14/10/2023 às 19h15min - Atualizada em 14/10/2023 às 19h15min

Zé Roberto x Pimentel e PT

Paulo Lúcio Carteirinho
Marcinho Pimentel e Zé Roberto (Foto: João Gabriel B. Meneghite) Fernando Pimentel (Foto: Blog do Paulinho)
Uma semana após de participar da live do “Papão”, o ex-prefeito Zé Roberto reaparece, dessa vez, no programa do Haroldinho, falando basicamente o mesmo que havia falado anteriormente, alguns dos seus feitos ao longo dos 20 anos de prefeito, mas principalmente, dos problemas que enfrentou no último mandato.

Zé Roberto insiste em culpar o ex-governador Fernando Pimentel pela gestão ruim que fez. Em partes ele tem razão, o governo Pimentel prejudicou muito seu governo ao deixar de repassar recursos. Na verdade, prejudicou a todos os prefeitos, mas não fez isso de propósito ou por ser incompetente. A conjuntura econômica e  política da época prejudicaram Pimentel.

Pimentel pegou o Estado endividado. Na época, Minas era o segundo estado com maior dívida em proporção de receita. Dívida essa que aumentou com a crise econômica que assolou o país, inclusive causando a queda de Dilma, que acabou não resistindo ao golpe contra ela. Golpe esse aumentou  ainda mais a crise econômica. Quem viveu essa época sabe muito bem do que estou falando.

Falando em Dilma, Pimentel era muito ligado a ela, inclusive foi ministro de Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior do  Brasil no seu governo. Fez um ótimo trabalho a frente desse ministério, tanto que Dilma foi reeleita e ele se tornou governador de Minas Gerais.

Tanto Dilma quanto Pimentel ganharam, mas não conseguiram governar. Dilma acabou sofrendo o impeachment.  Tentaram fazer o mesmo com Pimentel, mas ele escapou, porém, seu governo sangrou até o último dia. Dessa forma, ele não conseguiu sequer pagar em dia os servidores e ainda saiu devendo o 13° salário no último mandato, sendo pago pelo  Zema. 

O mesmo ocorreu com as prefeituras, que deixaram de receber em dia os repasses. De acordo com a gestão de  Zé Roberto, Leopoldina deixou de receber na época em torno de R$ 23 milhões.  Os repasses foram normalizados no governo Zema, até por conta de várias ações judiciais que o governo Pimentel fez na justiça, como por exemplo, suspendeu o pagamento da dívida com a União, prática que acontece até hoje e que é uma bomba relógio que vai explodir no colo de alguém um dia.   

Como podem ver, de fato o governo Pimentel prejudicou a gestão de  Zé Roberto, mas não foi culpa exclusivamente dele. Como mostrei, foi um período complicado que o país viveu. Infelizmente, Zé Roberto não faz essa análise de conjuntura política e econômica e insiste em culpar somente Pimentel. Ao fazer isso, ele comete um erro político gravíssimo, que é afastar parte  oposição de Leopoldina. 

Quando ele ataca Pimentel, ele acaba atacando o PT, logo, cria uma crise com o partido. Vale destacar que ambos hoje são  oposição ao governo Pedro, sendo que tais comentários faz com que a oposição não se una. Pedro agradece.

Com Zé Roberto atacando  indiretamente o PT, ele isola seu grupo, deixando de conversar com outros grupos da oposição e isso é muito bom para o Pedro, afinal, sua reeleição é dada como certa. A única forma de ganhar dele seria unindo toda a oposição, mas com esses ataques isso fica quase que impossível.

Vale destacar que os votos da esquerda são  fundamentais para a oposição. Na última eleição  Cláudia Conte teve 4 mil votos. Isso com Lula preso, imagina agora com ele presidente. Acredito eu que a votação  do PT aumentou na cidade, inclusive, muitos até querem que o partido lance candidatura própria novamente. Mas até  o momento  o partido não  mostrou nenhuma ação nesse sentido, muito disso até por conta do fato do Zé Roberto  estar na oposição e todos sabem que isso acaba anulando outras candidaturas. Muitos aguardam um posicionamento dele para decidirem o que fazer. 

Hoje, devido esses ataques o PT está cada vez mais distante do Zé Roberto, ficando cada vez mais próximo de Pedro. Apesar de ambos serem de direita, o Pedro não faz muitas críticas ao partido, pelo contrário, vem fazendo elogios, até por conta de vários recursos que vem recebendo. O PT é o partido que mais trouxe recursos para a cidade, logo, Pedro não pode falar mal.

Zé Roberto terá que mudar sua estratégia caso queira unificar a oposição de modo enfrentar  Pedro. Ele é bom nisso, na última eleição que  disputou ele trouxe Marcinho Pimentel para seu lado, sendo seu vice,  eles que eram adversários  políticos. Agora ele tem como desafio trazer para o seu lado a turma do Pimentel petista. Será que ele vai conseguir? Do jeito que vem  fazendo não.
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »