05/12/2023 às 10h57min - Atualizada em 05/12/2023 às 10h57min

Exercício dos 5 R’s

Helenice Fonseca
Você (individualmente falando) já parou para pensar criticamente sobre o consumo? Você se considera um consumidor consciente?

De modo geral, quando falamos em consumo logo nos vem a ideia econômica da coisa e o quanto o consumo impacta nos preços, na relação oferta/demanda, na inflação, na arrecadação de impostos, na geração de empregos, na produção, no trabalho, na renda, etc., etc., etc. (tudo aquilo que ouvimos diariamente no Jornal Nacional).

Do ponto de vista econômico, todos nós somos consumidores potenciais, no sentido estrito da palavra – temos o poder de alterar índices, mercados, investimentos, enfim, somos a ponta final de toda energia gerada e consumida na produção de qualquer coisa. E como tal, só precisamos ser incentivados, seja pela necessidade fisiológica, seja pela vaidade, pela beleza, pelo status, pelo prazer, pelo conhecimento, pela curiosidade, pela oportunidade... temos uma infinidade de motivos para consumir... consumimos até por ignorância, arrogância ou ambição.

Aí que entra o exercício dos 5 R”s: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. É simples, fácil e autoexplicativo.

REPENSE seu modo de consumir. Avalie o impacto do seu consumo para o meio ambiente. Exerça uma visão menos individual e mais coletiva sobre sua postura de consumidor. Se RECUSE a consumir por impulso, compre apenas o que é realmente necessário, útil e duradouro, assim você contribuirá para REDUZIR o consumo dos recursos naturais empregados na produção. Evite ao máximo produtos descartáveis, REUTILIZAR é valorizar a energia que já foi despendida na produção, temos um planeta finito e não podemos desprezar nossa condição de passageiros por aqui. E, por fim RECICLE tudo que for possível, contribua para o processo de economia de matérias primas, precisamos poupar recursos para as gerações futuras... não podemos agir como uma praga de gafanhotos.
Temos que mudar nosso padrão de consumo. É URGENTE, PREMENTE, INEVITÁVEL... É VITAL!
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »