03/12/2023 às 16h49min - Atualizada em 03/12/2023 às 16h49min

Cláudia Conte pré-candidata a prefeita

Paulo Lúcio Carteirinho
Claudia Conte é pré-candidata a prefeita de Leopoldina (Foto: Facebook Cláudia Conte)
Recentemente, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Leopoldina se reuniu e definiu a pré-candidatura da Cláudia Conte a prefeita, sendo a primeira pré-candidatura oficializada.  

Essa decisão foi uma surpresa dentro do  partido, afinal, até o momento o partido não  manifestava que teria candidatura própria, inclusive, vinha mantendo diálogo com outros grupos. Chegou a se reunir com Ricardo da Paf Pax e até mesmo com o prefeito Pedro.  

Essa aproximação com  Pedro vinha causando problemas internos dentro do partido, afinal, ele é de direita. Ser de direita nem é tanto o problema, afinal, por várias vezes o PT  apoiou gente de direita: Brenio (2016),  Marcinho (2012), Jose Newton (2008) ... . O grande problema  é que Pedro votou e apoiou Zema e Bolsonaro,  inclusive, está filiado no mesmo partido do ex-presidente. Na verdade, Pedro já estava no PL antes de Bolsonaro e convenhamos, Bolsonaro não tem partido, na verdade nunca teve, passou por nove legendas. Até tentou criar um partido novo, o Aliança pelo Brasil, mas não conseguiu, dessa forma, acabou indo para no PL. Parece que deve ficar por lá.  

Mesmo com Bolsonaro no PL, o PT aprovou uma resolução aprovando aliança com o partido, dando liberdade aos diretórios municipais. Em cima dessa resolução, alguns membros da direção do partido em Leopoldina vinham querendo  compor com Pedro, inclusive, já esse ano. Os contrários a essa aliança se articularam e para por fim nessas conversas resolveram lançar  candidatura própria. A pré-candidatura da Cláudia nasce então dessa precipitação de alguns dentro do partido em querer apoiar Pedro.  

Aliança com Pedro está descartada.  Na verdade, não só com ele, assim como Ricardo. Como disse anteriormente, o partido chegou a se reunir com ele, que manifestou ceder o cargo de vice. O curioso é que em 2020 o PT fez essa proposta a ele, mas na época não  quis, preferiu manter Marco Antônio e com isso Cláudia acabou disputando contra ele. Agora ele está disposto a ceder, mas com a confirmação da pré-candidatura da Cláudia essa conversa está encerrada. Não tem mais o que conversar com Ricardo nesse momento, a não ser que ele resolva não  vir candidato e apoiar Cláudia, podendo inclusive ser vice. Hoje parece que essa é a única conversa aceitável.   

Sem conversa com Pedro e com Ricardo, resta ao PT tentar buscar apoio de outros grupos e lideranças: Zé Roberto, Brenio e Bené. Ou seja, com a direita. O PT sabe que só com votos da esquerda não  ganha. Brenio e Bené estiveram juntos em 2020 e parece que devem caminhar juntos novamente, mas na chapa de vereadores, pois parece que Brenio não será mais candidato, assim como Bené. Já Zé Roberto continua a dúvida se ele será ou não candidato, assim como se lançará ou não seu filho.  

A pré-candidatura da Cláudia movimenta o tabuleiro eleitoral. Afasta o PT da chapa do governo e divide a oposição. Na verdade, a oposição sempre foi dividida e dessa vez está mais, afinal, tem nela a figura do Zé Roberto e todos aguardam um posicionamento dele. Caso queiram unificar toda a oposição para derrotar o governo, terão que conversar com o PT, que pode inclusive liderar essa chapa. O primeiro passo foi dado, agora é aguardar para ver os próximos capítulos.  
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »