberal, pois ao se tornar prefeito percebeu a importância do Estado na vida das pessoas, principalmente, na vida dos mais pobres.

É justamente o uso do Estado que vem aproximando Pedro da esquerda. Como todos sabem, o recurso próprio da prefeitura é muito  baixo, mais da metade é para pagar a folha salarial. O que sobra dá para pequenos feitos: limpeza, reforma de praça, tapa buraco, eventos culturais, troca de lâmpada, jardim, estátua... .

Para fazer grandes obras é necessário recorrer aos governos  estadual e federal, afinal, o dinheiro está lá.  Sendo que o governo estadual é governado por um liberal, defensor do Estado Mínimo  que pouco investe no estado. Além de fazer muito pouco, seu governo ainda quer repassar para as prefeituras o que é sua atribuição, como por exemplo,  o  projeto da municipalização do ensino fundamental anos iniciais, que deixaria de ser ofertado pelas escolas estaduais e passaria  para as escolas municipais, fazendo com que a população tivesse cada vez menos a presença do governo estadual.

A nível parlamentar, apesar da direita ser a maioria no Congresso e na Assembleia de Minas, o prefeito não pode contar muito com eles, afinal, a grande maioria não tem projeto político, prefere fazer espetáculos em cima de pautas morais, como vestir peruca na Tribuna da Câmara visando ganhar likes nas redes sociais.

Além do  que,  os deputados estaduais e federais são bairristas, mandam emendas para onde tiveram votos e como aqui, devido as candidaturas de Robertinho e de José Eduardo fizeram com que poucos deputados tivessem votos,  esses, não mandam  recursos para a cidade.

Dessa forma, resta ao Pedro contar com apoio da esquerda, até porque sempre foi bem votada na cidade. Várias emendas parlamentares de deputados da esquerda chegaram, fazendo com que o prefeito tivesse que tirar foto em forma de agradecimento. Se você não está vendo fotos do prefeito com alguém da direita é porque eles não estão mandando recursos para Leopoldina.

As emendas parlamentares ajudam e muito, mas o prefeito sabe que é necessário conseguir trazer para a cidade mais recursos, principalmente  federais, coisa que não estava  conseguindo com o governo Bolsonaro, até porque, o mesmo acabou com vários programas. Como por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, que foi retomado no governo Lula e a equipe do prefeito tenta trazer para a cidade casas populares. Caso consiga, terá mais fotos com lideranças da esquerda, quem sabe até mesmo com Lula, caso ele venha na inauguração dessas casas.

Para finalizar, tratarei dos efeitos políticos dessas fotos, que vêm incomodando a muitos,  principalmente a extrema direita, que pode acabar rompendo com Pedro, inclusive vem notando o aumento de críticas por parte dos bolsonaristas.  

Essa aproximação incomoda também a oposição, pois não se sabe se a esquerda irá  lançar candidatura própria ou  apoiar uma chapa concorrente. Inclusive, muitos temem que a esquerda venha apoiar Pedro e com isso acabar desarticulando de vez a oposição, que sabe que sem os votos da esquerda dificilmente ganharão de Pedro. Já com esses votos será difícil, imagina sem ele.

Enquanto isso Pedro segue tirando fotos, virando quase que um “companheiro”. "Companheiro" Pedro!?

 

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »